terça-feira, 5 de maio de 2015

Não acabou: 11 estaduais têm bola rolando, e um ainda nem começou

Em Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso e Sergipe, campeonatos já estão na final, enquanto Acre, Amazonas e Paraíba estão na primeira fase. Amapaense só em julho

Por Rio de Janeiro
Os principais campeonatos estaduais do país terminaram no último fim de semana, com milhões torcedores comemorando o título do seu clube de coração. Mas muitos estados continuam com a bola rolando. Em locais como Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso e Sergipe, as competições já estão na final, enquanto no Acre, no Amazonas e na Paraíba os clubes estão na primeira fase. No Amapá, a disputa nem começou. Lá, o torneio só terá início no dia 4 de julho e se estenderá até o dia 26 de setembro. Ou seja, muitas torcidas ainda terão muita emoção até soltar o grito de campeão. Confira a lista.
CAMPEONATO ACREANO
Testinha, meio-campo do Atlético-AC (Foto: Manoel Façanha/Arquivo pessoal)Atlético-AC, do meia Testinha, lidera a fase de classificação do estadual (Foto: Manoel Façanha/Arquivo pessoal)

A competição ainda está na primeira fase - 10ª rodada -, na qual as oito equipes jogam entre si no sistema de turno e returno até o dia 6 de junho. Na sequência, os quatro melhores clubes disputam as semifinais - primeiro colocado enfrenta o quarto, enquanto o segundo encara o terceiro - em jogos de ida e volta programados para os dias 13 e 16 de junho. Os times que se classificarem disputam a final nos dias 20 e 27 de junho.
CAMPEONATO ALAGOANO
Coruripe e CRB (Foto: Ailton Cruz / Gazeta de Alagoas)Coruripe e CRB disputam a final do Alagoano (Foto: Ailton Cruz / Gazeta de Alagoas)


Coruripe e CRB estão disputando a final. No primeiro jogo, realizado no último domingo, as duas equipes empataram por 1 a 1, no estádio Gérson Amaral. A segunda partida está marcada para esta quarta-feira, no Rei Pelé, às 22h. Com a igualdade no confronto de ida, não há vantagem para nenhum time. Uma vitória simples dá o título ao vencedor. Em caso de novo empate, a partida vai para a prorrogação. Persistindo o resultado, o campeão alagoano será conhecido nos pênaltis.
CAMPEONATO AMAZONENSE
Aderbal Lana técnico do Nacional-AM (Foto: Marcos Dantas)Nacional-AM, do técnico Aderbal Lana, lidera com folga primeira fase do Amazonense (Foto: Marcos Dantas)

No Amazonas, o estadual está na fase de classificação - 14ª rodada. São dez clubes participantes jogando entre si no sistema de turno e returno até o dia 24 de maio. Os quatro melhores avançam para as semifinais - primeiro colocado encara o quarto, enquanto o segundo pega o terceiro -, cujas partidas estão marcadas para os dias 30 de maio e 6 de junho.  Os times que passarem fazem a grande final nos dias 13 e 20 de junho.
CAMPEONATO CAPIXABA
Campeonato Capixaba 2015: Desportiva Ferroviária x Rio Branco-ES (Foto: Carlos Alberto Silva/A Gazeta)Desportiva Ferroviária e Rio Branco-ES vão decidir o Campeonato Capixaba (Foto: Carlos Alberto Silva/A Gazeta)

Após o término do hexagonal no último fim de semana, as duas melhores equipes - Rio Branco-ES e Desportiva Ferroviária se classificaram para a final. A decisão será realizada em dois jogos programados para os dias 9 e 16 de maio.
CAMPEONATO MATO-GROSSENSE
Operário Várzea-grandense e Cuiabá na Arena Pantanal (Foto: Gilmar Ramos/Olhonoesportemt)Operário-MT e Cuiabá lutam pelo título estadual (Foto: Gilmar Ramos/Olhonoesportemt)


Operário-MT e Cuiabá lutam pelo título estadual. No primeiro confronto, realizado na Arena Pantanal, no último domingo, o Cuiabá venceu por 1 a 0. Com o resultado, o Chicote da Fronteira precisa vencer a segunda e decisiva partida, marcada para a próxima segunda-feira, às 19h, também na Arena Pantanal, por dois ou mais gols de diferença. Se vencer por um gol, a decisão vai para a disputa de pênaltis. Empate dá o titulo ao Dourado, que também está na final da Copa Verde. 
CAMPEONATO PARAIBANO
Botauto pelo Campeonato Paraibano (Foto: Francisco França / Jonal da Paraíba)Botafogo-PB lidera a fase de classificação do Campeonato Paraibano (Foto: Francisco França / Jonal da Paraíba)
Na Paraíba, os clubes estão terminando a fase de classificação, na qual os dez clubes jogam entre si no sistema de turno e returno até a próxima sexta-feira. Os quatro melhores se classificam para o quadrangular final, com partidas de ida e volta. O time que somar mais pontos será o campeão. O início está previsto para o dia 13 de maio e o término para 14 de junho. 
CAMPEONATO PIAUIENSE
River-PI x Parnahyba (Foto: Abdias Bideh/GloboEsporte.com)River-PI derrotou o Parnahyba na final da Taça Estado do Piauí (Foto: Abdias Bideh/GloboEsporte.com)

Os seis clubes participantes estão disputando a Taça Cidade de Teresina - segunda rodada -, correspondente ao segundo turno do estadual. Após todos jogarem entre si até o dia 24 de maio, os quatro melhores se classificam para a semifinal - primeiro colocado enfrenta o quarto, enquanto o segundo encara o terceiro -, que será realizada em partida única, no dia 31 de maio. Os vencedores avançam para a final, programada para o dia 7 de junho. O campeão decide o título do Campeonato Piauiense contra o River-PI, ganhador da Taça Estado do Piauí, em duas partidas, provavelmente nos dias 14 e 21 de junho. Se o River-PI também for o vencedor da Taça Cidade de Teresina, o título estadual será dele automaticamente.  
CAMPEONATO RONDONIENSE
Ji-Paraná e Vilhena no Biancão, Rondoniense (Foto: Pâmela Fernandes)Ji-Paraná e Vilhena iniciam nesta quinta-feira a decisão do primeiro turno (Foto: Pâmela Fernandes)
Ji-Paraná e Vilhena disputam nesta quinta-feira e no próximo domingo a final do primeiro turno. Na sequência, os seis clubes participantes dão início ao segundo turno, jogando entre si até o dia 14 de junho. Os dois melhores fazem a decisão em duas partidas, marcadas para os dias 18 e 21 de junho. Os campeões dos turnos decidem o estadual em dois confrontos ainda sem datas definidas. Caso o vencedor seja o mesmo, o time ficará com o título direto.
CAMPEONATO RORAIMENSE
Irmãos Alex e Robemar (Foto: Ivonísio Junior)Náutico-RR, dos irmãos Alex e Robemar, venceu o primeiro turno do estadual (Foto: Ivonísio Junior)

Em Roraima, o estadual está na semifinal do segundo turno. Nesta terça-feira, o Náutico-RR encara o Atlético-Roraima em jogo único, enquanto o São Raimundo-RR enfrenta o Baré. Os vencedores fazem a final no próximo sábado. Se o Náutico-RR for o campeão ficará com o título estadual, pois faturou o primeiro turno. Caso seja necessária, a partida que decide o estadual está marcada para o dia 19 de maio.   
CAMPEONATO SERGIPANO
Luan e Pedrinho em jogada na decisão do Sergipão 2015 (Foto: Filippe Araújo)Confiança venceu o primeiro jogo da final do Sergipano contra o Estanciano (Foto: Filippe Araújo)

Confiança e Estanciano, os dois melhores clubes no quadrangular final, estão disputando a decisão do estadual. Na partida de ida, realizada no último fim de semana, no estádio Francão, em Estância, o Dragão venceu fora de casa por 1 a 0. O segundo jogo está marcado para o próximo sábado, no Batistão, às 16h30. Além da vantagem do empate, o Confiança pode até perder por um gol de diferença que conquista o bicampeonato estadual.
CAMPEONATO TOCANTINENSE
Lateral esquerdo Alberto, Interporto (Foto: Vilma Nascimento/GloboEsporte.com)Interporto lidera a fase de classificação do Campeonato Tocantinense (Foto: Vilma Nascimento/GloboEsporte.com)
No Tocantins, as oito equipes participantes terminam no próximo sábado a fase de classificação do estadual. Os quatro melhores vão para a semifinal, que será disputada em partidas de ida e volta, mas as datas ainda não foram definidas. Os vencedores decidem o título em dois jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário