segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Lesões e desistência deixam Seleção 23 anos mais velha para Eliminatórias

Trocas de Rafinha, Firmino e Coutinho por Daniel Alves, Ricardo Oliveira e Kaká elevam média de idade do Brasil e aliviam preocupação de Dunga com inexperiência

Por Santiago, Chile
Saem Rafinha (30 anos), Roberto Firmino (24) e Philippe Coutinho (23). Entram Daniel Alves (32), Ricardo Oliveira (35) e Kaká (33). A lista original apresentada por Dunga envelheceu 23 anos para a que, de fato, se apresentou para iniciar as Eliminatórias contra Chile e Venezuela. Por conta das lesões de Firmino e Coutinho, ambos do Liverpool, e da desistência do lateral-direito do Bayern de Munique, que, oficialmente, alegou não ser a melhor opção na posição, o técnico convocou três substitutos experientes e elevou a média de idade da seleção brasileira.
Daniel Alves em treino da seleção brasileira em Santiago (Foto: Leo Correa / Mowa Sports)Daniel Alves substituiu Rafinha e ajudou a envelhecer a seleção brasileira no Chile (Foto: Leo Correa / Mowa Sports)


Na convocação feita na sede da CBF, apenas três jogadores já haviam disputado um jogo válido por Eliminatórias: Miranda, Filipe Luís e Marcelo. O número dobrou depois que Daniel Alves, Ricardo Oliveira e Kaká foram lembrados. Por um lado, lamentação pelos desfalques. Por outro, certo alívio por encarar os atuais campeões da América, o Chile, na casa do rival, com uma equipe mais tarimbada.
– O Kaká é mais novo do que eu, mas experiente nesse ambiente de Seleção. Estamos aqui por nossa capacidade, pelo que podemos render em campo, e a experiência soma bastante. Tenho vivido no Santos essa mescla de jogadores jovens e experientes – enalteceu Ricardo Oliveira.
Apesar da juventude do grupo, acho que estamos preparados. Confio nas nossas possibilidades, mesmo que haja desconfiança de fora. O grupo vai dar uma resposta positiva 
Daniel Alves
A média de idade saltou de 26,6 para 27,6. Aparentemente irrelevante, mas, na prática, a comissão técnica espera que as presenças do trio sirvam também como porto seguro para os mais novos no início da competição mais importante.
– Apesar da juventude do grupo, acho que estamos preparados para as Eliminatórias e confio muito nas nossas possibilidades, mesmo que haja desconfiança de fora. Tenho certeza que o grupo vai dar uma resposta positiva e precisamos preparar bem todos os jogos porque é a eliminatória mais difícil do mundo. Só há seleções qualificadas – afirmou Daniel Alves (assista à sua entrevista no vídeo acima).
Ao lado do goleiro Jefferson, os “novos convocados” formam o quarteto mais velho da Seleção. Lá embaixo na tabela da idade estão Fabinho e Marquinhos, ambos de 21 anos e muitíssimo cotados para disputarem as Olimpíadas do ano que vem.
Dunga em treino da seleção brasileira em Santiago (Foto: Leo Correa / Mowa Sports)Dunga se preocupa com inexperiência do grupo em Eliminatórias (Foto: Leo Correa / Mowa Sports)
Desde que reassumiu o cargo, depois da Copa do Mundo de 2014, Dunga habitualmente opta por um jogador que sirva de referência para o restante do grupo. No início foi Robinho, graças à lesão de Hulk. Depois, Kaká se juntou ao grupo, mas por pouco tempo. No primeiro semestre de 2015, Robinho, ainda no Santos, manteve seu lugar e chegou a ser titular na Copa América. Depois, se transferiu para o futebol chinês.
Foi a vez de Kaká retornar nos amistosos disputados nos Estados Unidos, onde serviu como uma espécie de embaixador. Justamente para as Eliminatórias, prioridade da comissão técnica, já que valem uma vaga na próxima Copa, o treinador havia convocado uma lista sem o tal “exemplo”. Quis o destino, ou a lesão de Firmino, que Kaká estivesse mais uma vez.
As lamentações frequentes de Dunga sobre a falta de rodagem de seu grupo em torneios continentais podem ser amenizadas. Ainda assim, a tendência é que, na quinta-feira, contra o Chile, Ricardo Oliveira e Kaká comecem no banco, e apenas Daniel Alves seja titular no torneio que ele considera mais difícil até do que a Liga dos Campeões.
  – É muito além de diferente pelas circunstâncias, as viagens. Tudo se torna mais difícil, mas o grupo está preparado e desejando que isso tudo comece logo para podermos dar uma resposta positiva. São dificuldades que teremos de superar se quisermos estar na Copa da Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário