segunda-feira, 27 de abril de 2015

Insônia, caravana e ritual: os bastidores da última final de Fofão na Superliga

Após noite difícil, levantadora faz esforço para não mostrar fraqueza para companheiras e adversárias, se isola ouvindo música, controla o choro e distribui carinho após título

Por Rio de Janeiro


Na escuridão do quarto do hotel, a sensação era a de ouvir a mesma música por horas. Daquelas que despertavam os sentimentos que Fofão queria dominar. A cabeça insistia em fazê-la pensarno último jogo de Superliga da carreira e no Osasco. Noite longa, difícil, solitária. Na manhã seguinte, entrou no ônibus fingindo a tranquilidade habitual.  Precisava "fazer cara de que está tudo bem". Era ponto de honra não mostrar fraqueza para as companheiras, muito menos para as adversárias. Minutos antes, uma van com 15 pessoas e outros quatro carros lotados chegavam na Arena da Barra. A caravana partiu cedo da porta de sua casa, no bairro do Flamengo, cheia de familiares e amigos. Fizeram questão de esperá-la na porta do ginásio só para desejar boa sorte. Receberam um sorriso e nada mais. Fofão já estava concentrada para enfrentar o momento diferente. 
No vestiário seguiu o seu ritual para entrar no que chama de "bolha de isolamento". Sentada, com fones no ouvido, fitava cada jogadora em silêncio. O jogo começava para ela ali. Sentia como estava cada uma, o que precisaria falar ou fazer para motivar cada uma em quadra. As músicas haviam sido selecionadas e colocadas no ipod por uma amiga. "Não sou boa com essas coisas de tecnologia". Já estava no clima do jogo e pronta para dar de cara com a arquibancada, vestida em sua grande maioria com a camisa 7 que defende. A distribuição foi feita pelo Rio de Janeiro em homenagem a sua levantadora que, por precaução, foi previamente avisada. Não precisava da surpresa para aumentar a ansiedade. Era hora de enfrentar o primeiro obstáculo. Equipe anunciada, lá estava a capitã entrando em cena correndo, puxando a fila. Se o semblante era fechado, as mãos mostravam o que sentia. Voltou-se para Gabi e bateu no peito, na altura do coração.
Fofão aquecimento final Superliga Rio de Janeiro vôlei (Foto: Danielle Rocha)Fofão durante aquecimento (Foto: Danielle Rocha)
Sentou-se no chão para fazer seu alongamento e só se permitiu correr os olhos pelos três níveis da Arena para tentar localizar o marido, João Marcio; a mãe, dona Eurides; e o restante de sua torcida particular. Depois do primeiro apito, como de costume, não enxergaria nada do que estivesse além daquelas quatro linhas. O plano ia bem, tudo parecia sob controle, até ouvir Hino. Traída pela emoção, chorou. "Foi tão rápido", que tinha a esperança de que ninguém tivesse percebido. Na parte de rede do aquecimento, esfregava as mãos e era observada por algumas companheiras. Aplaudiu uma ou outra cortada, abraçou todo o time e esperou pela apresentação oficial. Foi muito aplaudida ao ter seu nome anunciado. Buscava o ar que parecia faltar.  O coro de "Fofão, eu te amo" surgia. Ela parecia não ouvir mais nada. Caminhou até o fundo da quadra, juntou as mãos como quem faz uma oração, se agachou, tocou o chão e ali ficou por alguns segundos. Fez o sinal da cruz e esperou pela autorização do árbitro. Bola em jogo!
Um levantamento feito na medida e finalizado com perfeição por Natália provocou seu primeiro momento de comemoração na partida. Dali em diante, a tranquilidade foi voltando ao rosto. O Rio de Janeiro não dava espaços para o Osasco. Fofão usava todo o seu repertório, o bloqueio estava bem montado, Natália e Gabi estavam afinadas e o adversário não reagia. Com o placar marcando 18/11, ela foi chamada para o banco. De lá, aplaudiu a distribuição feita por Roberta e ainda conversava um pouco. Ganhou um beijo no braço do fisioterapeuta Guilherme Tenius, o Fiapo. Os dois tiveram um trabalho intenso nesta temporada para que as panturrilhas e os tendões de Aquiles não a impedissem de cumprir seu objetivo. Fofão cuidou da parte física como nunca antes.
-  Ela não teve nenhuma lesão séria nesta temporada. Sentia um pouco de dor em alguns períodos, mas emagreceu quase 5kg nos últimos dois meses e, mais leve, ajudou no processo. A gente segurava ela em alguns treinos e sempre era mandada para o balde de gelo. Fofão chegou zerada a esta decisão - comemorava Fiapo.  
