segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Royce minimiza casos de doping no MMA e evita julgar Anderson Silva

Ex-lutador afirma que legado de Spider não será comprometido após doping por
duas substâncias ilegais, mas critica Jon Jones, flagrado por uso de cocaína

Por Califórnia, EUA
MMA - UFC 172 - Royce Gracie (Foto: Evelyn Rodrigues)Royce Gracie criticou Jon Jones por uso de cocaína (Foto: Evelyn Rodrigues)
Os recentes casos de doping, em especial, o de Anderson Silva, arranharam a imagem do MMA e do UFC, organização pela qual o brasileiro luta. Lenda das artes marciais, Royce Gracie, porém, prefere olhar a situação por outro prisma. O ex-lutador acredita que as punições estão servindo para que outros atletas da modalidade não trilhem o caminho errado.
- Isso mostra como o sistema está trabalhando. Você está tentando olhar pelo lado ruim. Eu estou vendo pelo lado bom. Ao invés de encorajar as pessoas, fala-se: “Vamos banir o MMA porque todo mundo está utilizando drogas, vamos banir a Nascar porque estão anunciando bebida enquanto dirigem”. Vamos olhar pelo lado positivo. Vamos tentar não colocar os lutadores para baixo porque um deles cometeu um erro, decidiu ir para a farra e fazer seja lá o que for – declarou o primeiro campeão do Ultimate, em entrevista ao site “MMA Fighting”, descartando que o legado de Anderson Silva seja manchado por conta do doping.
- Você não pode mudar o passado, o que ele fez. Eu não falei com ele, então não sei, não irei apontar o dedo.
Para falar de Jon Jones, flagrado no antidoping por uso de cocaína, o Gracie foi mais duro do que com Spider, que testou positivo para duas substâncias proibidas. 
- Ele (Jones) esquece, às vezes, que é exemplo para as crianças. É um cara novo, é um ser humano. Vai sair, vai para festas, e sofre influência. Ele cometeu um erro - comentou o brasileiro, que testou positivo para nandrolona, em 2007, na luta contra Kazushi Sakuraba.
Apesar dos casos recentes de doping, Royce Gracie defende que o tema não é um problema. Para o faixa-preta de jiu-jítsu, a quantidade de lutadores flagrados é ínfima se comparada ao número total.
- Quantas pessoas foram pegas (recentemente)? Cinco? Cinco em quantas que temos no esporte pelo mundo todo? Não acho que seja um problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário