domingo, 30 de junho de 2013

Menino de 10 anos desce mega rampa e diz: 'Sensação mágica'

Pedro Quintas é o mais jovem skatista brasileiro a conseguir o feito. Pai revela que 'ficou com mais medo' do que o filho

Por SporTV.com São Paulo
Comente agora
No seu ponto de partida, são 30 metros de altura, o mesmo que um prédio de dez andares. É preciso coragem para encarar o desafio de descer a mega rampa e enfrentar um "abismo" de 12 metros de comprimento. E um menino de 10 anos conseguiu o feito: Pedro Quintas, o brasileiro mais jovem a completar o desafio (assista ao vídeo ao lado).
- Meu pai me levou para a Califórnia e a gente foi treinando. Fiquei muito feliz e "adrenado" para andar na mega e acabei que não me machuquei muito. Passar o quarter (parte final da rampa, que lança o skatista) foi mais difícil porque não tenho muito peso. Então caí bem no meio da plataforma. Você tem que estar com as pernas muito firmes para não cair. Nem imaginava a sensação, é muito diferente. Só quem dropou para saber, é mágico - afirmou Pedro.
O menino encarou o desafio com um colete especial. Não só para se proteger, mas também para aumentar seu peso, garantindo maior equilíbrio na manobra.
Cada vez mais as crianças vêm mostrando como a modalidade evoluiu no Brasil. Skatistas de cinco, sete, 12 anos não enxergam mais o esporte como uma simples brincadeira e encaram o desafio de andar como gente grande. No caso de Pedro não foi diferente. Praticante desde os três anos de idade, o incentivo de seu pai foi essencial para sua evolução. Mas, apesar do apoio, Milton Quintas revela que sentiu mais medo do que o filho.
- Arrepiei, fiquei pensando em tentar pegar ele na metade do caminho. Fiquei com mais medo do que ele. Estava me segurando em tudo que era lugar que tinha para me apoiar.
Pedro encarou a mega rampa como gente grande (Foto: Arte SporTV.com)Pedro encarou a mega rampa como gente grande (Foto: Arte SporTV.com)
E o nervosismo e entusiasmo de Milton são compartilhados por outros pais de pequenos skatistas. Emerson Carneiro é um deles. Ele é pai de Caíque, de apenas cinco anos, mas que já arrebenta no 'street'. Ele destaca que ele dá sugestões nos treinos de Caíque e o menino também opina nas manobras do pai.
Enquanto os skatistas treinam, os pais não tiram o olho dos filhos (Foto: Arte SporTV.com)Enquanto os skatistas treinam, os pais não tiram
o olho dos filhos (Foto: Arte SporTV.com)
- Tem que dar pitaco, se não der ele só quer fazer a mesma manobra. Mas é bem bacana e ele também dá pitaco na manobra do pai. Ver o filho fazendo o esporte que ele mais gosta e ser aquilo que o pai também faz é gratificante demais. Meu pai me levava na pista quando eu era pequeno. Agora eu estou levando ele - destacou Emerson.
Assim como Pedro e Caíque, Victor Ikeda, 7 anos, e Giovanni Galera, de 12, também encaram o esporte como algo a mais. Para eles, se equilibrar sobre as quatro rodinhas já deixou de ser apenas uma brincadeira. Pedro Quintas é iniciante na modalidade, mas já tem patrocínios e não sente o peso da responsabilidade.
- Acho que para fazer isso você não precisa ter idade, só precisa ter a consciência e a preparação - afirmou, com discurso de gente grande.
Nova geração do skate: Giovanni Galera (esq.), Pedro Quintas, Victor Ikeda, Mônica Torres e Caíque Carneiro (em cima) (Foto: Reprodução SporTV)Nova geração do skate: Giovanni Galera (primeiro à esquerda), Pedro Quintas (de boné virado), Victor Ikeda, Mônica Torres e Caíque Carneiro (em cima) (Foto: Reprodução SporTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário