terça-feira, 26 de novembro de 2013

'Passo ali desde que comecei', diz Massa, sobre punição em Interlagos

Um dia após GP que marcou adeus à Ferrari, piloto segue inconformado com penalidade por passar em linha na entrada dos boxes: 'Tiraram o pódio'

Por São Paulo
Comente agora
Um dia depois do GP do Brasil, que marcou sua despedida da Ferrari, Felipe Massa participou do programa “Bem, Amigos!”. De bom humor, o piloto viu imagens marcantes de sua passagem pela escuderia italiana, incluindo as belas homenagens feitas pelo time durante todo o fim de semana em Interlagos. O semblante de alegria e descontração só fechou quando o assunto foi a punição recebida durante a corrida deste domingo. Futuro piloto da Williams, Massa, que tinha largado em nono, estava em quarto quando foi penalizado com um drive-through por ter passado com as quatro rodas sobre a linha branca localizada próxima da entrada dos boxes. Obrigado a cumprir uma passagem obrigatória pelo pitlane, o brasileiro chegou apenas na sétima posição. Passado o calor da etapa, Massa segue inconformado com e penalidade. Ele lembrou que sempre passou naquele local, desde as categorias de base.
- Passava ali desde que comecei a correr em Interlagos. Todo mundo passa ali, todos os anos.  Todos os brasileiros, todo o mundo. Todos os anos de Fórmula 1 em geral. Todos os treinos, classificação passávamos lá. Tiraram o pódio. Na última corrida - reclamou, ressaltando que tinha chances de pódio, já que havia combinado de seu companheiro Fernando Alonso, terceiro no momento da punição, deixá-lo passar caso fosse possível.
Felipe Massa no programa 'Bem, Amigos!' do SporTV (Foto: Felipe Siqueira)Felipe Massa no programa 'Bem, Amigos!' do SporTV (Foto: Felipe Siqueira)

Durante a corrida, Massa já havia manifestado sua indignação com a punição. Ao ser avisado pela equipe pelo rádio, bradou: "Isto é inacreditável". Após a prova, seguiu reclamando: "Estou p... só com o drive-through que me deram. Nunca vi uma punição por isso na vida"
'Teve tanto carro que passou ali...', reclamou Massa
Antes da corrida, porém, a direção de prova havia informado que os pilotos não poderiam passar com as quatro rodas sobre o determinado trecho. Um desenho com as orientações também estava colado no pitlane. No entanto, Massa acredita que os comissários foram rígidos. Ele argumenta que outros competidores também cometeram a mesma irregularidade, mas não foram punidos e, além disso, não ganhou nenhuma vantagem desportiva com o incidente.
- Ali é uma curva, mas é como se fosse uma reta. Ali você não ganha nada, não me faz ganhar nenhuma vantagem. Nada, nada. Teve tanto carro que passou ali e a televisão não mostrou, outros que a TV mostrou. Me falaram “você tem que tomar cuidado só com a linha”. Mas não só eu, todo mundo tinha que tomar cuidado e muita gente não tomou também – lamentou.
  •  
Cartaz com aviso dado aos pilotos no briefing mostrava o por que de Felipe Massa ter sido punido (Foto: Felipe Siqueira)Cartaz com aviso dado aos pilotos sobre proibição de passar em linha branca (Foto: Felipe Siqueira)
Falta de critério de comissários
Massa também criticou a falta de critério da direção de prova de GP para GP. Desde 2011, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) costuma chamar um ex-piloto para atuar como comissário convidado em diferentes etapas. O brasileiro citou até a ultrapassagem do companheiro Fernando Alonso sobre Jean-Eric Vergne usando a parte de fora da pista durante o GP de Cingapura deste ano.
- O problema sabe o que é? Esses comissários funcionam de uma maneira totalmente diferente de corrida para corrida. Tem corrida que um cara passa o outro carro por fora da pista e não é punido. Estou falando do Alonso – bradou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário