terça-feira, 21 de julho de 2015

Yes, we can! Brasil vence os EUA no hóquei na grama e vai ao Rio 2016

Seleção bate os americanos nas quartas de final dos Jogos Pan-Americanos e consegue vaga inédita para as Olimpíadas. Jogadores choraram ao fim da partida

Por Direto de Toronto, Canadá
Yes, we can! O esporte é minúsculo no Brasil, mas o tamanho do sonho dos meninos do hóquei sobre a grama era gigante. Fora da elite da modalidade, eles começaram há dois anos a busca por uma inédita vaga para as Olimpíadas. Superaram o preconceito dos rivais, até da família, treinaram fora do país e nesta terça-feira fizeram história. Ao vencer os Estados Unidos, 26º do ranking mundial da modalidade, nos pênaltis após o empate em 1 a 1, pelas quartas de final dos Jogos Pan-Americanos, no Canadá, o Brasil não só segue na briga por medalhas como conquistou o direito de disputar os Jogos Olímpicos de 2016. No total, 12 países vão estar no Rio de Janeiro disputando a medalha de ouro. Além da seleção, sete já garantiram vaga: India, Alemanha, Argentina, Holanda, Austrália, Bélgica e Grã-Bretanha. 
Na semifinal, na próxima quinta-feira, o Brasil vai enfrentar o Canadá. A partida acontece às 20h30 (de Brasília). Na outra semifinal jogam Argentina e Chile. 
hóquei sobre grama brasil x eua pan-americano 2015 (Foto: William Lucas/inovafoto)Brasil bateu os EUA nos pênaltis e está garantido nos Jogos do Rio (Foto: William Lucas/inovafoto)

Saiba mais sobre o time de hóquei sobre grama do Brasil:
+ "Jamaica Abaixo de Zero" do hóquei, seleção brasileira não liga para comparações
+ Adotado por inglês aos seis meses, jogador brasileiro de hóquei quer conhecer mãe
+ Super-heróis: goleiros de hóquei usam armadura e agarram chutes a 120km/h
+ Advogado abandona carreira por sonho olímpico no hóquei: "É paixão"
+ Defensor conseguiu vaga na seleção de hóquei por e-mail
+ Pelo sonho de 2016, artilheiro da seleção tatuou anéis olímpicos na pele
+ Camisa 10 da seleção de hóquei fez todos os gols da seleção no Pan

Será a primeira vez que o país terá um time da modalidade disputando as Olimpíadas. Após o apito final no campo da Universidade de Toronto, os jogadores não contiveram a emoção. Choraram, se abraçaram e festejaram muito a vaga que tanto buscaram e pela qual sacrificaram o trabalho e o estudo.
- Olha, eu não sei o que falar. Não sei se rio, se choro. É uma emoção muito grande. Uma felicidade imensa. Eu não sei o que dizer. Só sei que somos uma família, passamos por muitas coisas, provações, não desistimos, perseveramos, treinamos e hoje pudemos comemorar a maior vitória de nossas vidas. Vamos para as Olimpíadas do Rio 2016. Isso é um sonho - disse Bruno Mendonça ao final do jogo.
O Brasil é apenas o número 33 do mundo no hóquei sobre a grama e nunca conseguiu resultados expressivos internacionalmente. No Pan do Rio 2007, o único que havia disputado até então, perdeu todos os jogos e terminou em último lugar. Nunca disputou uma Copa do Mundo e a melhor colocação em um Campeonato Sul-Americano foi o terceiro lugar em 2013, quando o projeto do sonho olímpico já caminhava.
- Não dá para descrever. Não sei que horas a ficha vai cair. É muita alegria, eu não consigo expressar isso. É Olimpíadas. É vibrar bastante hoje, chorar, mas não vamos parar por aqui. Estamos nas semifinais e porque não podemos sonhar com uma medalha? - disse o capitão André Luiz Patrocínio.
hóquei sobre grama brasil x eua pan-americano 2015 (Foto: William Lucas/inovafoto)Comemoração calorosa após a vitória (Foto: William Lucas/inovafoto)

BORGES FAZ GOL E FAUSTINO SALVA NOS PÊNALTIS
O jogo começou com os EUA assustando. Aos dois minutos, Holt bateu cruzado e Faustino defendeu. Na sequência, o Brasil cometeu uma infração e quase levou o primeiro gol em escanteio curto dos americanos. Aos seis minutos, o Brasil quase fez seu primeiro gol com Stéphane em outro escanteio curto, mas o goleiro americano salvou. No restante do primeiro período as equipes trocaram passes e não chegaram com perigo.

O segundo período foi mais do Brasil. A seleção chegou bem com Lucas Paixão e Stéphane, mas não conseguiu os gols. Aos oito minutos, Bruno Sousa salvou o Brasil debaixo da trave em chute de Orozco. Um minuto depois, os EUA tiveram um gol anulado por irregularidade na área do Brasil e o segundo período manteve o 0 a 0 no placar.

A terceira etapa teve início com pressão brasileira em busca do gol da vitória. Aos três minutos, a seleção saiu na frente com Matheus Borges. Em escanteio curto, ele recebeu de Bruno Sousa e finalizou para vencer o goleiro Rea: 1 a 0 para o Brasil. Foi o terceiro gol de Borges no Pan e o mais importante até agora na competição. No quarto e último período, os Estados Unidos assustaram aos 10 minutos, mas Faustino tirou novamente em cima da linha. Aos 56 minutos, os americanos empataram com Sundeen. Após lançamento da ponta, ele escorou dentro da área: 1 a 1. Sem outros gols, a decisão foi para os pênaltis. 
O clima era de tensão. Mas foi quando o goleiro Faustino brilhou. Ele defendeu três cobranças. E com os gols de Lucas Paixão, Yuri e Bruno Sousa, o Brasil garantiu a vaga nas Olimpíadas. Além de avançar para uma inédita semifinal dos Jogos Pan-Americanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário