terça-feira, 10 de março de 2015

TERMÔMETRO GE: ranking do futebol brasileiro de 2015
É em vão tentar tirar da cabeça de um fanático que o time dele é o melhor da história da humanidade, o maior desde que o mundo é mundo. Mas que tal debater qual a equipe do momento? O GloboEsporte.com dá uma força e começa a publicar seu ranking, baseado nos últimos seis jogos. O termômetro leva em conta cada adversário e campeonato - e dá pesos maiores para as partidas mais recentes. Na primeira lista, a ponta é do Corinthians. Comente com a hashtag #termometroge

ATUALIZADO EM 9/3
CorinthiansCOR Fez quase nada nos dois últimos jogos: só bateu o campeão da Libertadores fora de casa e depois venceu um clássico contra o São Paulo no Morumbi. Ah, detalhe: são cinco vitórias e um empate nas últimas seis partidas. Impressiona.
PalmeirasPAL Seis jogos, seis vitórias, 13 gols feitos, apenas um sofrido. O Palmeiras versão 2015 não vem tendo adversários capazes de encará-lo nas partidas mais recentes. Será que conseguirá manter contra times mais fortes?
CruzeiroCRU É bem verdade que foram três empates nas seis partidas mais recentes, mas em jogos grandes: o clássico com o Galo e os dois duelos pela Libertadores, um deles na altitude de Sucre. Contra times do interior, teve vitórias fáceis.
São PauloSAO Caiu de rendimento. Tinha três goleadas em quatro jogos, mas teve semana ruim ao só empatar com o Rio Claro e depois perder para o Corinthians em casa. Temporada ioiô do Tricolor: até sobe, mas logo desce.
SantosSAN Não foram os resultados que convenceram o Santos a demitir o técnico Enderson Moreira. São cinco vitórias e um empate nos últimos seis jogos. O Peixe segue invicto na temporada.
FluminenseFLU A boa vitória no clássico contra o Botafogo (3 a 1) dá um pouco de ânimo à temporada do Fluminense, que vinha remoendo as atuações fracas no Carioca e a derrota para o Vasco.
CoritibaCFC Nada de empolgante, nada de excepcional, mas vem tendo uma caminhada sem maiores sobressaltos no Paranaense. A vitória de 1 a 0 sobre o Londrina resumiu bem isso: mais precisão do que brilho.
FigueirenseFIG É mais um que não chega a mergulhar seu torcedor em surtos de euforia, mas cumpre bem seu papel no Catarinense, com resultados entre razoáveis e bons. Dá para o gasto.
InternacionalINT A ótima recuperação colorada na Libertadores não teve sequência no Gaúcho, onde o time colorado, com reservas, teve atuação apática e perdeu para o Juventude. O rendimento e os resultados são oscilantes.
10º VascoVAS O líder do Carioca não pode reclamar dos resultados: são três vitórias seguidas, uma delas no clássico com o Fluminense. Mas as fragilidades ficam evidentes quando precisa parir um porco-espinho para bater o Bonsucesso.
11º FlamengoFLA O baque da derrota para o Botafogo foi amenizado com a vitória tranquila sobre o Friburguense (2 a 0). Mas o Rubro-Negro é o pior dos grandes no Carioca. Pode fazer bem mais.
12º SportSPO O Leão faz o que se espera dele como único representante do Nordeste remanescente na Série A: constrói boa campanha no Pernambucano. Mas o rendimento segue sem animar muito (vide a vitória tímida de 1 a 0 no Serra Talhada).
13º ChapecoenseCHA Estaria melhor no ranking se tivesse resultados melhores contra times da Série A, casos de Figueirense (levou 1 a 0) e Joinville (0 a 0). Contra o Criciúma, da B, só empatou: 1 a 1.
14º Ponte PretaPON Tem dois empates seguidos, contra Mogi Mirim e Vilhena-TO, e vem oscilando na temporada. Nem empolga, nem assusta: fica em uma espécie de limbo que pode ser perigoso no Brasileiro.
15º Atlético-MGCAM Até vence os pequenos no Mineiro, mas sofre na Libertadores e empatou com o Cruzeiro no clássico deste domingo (1 a 1). Cadê o time que atropelou oponentes ao ganhar a Copa do Brasil?
16º JoinvilleJEC Vem falhando na temporada. Quando vence, é com sofrimento – vide os 2 a 1 sobre o Metropolitano neste domingo. Quase caiu já na primeira fase do Catarinense. Não é o 2015 dos sonhos.
17º GrêmioGRE Fazia tempo que a torcida do Grêmio não vivia tempos de tanto pessimismo em um começo de temporada. E não é injusto, não: o rendimento dá medo, e os resultados também. Mas calma lá: teve vitória por 3 a 1 no Caxias sábado.
18º AvaíAVA Um time da Série A do Brasileiro estar em um quadrangular que define quem será rebaixado no estadual diz muito sobre esse começo de 2015 do Avaí. Se for possível algum ânimo, ao menos o Leão venceu o Atlético de Ibirama por 2 a 0.
19º GoiásGOI A vitória de 1 a 0 sobre o Atlético-GO pode dar uma empolgação extra ao Goiás em uma temporada de pouco futebol e resultados medianos - em um campeonato que está longe de ser complicado.
20º Atlético-PRCAP O Furacão paga o preço de usar seu time sub-23 no Paranaense. Fora da zona de classificação, apelou ao time titular, que pouco ajuda: uma derrota e um empate nos dois últimos jogos, ambos com a equipe principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário