terça-feira, 5 de maio de 2015

Árbitros brasileiros apontam vitória de Pacquiao e pontuação absurda de juiz

Para Daniel Fucs e Antonio Bernardo Soares, triunfo foi do filipino, e juiz que deu 118 a 110 "viu outra luta". Presidente do Conselho Nacional de Boxe crê em favorecimento

Por Rio de Janeiro
A "Luta do Século" não acabou após o 12º round, no último sábado, em Las Vegas (EUA). Como de costume, a decisão dos jurados não agradou a todos. No duelo mais esperado pelos fãs de boxe na atualidade, houve quem concordasse com a opinião dos juízes, que deram a vitória para Floyd Mayweather Jr. No entanto, há uma corrente que acredita que Manny "Pac-Man" Pacquiao venceu. O resultado oficial, polêmico ou não, deixa "Money" ainda invicto na carreira: 48 triunfos em 48 confrontos (26 por nocaute). O GloboEsporte.com buscou opiniões de árbitros e especialistas para entender o que pode decidir uma luta no detalhe.
Manny Pacquiao x Floyd Mayweather (Foto: AP)Manny Pacquiao chegou a comemorar no fim da luta, mas deu Mayweather (Foto: AP)


Ao contrário dos jurados no MGM Grand Garden Arena, o árbitro, comentarista do SporTV eblogueiro do GloboEsporte.com, Daniel Fucs, viu o lutador filipino levar vantagem no ringue, mas com uma margem considerada pequena. Ele lembrou de um detalhe importante: os juízes fecham suas pontuações round a round. Na "Luta do Século", Mayweather venceu com decisão unânime dos três juízes: 118 a 110, 116 a 112 e 116 a 112. Fucs considerou a pontuação do primeiro árbitro absurda.
A impressão é que esse cara torcia para o Mayweather, porque marcou todos (os rounds) equilibrados para ele" 
Daniel Fucs
- Significa que o juiz que deu 118 a 110 só viu o Pacquiao ganhar dois rounds. Essa luta teve três ou quatro rounds muito equilibrados. A impressão que se tem é que esse cara torcia para o Mayweather, porque marcou todos os equilibrados para ele. O fato de eu ter dado Pacquiao (115 a 113, em sua opinião) e muita gente achar que o Pacquiao ganhou, sendo que o Mayweather ganhou, não tem problema. O problema é a diferença da pontuação que não faz sentido - opinou.

Presidente do Conselho Nacional de Boxe (CNB) e árbitro internacional que completou sete mil lutas recentemente na carreira, Antonio Bernardo Soares concorda com Fucs. Para ele, o filipino foi melhor no principal dos quatro conceitos do boxe, o ataque. Os outros três são defesa, eficiência e técnica. Ainda de acordo com Soares, Mayweather só levou vantagem no último, já que sabe "agarrar, parar a luta".

Em sua opinião, Mayweather, mais uma vez, foi beneficiado por lutar em Las Vegas. A escolha do árbitro, por exemplo, teria beneficiado o americano. Kenny Bayless esteve em quatro duelos recentes do atleta mais bem pago do mundo: na segunda luta contra o argentino Marcos Maidana e nos embates contra Canelo Alvarez, Shane Mosley e Oscar de la Hoya. Todas elas terminaram na decisão dos juízes.

- O juiz que deu 118 a 110 viu outra luta. Para mim, o Maidana já tinha vencido ele (em setembro do ano passado). Contra Pacquiao, Mayweather fez muita falta, segurou, correu. Pacquiao foi para cima. Quando você é árbitro, tem de chamar atenção toda hora e, se chegar na quinta, sexta vez, tem de descontar ponto - comentou.
Mayweather vence Canelo em luta de boxe em Las Vegas (Foto: Getty Images)Bayless é o árbitro de lutas como Mayweather x Canelo, em setembro de 2013 (Foto: Getty Images)


Após o combate, especialistas, principalmente nos Estados Unidos, apareceram com números e estatísticas de golpes anotados. A maioria dos repórteres e jornalistas especializados na nobre arte do exterior apontavam o triunfo de Mayweather. Para Fucs, esse tipo de critério pode ser considerado relativo e não é predominante.

- Eu acho que ele atingiu de forma eficiente mais vezes do que o Mayweather. Acho que ele conseguiu atingir, apesar de as pessoas estarem com números, estatísticas, a visão é relativa. Se isso fosse válido não precisava de juízes - disse.
Daniel Fucs, comentarista de boxe do SporTV (Foto: Paola Loewe/SporTV.com)Daniel Fucs é comentarista de boxe do SporTV (Foto: Paola Loewe/SporTV.com)
Diversos famosos, como o 11 vezes campeão do mundo de surfe, Kelly Slater, e lendas do boxe, como Oscar De La Hoya, membro do hall da fama da modalidade, discordaram da pontuação dos juízes. Na internet, o confronto virou inspiração para montagens e zoações.
Antonio Bernardo Soares acredita que a revanche é uma realidade. Mas ele deu uma sugestão: que o confronto seja realizado fora de Las Vegas, casa de Floyd, com juízes neutros.

- Essa história de dar para ele a luta, sempre pensam nisso. Todo mundo vai reclamar sempre, e aí vai ter outra luta para dar mais dinheiro. E o mundo vai esperar por ela. Fora de Las Vegas seria o ideal. Quem ganhou, ganhou. Seria bárbaro para o boxe - afirmou.

Nesta terça-feira, o jornalista Stephen A. Smith, da emissora americana "ESPN", disse ter recebido uma mensagem de texto do pugilista afirmando que a revanche de "Pac-Man" acontecerá em 2016, um ano após a cirurgia no ombro de Pacquiao, quando ele estiver 100% recuperado.
Mayweather, de 38 anos, tem apenas mais uma luta prevista em contrato com o canal americano "Showtime". Ele afirmou repetidas vezes que iria se aposentar após esse embate, ainda sem adversário, em setembro, apesar de admitir na coletiva após a luta contra Pacquiao, no sábado, que é "humano" e que, ocasionalmente, contradiz a si mesmo.

Mas, diferentemente do que pensa o presidente do Conselho Nacional de Boxe, tudo indica que MayPac II será mesmo em Las Vegas. Afinal, a rede hoteleira MGM pretende abrir uma nova MGM Grand Arena em abril de 2016, coincidindo com o 60º aniversário de aposentadoria de um dos maiores ícones do boxe, Rocky Marciano. A cirurgia no ombro não deverá ser o único problema para Pacquiao voltar aos ringues. Ele poderá pegar uma suspensão da Comissão de Nevada por supostamente esconder a lesão antes da pesagem na sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário