segunda-feira, 27 de abril de 2015

Surfista fica em estado crítico após ataque de tubarão de 6m na Austrália

Chris Blowes, de 26 anos, surfava em Fishery Bay, a 40 km de Port Lincoln, quando o enorme tubarão branco o atacou a 350m da praia. Australiano está na UTI de hospital

Por Rio de Janeiro
Surfista Chris Blowes luta pela vida após ataque de tubarão branco de seis metros na Austrália (Foto: Reprodução/Facebook)Chris Blowes luta pela vida após ataque de tubarão de 6m (Foto: Reprodução/Facebook)
O surfista Chris Blowes, de 26 anos, se encontra em estado crítico após sofrer o ataque de um tubarão branco de seis metros no sul da Austrália. O acidente ocorreu na manhã do último sábado, quando ele surfava a 350 metros da praia, no pico conhecido como "Right Point", em Fishery Bay, a cerca de 40 quilômetros ao sul de Port Lincoln. Depois de ser encaminhado para o Port Lincoln Hospital, o australiano foi transferido de helicóptero para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Royal Adelaide Hospital, em Adelaide, cidade com mais recursos para atender o jovem em estado grave. De acordo com as autoridades locais, Blowes precisou ser reanimado na ambulância.  
Blowes estava na água com outros 12 surfistas quando foi atacado pelo enorme tubarão, descrito pelas testemunhas como "monstro gigante". De acordo com a mídia local, ele teria sofrido algumas mordidas antes de o animal ter arrancado uma parte de sua perna (da coxa para baixo). Após ser resgatado, alguns surfistas e amigos do australiano fizeram um torniquete na tentativa de estancar o sangramento. 
- O tubarão veio, arrancou a perna dele e os caras o ajudaram, levando-o até o penhasco - disse Glenn Lugg, que surfa há 25 anos no pico e assistiu ao ataque da areia, em uma entrevista ao jornal "Adelaide Now" - Eu estava ali só olhando o tubarão se afastando em direção ao oceano com a prancha. Obviamente, o tubarão ainda estava com a perna dele e nadando em círculos. Havia sangue por todo o lado - completou a testemunha. 
Surfista Chris Bolwes em estado crítico após ataque de tubarão de 6m na Austrália (Foto: Reprodução/surfeuropemag.com)Surfista fica em estado crítico após ataque de tubarão de 6m na Austrália (Foto: Reprodução/surfeuropemag.com)
Após o incidente, a polícia local espalhou cartazes pela praia avisando sobre o risco de novos ataques na região. De acordo com as autoridades, o acidente teria acontecido em um dia de condições perigosas, em que não era possível observar o fundo do mar e detectar a presença de tubarões. Muitas vezes, os ataques acontecem porque os humanos são confundidos com focas, tartarugas ou golfinhos. Há 10 anos, um outro surfista, Jake Heron, foi atacado por um tubarão branco de quatro metros em Fishery Bay. Ele lutou com o animal e conseguiu escapar depois de acertar alguns chutes, levando 20 pontos no braço e outros 40 na coxa.
Pescadores locais afirmam que o número de tubarões vistos na área aumentou recentemente. 
- Muitos tubarões têm sido vistos recentemente nas localidades próximas à costa de Fishery Bay, bem na esquina. E os que viram disseram que eles estão mais agressivos atualmente - disse Jonas Woolford, presidente da associação de pescadores da região, à "ABC".

Nenhum comentário:

Postar um comentário