sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Treinador fala sobre lado humano de Chael Sonnen: 'Ele é leal aos seus fãs'

Scott McQuary revela que lutador realizou desejo de garoto com câncer e afirma que ele é outra pessoa longe das câmeras: 'É um cara bacana'

Por Direto de Boston, EUA
31 comentários
Principal treinador de Chael Sonnen, Scott McQuary acompanha de perto a carreira e a vida pessoal do pupilo desde 2011 e garante que, fora dos holofotes o lutador não lembra nem de longe o falastrão que desrespeita seus oponentes em provocações pré-luta.
- Chael é o cara mais gente boa, mais generoso que eu já conheci e eu não falo isso só porque estou falando com você. Ele é um amigo de verdade, é como se fosse da minha família - declarou o treinador em entrevista ao Combate.com na cidade de Boston, EUA, onde acontece neste sábado o "UFC Fight Night Combate - Shogun x Sonnen".
CHael Sonnen e Scott McQuire (Foto: Evelyn Rodrigues)Chael Sonnen (à esquerda) e Scott McQuary no treino aberto em Boston (Foto: Evelyn Rodrigues)
E McQuary garante que Sonnen é um dos caras mais leais aos fãs no esporte. Tanto é que ele resolveu dividir um momento especial da vida do lutador:
- Nós fazemos uns trabalhos voluntários através da minha academia às vezes, e um dia em um domingo à tarde eu recebi uma ligação de um garoto de 6 anos, diagnosticado com câncer  e que tinha apenas mais um mês de vida. Esse garoto queria ir treinar na academia, ele nem sequer mencionou que queria conhecer o Sonnen, só queria ir para a academia treinar. Então eu decidi ligar para o Chael e em 15 minutos ele apareceu na academia e acabou passando mais de uma hora com o garoto, passando instruções, tirando fotos. Ele não fez isso para aparecer na mídia, nem para ninguém ficar sabendo. Ele fez porque ele é assim. Chael é muito apegado à sua família e é muito leal às pessoas ao seu redor. Para mim isso foi muito generoso da parte dele, foi uma atitude muito nobre. Ele podia dizer que estava ocupado, era um final de tarde de domingo, mas quem conhece o Chael sabe que ele se doa para as pessoas, especialmente para os fãs. Ele ama os seus fãs.
O treinador não falou sobre quando o treinamento aconteceu, mas ao saber que a nossa reportagem era do Brasil, ele aproveitou para enviar uma mensagem aos fãs:
Chael é o cara mais gente boa, mais generoso que eu já
conheci e eu não falo isso só porque estou falando com
você. Ele é um amigo de
verdade, é como se fosse da
minha família"
Scott McQuary, treinador de Sonnen
- Eu só diria aos fãs brasileiros para não levarem ao pé da letra tudo o que o Chael falou no passado ou que tenha sido falado em contexto de luta. Isso não representa o que ele pensa fora do UFC. Ele é mais uma pessoa muito diferente longe dos holofotes, é um cara verdadeiramente bacana. Nós estamos no negócio de luta, o que o Chael fala nesse negócio faz parte do esporte.
McQuary assumiu o comando dos treinos de Sonnen em 2011 e é apontado como um dos principais responsáveis pela mudança de atitude do lutador dentro do octógono, passando a ser mais agressivo:
- Eu trabalho com ele há dois anos, mas o conheço há seis ou sete anos. Nós moramos na mesma cidade e começamos a trabalhar juntos algumas vezes. Então ele começou a frequentar a minha academia e acabamos nos complementando. Isso foi cerca de seis meses antes da luta contra o Brian Stann. De lá para cá, eu consigo ver algumas diferenças no estilo dele e no rendimento dentro do octógono. Uma delas foi na luta contra o Stann, onde ele conseguiu uma das primeiras finalizações da sua carreira (Chael venceu o duelo com um triângulo). Posso dizer que ele passou também a abrir o seu jogo de diferentes formas. Há muita pressão quando você compete em alto nível, então você tem que tentar coisas diferentes e precisa tentar se desenvolver. Ele melhorou muito em diferentes áreas. E nós também damos dois passos para frente e um para trás algumas vezes, para reavaliar coisas que não estão dando certo.
Dono da One MMA & Physical Fitness, Scott tem mais de 26 anos de experiência como treinador, é faixa-marrom de jiu-jítsu, faixa-preta de judô e especialista em muay thai. Ele disse que a preparação de Sonnen não envolveu nenhum treinamento específico para o duelo contra Shogun e que tentou priorizar o que o falastrão sabe fazer de melhor: o jogo de chão.
CHael Sonnen treina com McQuary  (Foto: Evelyn Rodrigues)Sonnen e McQuary no treino aberto (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Ele focou mais nos seus pontos fortes. Grande parte do camp dele foi feito na academia do Mark Muñoz, em Los Angeles, por causa do trabalho do Chael como comentarista do UFC. Sabe como é, ele tem três trabalhos diferentes agora. Mas na maior parte do tempo a gente não se preocupa muito com que outras pessoas trazem para a luta. Nós focamos nos nossos pontos positivos, nos pontos fortes do Chael, de buscar as quedas e bater nas pessoas no chão,  de buscar as finalizações e de fazer tudo o que ele pode fazer.
Questionado sobre o respeito que Sonnen tem demonstrado por Shogun nos bastidores, McQuary afirmou que a atitude do lutador é verdadeira:
- Eu acho que ele respeita muito o Shogun. Ele o admira especialmente pelo seu passado no Pride. Chael gosta do estilo de luta do Shogun e diz que ele é um cara que merece respeito. Eu acho o Chael uma pessoa respeitosa e eu convivo muito com ele - finalizou.
Neste sábado o Combate transmite, a partir de 17h (horário de Brasília), o "UFC Fight Night Combate - Shogun x Sonnen" ao vivo, na íntegra e com exclusividade. O SporTV transmite o card preliminar, e o Combate.com fará o acompanhamento de todo o torneio em Tempo Real. Nesta sexta-feira, o Combate.com exibe a pesagem oficial do torneio em vídeo ao vivo às 17h.
UFC Fight Night Combate: Shogun x Sonnen
17 de agosto de 2013, em Boston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Maurício Shogun x Chael Sonnen
Alistair Overeem x Travis Browne
Urijah Faber x Iuri Marajó
Matt Brown x Mike Pyle
Uriah Hall x John Howard
CARD PRELIMINAR
Joe Lauzon x Michael Johnson
Brad Pickett x Michael McDonald
Conor McGregor x Max Holloway
Mike Brown x Steven Siler
Diego Brandão x Daniel Pineda
Manny Gamburyan x Cole Miller
Cody Donovan x Ovince St. Preux
Ramsey Nijem x James Vick

Nenhum comentário:

Postar um comentário