segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Medalhistas em Londres ressaltam chances de Ana Sátila brigar por pódio

Australiana Jessica Fox e espanhola Maialen Chourraut enfatizam evolução da canoísta brasileira, que com 20 anos já tem experiência olímpica e pode surpreender

Por Rio de Janeiro

Ana Sátila realmente está em alta no mundo da canoagem. Apesar de ter apenas 20 anos de idade, a canoísta brasileira já desperta o respeito dos principais nomes do planeta na categoria K1 feminina de slalom. Seu foco nos treinamentos e seu talento já são notados pelas adversárias. O que aumenta a esperança de um grande resultado para o país anfitrião em um esporte sem tanta tradição no Brasil. 
Ana Sátila brilha em Deodoro e fica em segundo (Foto: Divulgação Rio 2016/Paulo Mumia)Ana Sátila vem ganhando o respeito das rivais (Foto: Divulgação Rio 2016/Paulo Mumia)
A australiana Jessica Fox, medalha de prata em Londres (2012), destacou a evolução da atleta mineira nos últimos anos e acredita que o fato de já ter vivenciado a disputa de uma Olimpíada pode ser um ponto de diferença a favor de Sátila. Sua dedicação também é enfatizada pela segunda colocada na capital inglesa.

- Eu acho que a Ana Sátila progrediu muito nos dois últimos anos, com muito treinamento. Ela ainda é muito jovem e tem a experiência de ter competido em Londres com 16 anos. E é claro que ela é uma atleta a ser observada e pode ter um grande resultado. Ela tem um futuro brilhante - frisou Fox. 
Jessica Fox slalom (Foto: GloboEsporte.com)Jessica Fox está bem cotada na luta pelo ouro no K1 (Foto: GloboEsporte.com)
Apesar de ter bons resultados no K1 - onde além da prata olímpica tem um título mundial -, a australiana tem desempenho ainda melhor na categoria C1, que voltará a fazer parte do cronograma olímpico entre as mulheres em 2020. Ela lamenta a ausência da prova em que é especialista e tricampeã do mundo, mas garante que o momento é de pura concentração e que não vai tirar ela do prumo da competição que está prestes a começar.

- Eu adoraria competir no C1, mas eu tenho que esperar até 2020. No momento, o foco é inteiramente no K1. Quando eu voltar para Austrália, eu volto a praticar o C1 por diversão - completou Jessica, que tem somente 22 anos e é uma das estrelas da canoagem slalom mundial na atualidade. 

+ Acompanhe tudo sobre a Olimpíada em Tempo Real+ Confira a agenda completa da Rio 2016
Jessica Fox, Emilie e Maialen, Londres 2012 (Foto: Agência EFE)Maialen (à dir) e Fox (esq) completaram o pódio com a francesa Fer em 2012 (Foto: Agência EFE)
Dona da medalha de bronze nos jogos londrinos, a espanhola Maialen Chourraut chega a sua terceira Olimpíada aos 33 anos, sobrando experiência para fazer uma grande competição. Quase com ares de veterana, ela destaca a força da nova geração e inclui a brasileira Ana Sátila na nova safra de valores do esporte (veja a entrevista com a canoísta espanhola).
- A Ana Sátila é uma menina que vem treinando muito. Que vem com muita vontade de vencer. Nos últimos tempos, ela vem tendo desempenho muito rápido nas Copas do Mundo e sem dúvida ela vem forte para a disputa por medalha - comentou Maialen. 

Além da brasileira, a espanhola citou uma lista ampla de postulantes às medalhas na única disputa feminina do slalom olímpico no Rio de Janeiro. As europeias aparecem com grande destaque no palpite de Maialen, assim como Jessica Fox e Ana Sátila. A previsão é de uma competição muito acirrada.

- São muitas meninas que estão fortes. Tem a Jessica Fox (Austrália), a Ana Satila (Brasil), que vem fazendo provas muito rápidas. A Kudejova (República Tcheca), que é campeã do mundo. Tem a Dukatova (Eslováquia), a Corinna (Áustria), Ursa (Eslovênia). São muitas concorrentes. Será um espetáculo. Uma competição de grande nível e espero que todos desfrutem muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário