domingo, 1 de julho de 2012

'A Espanha não pode ser avaliada como as outras', diz Mano Menezes

Técnico da seleção brasileira elogia o jogo coletivo da Fúria e afirma que, mesmo com as críticas, o estilo de posse de bola não será abandonado

Por SporTV.com Kiev
19 comentários
Bicampeã da Eurocopa, a Espanha é uma seleção diferente das outras, na opinião do técnico da seleção brasileira, Mano Menezes. O treinador, em entrevista ao SporTV, afirmou que, por causa do ótimo  jogo coletivo, a Fúria não pode ser comparada aos adversários.
- O time, a seleção, a equipe, o jeito de jogar. A gente não pode analisar a Espanha do jeito que analisa todas as seleções. Já começaram a aparecer as primeiras críticas, que o futebol está muito aborrecido. Mas eles nunca irão mudar a maneira de jogar. Eles não te dão a bola, estão confiantes jogando assim. Não criam tanto, porque os adversários não deixam, mas estão sempre tentando - disse Mano Menezes, que está na Ucrânia para assistir à decisão da Eurocopa.
Sobre a outra finalista do campeonato europeu, a Itália, o técnico da Seleção destacou o volante Pirlo, do Juventus, e o atacante Balotelli, do Manchester City.
- A Itália centraliza a responsabilidade no Pirlo, que é um volante que está jogando como meia, com liberdade. E ele dá o retorno para esse sacrifício que o time faz por ele. Além disso, tem o Balotelli, que dá profundidade ao time. Oscila muito, dentro do próprio jogo, mas o técnico (Claudio Cesare Prandelli) confiou nele e pode ganhar no um contra um em cima dos zagueiros.
Sobre a Eurocopa, o treinador afirmou não ter visto novidades nas 16 equipes, mas percebeu a tendência de controlar mais a bola em todas as equipes.
- Novidade tática, não houve. Mas a proposta de jogar mais é evidente em todos que se sobressaíram. Isso ficou claro. Até a Itália, que sempre procurou jogar em cima dos erros do adversário, fez jogos muito bem jogados. Por exemplo, contra a Inglaterra, onde propôs o jogo, atacou mais, criou oportunidades. São situações bastante claras e, principalmente, o setor de meio de campo é importante nessa nova maneira de jogar.
Na próxima quinta-feira, Mano Menezes vai anunciar os 18 jogadores que disputarão as Olimpíadas de Londres. O treinador não antecipou nomes da lista.
- Sobre a convocação, falaremos na quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário