segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Rampa danificada da Marina da Glória teve erro de projeto, diz especialista

Estrutura não previa forte ondulação. Engenheiros do COI inspecionaram rampa nesta segunda. Comitê Rio 2016 prometeu que tudo ficará pronto até sexta

Por Rio de Janeiro
Rampa danificada na Marina da Glória vela (Foto: Leonardo Filipo)Rampa danificada na Marina da Glória: projeto não levou em conta ondulação (Foto: Leonardo Filipo)

O projeto da estrutura temporária da rampa principal da Marina da Glória não considerou a ondulação provocada pela ressaca do fim de semana. Segundo uma fonte ouvida pelo GloboEsporte.com da área de engenharia náutica, houve um colapso estrutural causado pela força da água - e não do vento como inicialmente foi noticiado. A ponta da rampa que arrebentou estava fixa, e não maleável. A fonte pediu para não ser identificada.  Através de comunicado, o Comitê Rio 2016 informa que não pode fazer nenhum pronunciamento sobre um possível erro de projeto, já que ainda não recebeu o laudo da empresa responsável pela estrutura.
Nesta segunda-feira, engenheiros do Comitê Olímpico Internacional (COI) avaliaram o dano. A decisão do que será feito - se ela será consertada ou totalmente trocada - será dada nesta terça. O Comitê Rio 2016 prometeu que a rampa estará pronta na próxima sexta-feira. A vela da Olimpíada do Rio começa no dia 8 de agosto. 
Segundo a fonte, é possível refazer a estrutura em até três dias, reforçando a parte debaixo, soldando e colocando-a de volta para água. A ondulação mais forte aconteceu durante a madrugada de sexta para sábado. 

- Não tem mistério. Com a mão de obra que eles têm podem aprontar até o fim da semana - disse. 
Sem a rampa maior, velejadores precisara usar a de concreto, com pelo menos a metade da largura da que rompeu. Na hora de maior pico, por volta das 13h, houve um congestionamento de barcos. Mas como se tratava de um treino, e não de competição, não houve contratempos.
Rampa danificada na Marina da Glória vela (Foto: Leonardo Filipo)Engenheiros verificam rampa danificada na Marina da Glória  (Foto: Leonardo Filipo)




Congestionamento barcos Marina da Glória vela (Foto: Leonardo Filipo)Congestionamento de barcos na rampa de concreto da Marina da Glória (Foto: Leonardo Filipo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário