sexta-feira, 7 de abril de 2017

Monteiro vence, Brasil faz 2 a 0 e fica a uma vitória da classificação na Davis

Brasileiro supera Roberto Quiroz por 3 sets a 1 e equipe brasileira só precisa vencer o jogo de duplas para avançar para a repescagem que dá vaga ao Grupo Mundial

Por Ambato, Equador
Falta uma vitória para o Brasil avançar para a repescagem da Copa Davis. Nesta sexta, Thiago Monteiro ampliou a vantagem brasileira ao vencer Roberto Quiroz por 3 sets 1, em Ambato, no Equador. As parciais foram de 6/7 (6), 7/6 (0), 6/4 e 7/6 (6). Com a vitória de Thomaz Bellucci mais cedo, os brasileiros abriram 2 a 0 no confronto, que pode ser definido neste sábado com o jogo de duplas entre os favoritos Marcelo Melo e Bruno Soares contra Gonzalo Escobar e Quiroz. O SporTV 3 transmite a partir das 14h. Ainda estão programadas duas partidas de simples no domingo.   
Nenhum dos dois tenistas conseguiu ameaçar o saque adversário e até o sexto game do primeiro sete os pontos eram ou no ace ou em erros. Queiroz, número 232 do mundo, tentava encurtar os pontos trocando o menos número de bolas possível. No 12º game, finalmente a primeiras ameaças de quebra. Monteiro teve cinco, mas Quiroz salvou e a decisão do set foi para o tiebreak. O brasileiro número 81 do mundo trabalhou bem na devolução e abriu 6-2. Mas deixou que o equatoriano alcançasse uma improvável vitória, e depois de se livrar de nove set points - contanto com o game anterior -, fez 8-6 e 1 set a 0.
Thiago Monteiro na partida contra Roberto Quiroz pela Copa Davis (Foto: RODRIGO BUENDIA / AFP)Thiago Monteiro na partida contra Roberto Quiroz pela Copa Davis (Foto: RODRIGO BUENDIA / AFP)


No segundo set, Monteiro ficou mais no fundo da quadra e Quiroz arriscou mais. A estratégia quase deu certo para o equatoriano no sexto game, quando teve três chances de quebra. O brasileiro se safou e confirmou o serviço. Dois games depois, Monteiro precisou se livrar de outra quebra para manter o saque e fazer 4/4. Os saques foram sendo confirmados até novo tiebreak. Assim como no primeiro set, o brasileiro abriu boa vantagem, e dessa vez não deu chance fazendo 7-0. 

Com um posicionamento melhor em quadra, Monteiro salvou um duplo break point no terceiro game do terceiro set. No sexto game, finalmente veio a primeira quebra de serviço no jogo, com o brasileiro abrindo 4/2. A vitória poderia ter vindo no oitavo game, mas o equatoriano se livrou da quebra e confirmou o seu saque. Mas em seguida, o brasileiro fechou com tranquilidade a parcial em 6/4, fazendo 2 sets a 1. 

O equilíbrio seguiu no quarto set, desta vez sem ameaça de quebra. E a decisão foi novamente para o tiebreak, já com a iluminação comprometida. Dessa fez a parcial foi mais equilibrada. Monteiro chegou a um match point, mas Quiroz se livrou e conseguiu uma chance de vencer o set. Na segunda oportunidade que apareceu o brasileiro não desperdiçou e fechou a parcial em 8-6 e 7/6, deixando o Brasil muito perto da vaga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário