terça-feira, 5 de maio de 2015

A lista de Dunga: brilho de Neymar, vivência de Robinho e grupo "faminto"

Técnico abraça base montada nas oito partidas desde seu retorno ao comando
para tentar mais um titulo da Copa América: "Não tem motivo para mudar"

Por Rio de Janeiro


De Neymar, liderança e talento. De Robinho, a experiência. De todos, a fome de representar e vencer com a seleção brasileira. É isso que Dunga espera dos 23 jogadores chamados por ele para a disputa da Copa América, no Chile. Nesta terça-feira, ao anunciar os convocados para a competição, o técnico reforçou a confiança na base montada nos oito jogos realizados desde o seu retorno à Seleção.
- Seleção nunca está fechada. Mas alguns jogadores estão vindo frequentemente, têm aproveitamento que nos satisfaz. Não tem motivo para mudar – frisou.
Na entrevista coletiva de aproximadamente meia hora, Dunga se mostrou tranquilo e sorridente. Perfil bem diferente da passagem pela Seleção entre 2006 e 2010. Ele reconhece que mudou. Um pouco.
- Acho que mudamos a cada dia, tentamos buscar qualificação, como treinador e como pessoa. Quando começa a ficar mais velho e experiente, você começa a ter mais paciência e pensa antes de tomar uma decisão. E tentamos melhorar a cada dia, ter uma nova visão das coisas. Mas torno a repetir: a essência, dificilmente vai mudar.
Dunga Marco Polo Del Nero Gilmar Rinaldi convocação seleção brasileira (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)Dunga Marco Polo Del Nero Gilmar Rinaldi convocação seleção brasileira (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)
A ausência do meia Oscar, do Chelsea, por lesão, a chance dada ao volante Casemiro, do Porto, e o retorno de Everton Ribeiro, do Al Ahli, dos Emirados Árabes, foram os destaques. O time titular do Brasil para a competição, Dunga preferiu não adiantar.
- A Seleção não tem time ideal. Você tem que tentar chegar o mais próximo de um grupo. Vai ganhar jogos com grupo, campeonatos. Vão acontecer lesões, mudanças táticas, e todos precisam estar preparados. Os jogadores que olhamos nos clubes, esperamos que tenham o mesmo rendimento na Seleção. Por isso é bom mesclar, dar oportunidade para que todos joguem. Vai ser o time do momento.
O Brasil está no Grupo C com Colômbia, Peru e Venezuela. A estreia será no dia 14 de junho, em Temuco, contra os peruanos. A apresentação da delegação está marcada para 1º de junho na Granja Comary, em Teresópolis, cidade na região serrana do Rio de Janeiro, e treina até o dia 6. Após a preparação no CT da CBF, o Brasil vai disputar dois amistosos antes de seguir para o Chile: dia 7, o rival será o México, na Arena do Palmeiras, em São Paulo; no dia 10, o Brasil enfrentará Honduras, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
A delegação da seleção brasileira viaja no dia 12 para a cidade de Temuco, no Chile, onde estreia na Copa América em 14 de junho contra o Peru. Três dias depois, o rival será a Colômbia, em Santiago. O último jogo da primeira fase será contra a Venezuela, também em Santiago, em 21 de junho.
Confira outros trechos da entrevista coletiva:
O Robinho, logicamente hoje, é um jogador mais experiente. Sabe do papel que tem dentro da Seleção no momento"  
Dunga
 PRESENÇA DE ROBINHO
- O Robinho, logicamente hoje, é um jogador mais experiente. Sabe do papel que tem dentro da Seleção no momento. Vive um grande momento no Santos, assim como em outras épocas. Naquela época ele era referência, chamou a responsabilidade na Copa América. Agora ele vem num papel um pouco diferente. Vem pela capacidade técnica, mas com uma responsabilidade maior.
AUSÊNCIA DE OSCAR
- O Oscar teve uma lesão no último treino do Chelsea, e conversamos com Mourinho. A recuperação vai ser um pouco prolongada, e não vai estar nas melhores condições na Copa América. Contamos com ele, depois da Copa América começam as Eliminatórias, e achamos melhor estar preparado para a Eliminatórias.
COLÔMBIA PRINCIPAL RIVAL
- A Colômbia sempre teve jogadores de talento. Agora um treinador argentino, e deu uma responsabilidade tática. É competitivo. Aliado a isso, assim como Chile, Uruguai, Paraguai... Muitos jogadores na Europa, coisa que no passado era mais Brasil e Argentina. E indo para a Europa incorpora uma responsabilidade tática.
Dunga convocação seleção brasileira (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)Dunga explica escolhas na convocação da seleção brasileira (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)
ANÁLISE DA COPA AMÉRICA
- Acho que a postura dos adversários, até em amistosos, é diferente contra o Brasil. O Chile vai fazer de tudo para ganhar uma Copa América, até pelos bons resultados. Estão no final de temporada, e isso dificulta para todos. Nas Eliminatórias, partidas a cada mês, e pega numa condição física melhor.
AMISTOSOS PREPARATÓRIOS NO BRASIL