Sem dores e doida pelo título. Tinha pressa. No segundo set, foi a primeira a se colocar na linha lateral da quadra. Queria jogo. Fazia segredo na rede, colocando a mão na frente da boca para combinar o que seria feito. Reclamava com o árbitro, levava a melhor e caminhava a passos firmes para o saque. Numa jogada que começou toda errada e terminou com uma pancada de Gabi, reservou um afago na cabeça e um beijo para a jovem ponteira. A equipe comandava o placar (15/12). O 2 a 0 estava próximo. Bernardinho promoveu a inversão e a campeã olímpica ia novamente para o banco (24/21). Ficou só um ataque fora. Mas a parcial foi para o bolso.
Fofão caravana Rio de Janeiro vôlei (Foto: Arquivo pessoal)Parte da caravana com parentes, amigos e o marido (de camisa preta) de Fofão (Foto: Arquivo pessoal)
Durante o intervalo, acompanhava parte da apresentação de dança com os mascotes. Ao lado de Gabi, só parou de aquecer para falar e beijar a mão da amiga. Só faltava uma parcial. Dona Eurides levava as mãos ao rosto quando o Osasco cravava a bola no chão e ensaiava uma reação (6/4). A filha seguia impassível. Ouvia rapidamente a orientação do técnico e o pedido de virada cantado pela torcida. Veio o empate e Fofão começava a reger a arquibancada. Se o lance seguinte não saiu como queria, sentiu-se com sorte ao ver o saque do rival ir para fora. Olhou para cima, como se dissesse ainda bem.  Novo empate. Mas a virada chegou e os dedos apontaram para o alto. Parecia ter sentido ali que o troféu estava nas mãos. Ginásio todo de pé. Match point. O primeiro foi salvo. O segundo não. Braços erguidos, mãos na cabeça, abraço das companheiras. Fofão estava nas alturas. Foi jogada inúmeras vezes para o alto. 
01
MARIDO CHORA
Já tinha agradecido a elas. Mas precisava fazer o mesmo com a família. Achou o marido e deu-lhe um beijo. Localizou sua caravana e acenou. A música de fundo (Happy, de Pharrell Williams) combinava com o momento. Estava feliz com a despedida perfeita. Não queria que ninguém a visse chorando. Correu das entrevistas e economizou nas palavras quando percebeu que não conseguiria segurar as lágrimas. Partiu em direção ao vestiário sob aplausos. 
- Chorei com ela aqui na grade. Quem poderia imaginar que ela teria uma carreira tão longa, que aos 45 anos seria campeã no maior campeonato do país pela quinta vez? Quem poderia imaginar que depois de ficar no banco por tantos anos fosse ganhar um ouro olímpico? Ela foi a cinco Olimpíadas, ganhou três medalhas... Eu me lembro das noites em que dormia e fazia gestos de defesa quando sonhava com Bernardinho atacando bolas em cima dela nos treinos (risos). Não tinha como alguém, lá no começo, dizer que ela escreveria essa bonita história - disse João Marcio.
Ao longe, ele avistou a mulher, sorridente. Fofão estava descontraída, sempre ladeada por Fabi. A dona da festa organizava o posicionamento de Fabiana, central do Sesi-SP, no terceiro degrau do pódio. Riram um bocado durante a cerimônia de premiação. Posou para fotos e quando se deu conta, estava com uma coroa de cartolina na cabeça. Tratou logo de tirá-la, arrancando gargalhadas das companheiras. Antes de ser eleita a melhor jogadora da final (recebeu o prêmio das mãos de Emanuel e o reverenciou) e de erguer a taça referente ao 10º título da equipe, Fofão foi homenageada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). A placa e as flores foram dadas pela mãe. Minutos após o momento de emoção, chamou Regiane e lhe ofereceu o buquê.
Fofão Rio de Janeiro vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Companheiras se uniram para dar a despedida que Fofão merecia (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
- Ela falou: "É para você, minha querida". Na despedida dela aqui na Superliga, é um presente e tanto. Isso foi como um troféu para mim - afirmou a ponteira. 
Com as mãos imitando o formato de um coração, a capitã agradecia a torcida que levou faixas, gritou seu nome e apoiou o time. O dever havia sido cumprido. Mas ainda falta um compromisso antes do adeus, antes de ser ex-Fofão e passar a atender por dona Helia, como brinca: a disputa do Mundial de Clubes, na Suíça. Terça-feira é dia de treino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário