segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Com sorriso renovado, Alan Nuguette prevê volta às lutas em abril ou maio

Peso-leve brasileiro trabalha com psicólogo para evitar trauma de lesão na mandíbula e quer fazer muitas lutas em 2015 para "tirar atraso" no UFC

Por Rio de Janeiro
Há mais de um ano sem lutar no UFC, o peso-leve Alan Nuguette vai ter que esperar mais um pouco para voltar ao octógono. Após ser forçado a desistir de uma luta no último UFC Rio ao sofrer uma joelhada que afundou sua mandíbula, o brasiliense passou por cirurgia em outubro e torcia para retornar aos treinos ainda em dezembro. Contudo, a lesão exigia cuidados extras. Nuguette deve ser liberado pelos médicos para treinar sem impedimentos nesta semana, e, a partir daí, vai pedir nova oportunidade aos matchmakers do Ultimate.
- A boca já está 99,9%, falta só o aval do médico para liberar. Os treinamentos com sensei Distak estão a todo vapor. Estamos esperando. O UFC já entrou em contato, agora falta só fazer a última avaliação médica e ser liberado para sair na mão, em abril no mínimo - afirmou Nuguette em entrevista ao Combate.com.
Alan Nuguette mma dentes (Foto: Montagem/Fotos Adriano Caldas/Arquivo Pessoal)Alan Nuguette em outubro e nesta semana: sorriso consertado (Fotos: Adriano Albuquerque/Arquivo Pessoal)
A previsão frustra qualquer esperança de que o lutador fosse incluído no UFC Rio 6, marcado para 21 de março no Maracanãzinho. Segundo o treinador Josuel Distak, a possibilidade de a equipe aceitar um combate sem um mínimo de oito semanas de preparação é pequena, e não se importa de a luta acontecer fora do país.
- Vamos precisar de oito semanas para voltar a lutar. Nunca precisamos fugir do nosso padrão, a não ser que seja pelo cinturão, aí você diminui as semanas porque vai estar na vantagem - ou não, mas arrisca. Nós não estamos aqui para arriscar ou perder tempo, a gente cumpre a nossa tarefa. Quando o lutador cumpre toda a tarefa dele, tudo dá certo no final. Se forem oito semanas, nove semanas, pode não ser no Brasil, mas pode ser na América (do Norte), no Canadá. O que importa é ele voltar a lutar. Eu prefiro que seja lá fora. A cara do Nuguette é melhor lá fora (risos) - explicou Distak.
Alan Nuguette treino (Foto: Adriano Albuquerque)Alan Nuguette faz treino de manopla com o treinador de boxe Cesário Bezerra (Foto: Adriano Albuquerque)
Apesar do prazo, o lutador brasiliense quer ser bastante ativo em 2015 após ficar quase 2014 inteiro parado. Nuguette lutou em 1º de fevereiro do ano passado contra John Makdessi, venceu por pontos e estava bem cotado na disputada categoria dos pesos-leves. Uma lesão no ombro impediu que ele lutasse novamente em julho, e a lesão na mandíbula forçou o cancelamento de seu combate em outubro. Mesmo assim, o ex-campeão do Bitetti Combat confia que não perdeu muito espaço na divisão.
- Eu fico vendo a categoria, acompanhando o ranking, e estou vendo que vou voltar bem, porque, pelo que eu treino com o Josuel Distak e venho me atualizando, não tem tido muitas surpresas. É só continuar o trabalho firme e forte, com o mesmo lema da XGym, que é lutar para vencer, e vamos tirar esse atraso este ano. Se eu sair bem de todas as lutas, vou tentar marcar uma luta atrás da outra para ressarcir esse prejuízo.
Por ora, Alan Nuguette faz todos os treinos possíveis, menos o de sparring. Esse ainda necessita de liberação do médico. Quando o fizer, já sabe que pode haver obstáculos mentais; afinal, a fratura na mandíbula foi sofrida durante uma sessão de sparring em que levou uma joelhada de encontro.
- Dá aquela insegurança, será que se eu levar um chute muito forte, ou um novo joelho (vai quebrar os dentes de novo)? Fica aquela insegurança. Mas estou trabalhando com um psicólogo para desvincular um pouco isso daí. Quando lesionei o joelho, foi a mesma sensação, e depois você vai pegando confiança a cada treino. É um passo de cada vez, um degrau a cada dia, e daqui a pouco passa - contou Nuguette.

Nenhum comentário:

Postar um comentário