- Pedir a contribuição do nosso torcedor, para que os jogadores se sintam abraçados. É nossa parte vencer, para que o torcedor fique ao nosso lado.
NEYMAR E MARCELO NA CHAMPIONS LEAGUE
- Espero que os dois estejam na final. É bom para chegarem motivados. E, assim como Gilmar falou, quando acontecer o fato... Temos conversado internamente e depois vamos tomar decisões e conversar com clube e treinador. Eles se apresentam dia 1º, serão feitos exames e testes.
MARCELO GROHE
- O Marcelo Grohe chega como os demais, está pronto para jogar pela Seleção. Confiamos em todos e vai depender do desempenho de cada um. A confiança é em todos. Se trouxemos para Seleção, é porque confiamos.
Falei há um tempo que esses jogadores de mercados não muito habituais vão ter uma cobrança bem maior. É muito questionada se o mercado é competitivo ou não, e ele vão ter que fazer uma coisa a mais"
Dunga
 CONVOCAÇÃO DE JOGADORES DE OUTROS CENTROS
- O futebol vem popularizando. Nossos jogadores, felizmente, estão em todas partes do mundo, querem nossos jogadores. Temos que acompanhá-los. O Tardelli teve ótimo rendimento, e está retornando após lesão. Falei há um tempo que esses jogadores de mercados não muito habituais vão ter uma cobrança bem maior. É muito questionada se o mercado é competitivo ou não, e ele vão ter que fazer uma coisa a mais.
O QUE ESPERA DE NEYMAR?
- Esperamos aquilo que ele tem feito nos amistosos. Quando o colocamos de capitão, toda comissão técnica tinha uma expectativa de como ia se comportar. Mas desde que colocou a faixa, o próprio rendimento no Barcelona aumentou muito. Isso deve pela maturidade dele no Barcelona e na Seleção e capacidade de driblar os desafios que são colocados para ele. Esperamos que continue da mesma forma.
SITUAÇÃO DE JEFFERSON
- Conversamos com Jefferson desde o início da lesão dele, escutamos o que o Botafogo nos passou. Nosso médico conversou com o médico do Botafogo, colocou as condições que ele estava. Quando um jogador vem de lesão, sempre se corre um risco. Analisamos isso também. Esperamos que volte rápido, e confiamos nos nossos goleiros. Temos opções.
Dunga cumprimenta Marco Polo Del Nero convocação seleção brasileira (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)Dunga cumprimenta Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, antes do anúncio da convocação (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)
PARTICIPAÇÃO NA ESCOLHA DE JOÃO DÓRIA JÚNIOR, CHEFE DA DELEGAÇÃO

- Minha escolha é técnica, sobre jogadores. Se (me) chamou (de teimoso), não será o primeiro nem o último. Então está tudo certo. O tempo é o senhor da verdade.
TREINOS FECHADOS NA GRANJA
- Como foi na Copa do Mundo, não estava lá e não sei. Qualquer trabalhador, no futebol ou não, tem que ter um momento mais tranquilo, mais reservado. Entendemos que o torcedor gosta de estar perto da Seleção. Vai ter o momento do torcedor, da imprensa, mas vai ter também o momento de a Seleção ter uma tranquilidade para trabalhar.
LISTA DE SUPLENTES
- A gente tem que passar os 30 nomes, e vamos passar na data que o regulamento nos permite.
RESGATE DA IMAGEM DA SELEÇÃO
- O que aconteceu na Copa foi um fato único. Comentam muito de resgate, mas o futebol brasileiro continua sendo admirado. A importância que a França e o Chile deram para o jogo contra o Brasil. Isso demonstra que a Seleção continua a ser respeitada. Quando cheguei na Seleção, falaram que o jogo contra a Colômbia era chave. Então, o próximo jogo que tem, será o mais importante.
As coisas que gostamos na Seleção são: personalidade dos jogadores, a iniciativa de jogar, a personalidade depois do que aconteceu na Copa, os jogadores buscando a essência do drible, buscando o gol incessantemente, jogando contra seleções que foram bem na Copa" 
Dunga
ANÁLISE DO TRABALHO ATÉ AGORA

- Não está como gostaríamos. Não só eu como toda comissão. Somos exigentes, perfeccionistas, não nos contentamos com o que conseguimos até o momento. E vamos buscar chegar num nível que nós queremos.
 PERFIL DA SELEÇÃO
- As coisas que gostamos na Seleção são: personalidade dos jogadores, a iniciativa de jogar, a personalidade depois do que aconteceu na Copa, os jogadores buscando a essência do drible, buscando o gol incessantemente, jogando contra seleções que foram bem na Copa. É uma seleção competitiva, mas que em algum momento deixou de lado a qualidade técnica do brasileiro. Estão resgatando a forma de jogar.
Confira os 23 nomes chamados por Dunga:
Goleiros: Jefferson (Botafogo), Diego Alves (Valencia) e Marcelo Grohe (Grêmio);
Zagueiros: David Luiz, Marquinhos, Thiago Silva (Paris Saint-Germain) e Miranda (Atlético de Madrid);
Laterais: Marcelo (Real Madrid), Filipe Luís (Chelsea), Danilo (Porto) e Fabinho (Monaco);
Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians) e Casemiro (Porto);
Meias: Everton Ribeiro (Al Ahli-EMI), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Willian (Chelsea) e Philippe Coutinho (Liverpool);
Atacantes: Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong Luneng), Robinho (Santos) e Roberto Firmino (Hoffenheim).

Nenhum comentário:

Postar um comentário