terça-feira, 21 de julho de 2015

Chegou o 10: Flamengo confirma a contratação do meio-campo Ederson

Após conseguir liberação do Lazio, jogador foi confirmado pelo rubro-negro. Dirigente diz que determinação de atleta foi crucial: "Abdicou de parte financeira relevante"

Por Rio de Janeiro
O anúncio que faltava finalmente aconteceu. O diretor de futebol Rodrigo Caetano, depois de algumas horas de suspense entre a rescisão de Ederson no Lazio e a coletiva de imprensa de apresentação do zagueiro César, confirmou a negociação com o meia de 29 anos. O dirigente assina em definitivo com o Flamengo um contrato com duração até o fim de 2017.

Embora os valores sejam outros - sem a necessidade de grande operação financeira, como foi o caso da chegada de Guerrero -, a contratação de Ederson é tratada com impacto quase do mesmo tamanho por Rodrigo Caetano. Com cinco partidas e um gol apenas na última temporada, Ederson ganhou a defesa do dirigente ainda antes de sua chegada. O dirigente minimizou as lesões dos últimos anos do jogador - "apenas duas espaçadas, não jogou mais por opção técnica" -, rechaçou comparação com Carlos Eduardo, outro atleta que vinha de problemas musculares, e lembrou que o atleta ainda tem mercado na Europa, mas volta por esforço próprio e pelas metas pessoais que tem na carreira.  
 ederson lyon x apoel (Foto: Reuters)Ederson vai tentar reviver, no Flamengo, o bom momento que viveu com a camisa do Lyon, da França (Foto: Reuters)
O diretor de futebol do Flamengo revelou que Ederson abriu mão de dinheiro para voltar ao Brasil, pois tinha ainda mais dois anos de contrato com o Lazio. Embora não tenha confirmado os valores da negociação, Caetano confirmou que o atleta negociou a rescisão deixando de receber salários do restante do contrato com o clube italiano.  
- Vale registrar que tudo isso que aconteceu partiu dele. Ele queria voltar 11 anos após sua saída, principalmente para atender o convite do Flamengo. Todos sabem que procuramos jogadores com essas características. Esperamos aqui que consiga reeditar os bons momentos de Nice, Lyon e Lazio, no início. Ele fez um esforço financeiro e pessoal. É o quanto ele valoriza a oportunidade de vestir a camisa 10 do Flamengo - explicou o dirigente, depois de confirmar a contratação minutos depois da apresentação do zagueiro César. - Ederson rescindiu hoje e já assinou conosco contrato até o fim de 2017. Estamos ajustando detalhes, provavelmente ele será apresentado na sexta-feira. Ele sai da Itália na quinta-feira.

Livre do contrato com o Lazio, com quem tinha vínculo até o meio do ano que vem, Ederson pode ser inscrito até o dia 15 de setembro deste ano - prazo limite para condição de jogo dos atletas no Campeonato Brasileiro. A rescisão com o Lazio permite que o rubro-negro inscreva o jogador fora da janela de transferências do futebol internacional para o brasileiro - que se encerra às 24h desta terça-feira.
- Jogador quando se torna livre não se encaixa na restrição da janela. Em nenhum momento negociamos com o Lazio, apenas diretamente com o jogador. Hoje (terça) transformamos o acordo em contrato. Quando chegar toda a parte burocrática se dará aqui conosco. Já tem compromisso conosco firmado até o fim de 2017.
Rodrigo Caetano do Flamengo em entrevista coletiva (Foto: Felippe Costa)Rodrigo Caetano disse que Ederson fez um "esforço financeiro e pessoal" para jogar no Flamengo (Foto: Felippe Costa)
Revelado pelo RS Futebol Clube, onde o diretor de futebol Rodrigo Caetano iniciou sua carreira como dirigente esportivo, Ederson Honorato Campos nasceu em Parapuã, interior de São Paulo. Ele atuou no Brasil pelo Internacional e Juventude. Fora do país, jogou pelo Nice e Lyon na França, antes de se transferir para o Lazio.
Em 2010, foi convocado na primeira partida de Mano Menezes pela seleção brasileira. Ele  entrou no segundo tempo e se lesionou com apenas três minutos em campo, em amistoso contra os EUA (veja no vídeo abaixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário