quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Spider, GSP, Liddell, Jones, Royce...
O top 20 de todos os tempos do UFC

Combate.com elege os maiores lutadores dos 20 anos da organização. BJ Penn, José Aldo, Hughes, Couture e Coleman completam os 10 primeiros

Por Las Vegas e Rio de Janeiro
654 comentários
Em 20 anos de história, foram inúmeros os lutadores que se destacaram de alguma maneira no UFC. Dentre eles, muitos e muitos brasileiros, é claro. E um em especial foi o maior de todos, aquele que mais brilhou e chocou o mundo quando achavam impossível sair algo ainda mais espetacular dele. Anderson Silva é o nome da fera.
Na semana em que o Ultimate completa 20 anos de seu primeiro evento, o Combate.com se reuniu para eleger uma lista dos 20 maiores atletas que passaram ou ainda competem pela organização, em termos de feitos, performances no octógono, representatividade e importância para o crescimento do MMA. E apenas um lutador foi colocado na mesma posição do ranking pelos quatro jornalistas que votaram. Foi exatamente na liderança, que ficou nas mãos do Spider. Mais vitórias consecutivas no UFC (16), mais defesas de cinturão (10), maior número de lutas vencidas por nocaute ou finalização (14)... São apenas alguns dos recordes que explicam o patamar em que Anderson foi colocado. O brasileiro foi derrotado por Chris Weidman em seu último duelo, mas terá a chance de recuperar o cinturão dos médios (até 84kg) na revanche marcada para o fim do ano.
Montagem Ufc top 20 (Foto: Editoria de Arte)Anderson Silva, Georges St-Pierre, Chuck Liddell, Jon Jones e Royce Gracie encabeçam o Top 20 peso por peso de todos os tempos do UFC (Foto: Editoria de Arte)
Em segundo lugar, vem o protagonista da luta principal do evento de 20 anos do UFC, que ocorre neste sábado: Georges St-Pierre. De todos os campeões atuais, o meio-médio (até 77kg) canadense é o que detém o cinturão há mais tempo (desde abril de 2008). Se bater Johny Hendricks, deixará Matt Hughes para trás como recordista de vitórias na história da organização, com 19. Além disso, é o maior vendedor de pay per view do MMA hoje em dia.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Chuck Liddell conquistou a terceira posição do ranking principalmente por ter dominado a divisão dos meio-pesados (até 93kg) na época em que ela foi mais disputada. Com suas mãos pesadíssimas, nocauteou mais de uma vez Tito Ortiz e Randy Couture, seus maiores rivais, e no geral defendeu o cinturão quatro vezes. Pesa também a favor do americano o fato de ele ter feito praticamente toda sua carreira no UFC, onde se tornou referência e com quem criou uma ligação que talvez nenhum outro lutador tenha.
Em quarto, aparece alguém que, pela pouca idade e pela perspectiva do que ainda pode fazer, deve subir mais alguns degraus no futuro próximo: Jon Jones. Após Liddell perder o cinturão, o mesmo passou de mão em mão até chegar ao poder do "Bones". Com apenas 26 anos, ele já se tornou o campeão com mais defesas de título (6) nos meio-pesados (até 93kg), passando Tito Ortiz, e mostrou que não pretende se acomodar ao garantir que vai subir para os pesados (até 120kg) em breve para buscar novos desafios.
Campeão e referência dos primórdios do UFC, Royce Gracie foi escalado na quinta posição de todos os tempos. Mesmo magrinho, venceu adversários mais fortes e mais pesados para tentar provar que o jiu-jítsu era superior às demais artes marciais. E inspirou muitos lutadores, que hoje revelam ter ingressado no mundo das lutas por causa dele.
Além dos cinco de mais destaque, aparecem na lista também BJ Penn, José Aldo, Matt Hughes, Randy Couture e Mark Coleman entre os dez primeiros. Abaixo, a lista traz Tito Ortiz, Vitor Belfort, Frank Shamrock, Pat Miletich, Dan Severn, Frankie Edgar, Cain Velásquez, Rich Franklin, Frank Mir e Marco Ruas, todos campeões do UFC em algum momento da carreira. Outros nomes também foram citados, mas ficaram fora do top 20 e merecem menção honrosa: Dan Henderson, Forrest Griffin, Mark Kerr, Tim Sylvia e Rodrigo Minotauro.
A seguir, veja o top 20 de todos os tempos do UFC elaborado pelo Combate.com:
1- Anderson Silva (ex-campeão peso-médio)
2- Georges St-Pierre (atual campeão peso-meio-médio)
3- Chuck Liddell (ex-campeão peso-meio-pesado)
4- Jon Jones (atual campeão meio-pesado)
5- Royce Gracie (três vezes campeão das primeiras edições do UFC)
6- BJ Penn (ex-campeão peso-leve e peso-meio-médio)
7- José Aldo (atual campeão peso-pena)
8- Matt Hughes (ex-campeão peso-meio-médio)
9- Randy Couture (campeão de GP, ex-campeão peso-meio-pesado e peso-pesado)
10- Mark Coleman (bicampeão de GP e ex-campeão peso-pesado)
11- Tito Ortiz (ex-campeão peso-meio-pesado)
12- Vitor Belfort (campeão do GP peso-pesado e ex-campeão meio-pesado)
13- Frank Shamrock (ex-campeão peso-meio-pesado)
14- Pat Miletich (campeão do GP peso-leve e ex-campeão peso-meio-médio)
15- Dan Severn (duas vezes campeão das primeiras edições do UFC)
16- Frankie Edgar (ex-campeão peso-leve)
17- Cain Velásquez (atual campeão peso-pesado)
18- Rich Franklin (ex-campeão peso-médio)
19- Frank Mir (ex-campeão peso-pesado
20- Marco Ruas (campeão das primeiras edições do UFC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário