segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Brasileirão tem o turno com a segunda pior média de gols nos pontos corridos

Campeonato deste ano só supera a edição de 2014 no quesito gols marcados. Vasco balança a rede menos vezes que o artilheiro Ricardo Oliveira e puxa média para baixo

Por Rio de Janeiro
santos x palmeiras ricardo oliveira (Foto: Marcos Ribolli)Artilheiro do Brasileirão com 10 gols, Ricardo Oliveira
marcou dois a mais que o Vasco (Foto: Marcos Ribolli)
Os torcedores assistiram a jogos emocionantes e com muita bola na rede no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, como Internacional 5 x 0 Grêmio, Corinthians 4 x 3 Sport e Palmeiras 4 x 2 Flamengo. Mas no geral eles não têm soltado tanto o grito de gol. Isso porque a edição atual registra, na sua primeira metade, a segunda pior média de gols da era dos pontos corridos. São 421 gols, média de 21 por rodada. Os números só são melhores em comparação com os do Brasileirão 2014, que teve 400 gols (média de 20 por rodada).
Lanterna da competição, o Vasco é dono do pior ataque, com apenas oito gols marcados. Como parâmetro: o atacante Ricardo Oliveira, do Santos, é o artilheiro do Brasileirão, com 10 gols. Alexandre Pato, do São Paulo, empata com o Gigante da Colina no quesito. O artilheiro do Cruz-Maltino é o colombiano Riascos, com apenas três.
Por outro lado, times como Atlético-MG, Palmeiras e Sport puxam a média para cima. O Galo tem 33 gols, sete deles feitos pelo argentino Lucas Pratto. O Verdão tem 32, com destaque para a dupla Leandro Pereira e Rafael Marques (seis cada). O Sport vem logo atrás, com 31. André e Diego Souza, ambos do Sport, também têm seis cada.
Número de gols; Brasileiro; Brasileirão (Foto: Arte/GloboEsporte.com)


ARTILHEIRO NA MÉDIA DOS ÚLTIMOS ANOS
Se os times estão mais econômicos no número de gols marcados, o artilheiro está na média dos últimos anos. Com os 10 anotados, Ricardo Oliveira empata com os goleadores de 2009 (Adriano, pelo Flamengo), de 2012 (Vagner Love, também pelo Flamengo) e 2014 (Marcelo Moreno, pelo Cruzeiro).
O santista poderia ter uma vantagem maior na ponta. Ele desperdiçou dois pênaltis nos últimos dois jogos – um na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, outro no empate sem gols com o Atlético-PR. Apesar disso, ele manteve vantagem sobre os concorrentes diretos na edição atual. Alexandre Pato tem oito gols, e Lucas Pratto e Jadson, sete.
O maior artilheiro do primeiro turno dos pontos corridos foi Dimba, pelo Goiás, em 2003. Na ocasião, ele marcou 17 gols – o Brasileirão, na época, tinha 24 times. De 2006 para cá, quando o campeonato passou a ter 20 clubes, nenhum jogador conseguiu superar a marca dos 12 gols no primeiro turno (confira a lista completa abaixo).
Artilheiros; Campeonato Brasileiro (Foto: Arte/GloboEsporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário