sábado, 23 de novembro de 2013

Dominick Cruz reclama de perguntas sobre lesão no joelho: 'Cansei'

Campeão linear dos pesos-galos diz que joelho operado não é mais problema e desafia Renan Barão a derrubá-lo no evento principal do UFC 169

Por Nova York
73 comentários
Dominick Cruz no Q&A do UFC (Foto: Marcelo Russio)Dominick Cruz garante que o joelho esquerdo está
100% (Foto: Marcelo Russio)
Mais de dois anos depois de sua última luta, o campeão linear dos pesos-galos do UFC, Dominick Cruz, vai voltar ao octógono em 1º de fevereiro de 2014, quando unifica o cinturão da categoria contra o brasileiro Renan Barão, campeão interino, no evento principal do UFC 169. Neste tempo todo distante dos combates, o americano respondeu inúmeras perguntas sobre as condições de seu joelho esquerdo, lesionado durante os treinos para uma luta em 2012 e cuja recuperação foi responsável pelo longo período afastado. Cruz passou por duas cirurgias para reparar o ligamento cruzado anterior.
Agora, com seu retorno aos ringues confirmado, o campeão acha que é hora de a mídia ser mais "criativa" em suas perguntas e sugeriu um novo assunto para suas entrevistas.
- Simplesmente cansei das perguntas sobre o tempo parado, porque, tipo, em que ponto você pensa sobre o que eu fiz antes de me machucar? O que fiz antes de me lesionar? Ninguém fala disso. Eu venci quantas lutas seguidas? Eu limpei a divisão, e o ranking ainda é exatamente o mesmo que era quando eu me machuquei há dois anos. Por que ninguém fala disso? Só se fala sobre eu estar parado há dois anos - desabafou Cruz em entrevista ao site "MMAmania" em Nova York.
Para encerrar todos os questionamentos, o campeão linear garantiu que o joelho está em perfeitas condições. Cruz negou que estava pedindo mais tempo mesmo com a região recuperada, como o presidente do UFC, Dana White, teria especulado, mas explicou que estava apenas garantindo que estava pronto para voltar a treinar em tempo integral.
- Recebo as mesmas perguntas que Dana e a pergunta número 1 é: "Você acha que vai estar enferrujado no ringue?" "Você está afastado há muito tempo, já faz dois anos." "A propósito, Dominick, você está parado há dois anos!" "Ei, Dominick, o seu joelho vai ser um problema porque se passaram dois anos?" Então, o que você responde depois de um tempo? Vai dizer que o joelho não é um problema - e não é, estou forte e pronto para lutar. Eu me desafiei até o limite agora. Nem penso mais no joelho. Você tem que acreditar, esse é o lance. Voltar de uma lesão como essa é 100% mental, porque sua mente move seu corpo. Se você controlar sua mente, seu corpo vai se mover por você - disse o atleta.
Dominick Cruz e Renan Barão (Foto: Reprodução / Twitter)Dominick Cruz e Renan Barão posam lado a lado com seus cinturões em NY (Foto: Reprodução / Twitter)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Dominick Cruz venceu suas últimas 10 lutas, incluindo nove desde que desceu ao peso-galo, e defendeu o cinturão quatro vezes desde que o conquistou ainda no extinto WEC - assim como José Aldo, o americano foi promovido a campeão do UFC uma vez que a organização foi encerrada e absorvida, em 2011, e fez duas lutas já sob o chapéu do Ultimate antes de se lesionar. A série invicta de Barão, porém, é ainda mais impressionante: o brasileiro não perde desde sua primeira luta profissional, em 2005, e venceu 31 lutas seguidas, descontando um combate marcado como "No Contest" (luta sem resultado), em 2007.
Cruz reconhece o valor de Barão, mas está confiante que vai ser o primeiro lutador a parar o potiguar no UFC. Ele comentou uma declaração feita pelo brasileiro, que teria dito ter um jogo de luta agarrada superior ao seu, e praticamente o desafiou a colocá-lo no chão.
- Não o culpo por dizer isso. Quem me viu no chão? Quem conseguiu me segurar lá embaixo? Quem me derrubou? Então, como isso é uma vantagem? Quantas quedas ele consegue numa luta, em média? Muito poucas. A minha coisa é: ele pode ser tão bom no chão o quanto ele quiser, mas eu posso levar essa luta aonde eu quiser, considerando que ele precisa se ajustar a mim, porque eu dito as quedas ou não - analisou Cruz.
UFC 169
1º de fevereiro de 2014, em Newark (EUA)
CARD DO EVENTO
Dominick Cruz x Renan Barão
José Aldo x Ricardo Lamas
Frank Mir x Alistair Overeem
Chris Cariaso x Kyoji Horiguch

Nenhum comentário:

Postar um comentário