quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Equipes da F-1 poderão 'esconder' degrau dos bicos dos carros em 2013

FIA introduz regra que permite colocação de peça para 'camuflar' desnível na parte frontal dos carros, alterando visual que não faz muito sucesso com fãs

Por GLOBOESPORTE.COMParis, França
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Na próxima temporada, as equipes de Fórmula 1 terão a oportunidade de camuflar os famosos degraus nos bicos, que provocaram um impacto visual nos carros de 2012 e não fizeram muito sucesso entre os fãs da categoria. Na versão 2013 do Regulamento Técnico para a F-1, a Federação Internacional de Automobilismo permitiu a colocação de uma peça especial para “esconder” o desnível da parte frontal dos novos modelos.
- Com a exceção de uma peça laminada única e opcional, que não pode estar mais que 625 mm acima do plano de referência em qualquer ponto, nenhuma peça da carroceria situada a mais de 1950 mm à frente do cockpit pode estar a mais do que 550 mm acima do plano de referência – detalha o regulamento.
Felipe Massa a bordo da Ferrari no GP de Cingapura (Foto: Getty Images)Dos dez carros que adotaram o degrau, Ferrari possui as linhas menos 'suaves' (Foto: Getty Images)
Segundo o diretor técnico da McLaren, Paddy Lowe, a medida foi bem aceita entre as equipes, já que se trata apenas de uma adaptação. Muitos times relutavam em uma mudança mais radical nas estruturas do carro para o próximo ano. Ele destaca que a nova peça não causará ganho aerodinâmico relevante.
- Entramos em acordo para uma regra que permite um “modesto” painel. Isso significa que você pode manter os carros e estruturas atuais que possuem degrau e apenas colocar uma cobertura ali. A lâmina e o tamanho do painel são tão limitados que não conseguirão criar vantagem aerodinâmica, não impactando no desempenho do carro.
Entenda o por que dos degraus no bico:
Neste ano, a FIA limitou a altura dos bicos dos carros em 55 cm para proporcionar mais segurança em acidentes onde um carro atinge, frontalmente, a lateral de outro. Como esta altura só se aplicava a partir de um ponto 195 cm à frente da extremidade traseira do cockpit, dez das doze equipes adotaram o degrau no bico, solução que evitaria uma reformulação completa do pacote de suspensão. Apenas McLaren e Marussia optaram por manter a frente do modelo de 2012 mais “suave” e elegante.
lewis hamilton mclaren gp monza formula 1 (Foto: Reuters)Apenas McLaren e Marussia não adotaram o bico com degrau nesta temporada (Foto: Reuters)
DRS duplo da Mercedes é proibido
Além da novidade estética, uma outra mudança importante foi divulgada pela FIA. Esta, porém, promete causar um impacto mais técnico do que visual. O inovador DRS duplo lançado pela Mercedes neste ano não será mais permitido em 2013. O sistema utilizado pela escuderia alemã é acionado junto a asa móvel e faz o ar percorrer sentido contrário à direção do carro, através de dutos aerodinâmicos, e sair nas asas frontais, fazendo com que o carro ganhe mais velocidade nas retas.
- A asa traseira móvel não pode ser utilizada para alterar a geometria de qualquer duto, direta ou indiretamente, além da distância estabelecida entre as seções adjacentes permitidas pelo artigo 3.10.2 – explica o documento da FIA.
As regras, porém, não fazem referência direta ao tipo de DRS duplo desenvolvido pela Lotus, já que o sistema do time inglês não é acionado pela asa móvel. A equipe já testou a peça em alguns treinos livres, mas ainda não a utilizou em provas nesta temporada. A Mercedes também trabalha no componente.

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