domingo, 13 de março de 2016

Francesa critica Sharapova: "Todos estão falando que ela é trapaceira"

Kristina Mladenovic ataca ex-número 1 do mundo por caso de doping: "Ela vinha tomando essa droga há 10 anos, e é uma droga séria"

Por Indian Wells, Estados Unidos
Maria Sharapova coletiva (Foto: Getty Images)Maria Sharapova foi flagrada no exame antidoping do Aberto da Austrália (Foto: Getty Images)
A comunidade do tênis não está vendo com bons olhos o doping de Maria Sharapova. É o que afirmou a francesa Kristina Mladenovic. Em entrevista ao jornal britânico “The Guardian” neste domingo, a número 29 do mundo disse falar por todas as jogadoras ao declarar que a russa é vista como uma trapaceira. Flagrada pelo uso do modulador metabólico Meldonium, a ex-número 1 do mundo alegou não saber que a substância havia entrado este ano na lista das proibidaspela Agência Mundial Antidoping (Wada) - ela fazia uso terapêutico da droga há 10 anos.
- Todos os outros jogadores estão dizendo que ela é uma trapaceira. Você certamente duvida e pensa que ela não merecia tudo o que ganhou até hoje. É terrível, mas é bom que finalmente tenha sido descoberto. Se eu tomar uma aspirina, preciso pensar dez vezes se posso. Ela vinha tomando essa droga há 10 anos, e é uma droga séria - disse Mladenovic, que foi eliminada do WTA de Indian Wells.
Kristina Mladenovic US Open Tênis (Foto: Reuters)Kristina Mladenovic fez duras críticas a Sharapova (Foto: Reuters)
Sharapova afirmou que tomava o medicamento Mildronate, que continha a substância Meldonium, desde 2006, para tratar uma deficiência de magnésio e evitar a diabetes. Em 2015, a Wada incluiu o Meldonium na lista de observação para determinar os efeitos na performance e o quantitativo de atletas que faziam uso. Ele entrou na lista de substâncias proibidas em 2016 como um "modulador metabólico", devido “ao uso de atletas para aumentar a performance”, segundo a Wada. Porém, a entidade havia publicado desde setembro do ano passado a lista atualizada de substâncias proibidas que vigoraria a partir de janeiro deste ano. Mladenovic não aceitou a justificativa da russa.
- Ela vinha jogando com as regras: “Se não está banido, posso tomar”. Para mim, é muito decepcionante. Eu não gosto dessa mentalidade de ser a melhor jogando com as regras. Ela pode jogar com as palavras e encontrar um bom advogado, mas ela está errada no princípio da situação. Ela não tem desculpas para defender o que vinha fazendo. Não tenho dúvidas.
Sharapova pode ser suspensa por até quatro anos se a Corte Arbitral do Esporte (CAS) julgar que houve intenção de melhorar a performance ao usar o Meldonium. No entanto, especialistas acreditam que um gancho de um ano seja a pena mais provável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário