segunda-feira, 28 de março de 2016

Medina é eliminado por calouro australiano na terceira fase de Bells

Gabriel não consegue escolher boas ondas e vê Davey Cathels surfar em alto nível para vencer a disputa por vaga na quarta fase. Caio Ibelli bate John John e avança

Por Bells Beach, Austrália
Gabriel Medina ficou bem longe dos seus melhores dias e pagou caro por isso, na terceira fase da etapa de Bells Beach (AUS), a segunda do Circuito Mundial de 2016. Errando na escolha das ondas e falhando na tentativa de ser radical, o campeão mundial de 2014 foi eliminado na noite deste domingo (manhã de segunda na Austrália) pelo novato australiano Davey Cathels por 15.40 a 12.07. Com o revés, Gabriel se despede com a modesta 13ª colocação, assim como aconteceu na Gold Coast, há 12 dias, na abertura da temporada da elite do surfe mundial. É um início muito abaixo do que o fenômeno de Maresias esperava para dar uma boa largada na busca pelo seu bicampeonato mundial.
O único brasileiro a se dar bem neste domingo em Bells foi o paulistano Caio Ibelli. Novato na elite, assim como o algoz de Medina, ele deixou claro que não será um mero coadjuvante no meio dos principais surfistas do mundo. O campeão mundial júnior de 2012 se apresentou muito bem para bater o favorito havaiano John John Florence com uma onda nos minutos finais por 15.54 a 15.50 e avançar à quarta fase, na qual já estavam dois brasileiros: Italo Ferreira e Wiggoly Dantas, que carimbaram as suas vagas no sábado.
Gabriel Medina terceira fase Bells Beach 2016 surfe (Foto: Divulgação/WSL)Gabriel Medina tenta completar manobra na derrota para Cathels (Foto: Divulgação/WSL)
Após a realização das seis últimas baterias da terceira fase, a Liga Mundial de Surfe (WSL) viu que o mar estava cada vez pior (ondas mexidas e vento forte) e decidiu encerrar a disputa neste quarto de 12 dias da janela para a realização do campeonato em Bells. Uma nova chamada será feita às 18h (de Brasília) desta segunda-feira.
A queda de Medina
Gabriel viu o seu oponente começar na frente do placar. Depois de cair após a dropada e receber somente 2.33 dos juízes, o australiano, calouro no CT, se jogou em uma segunda direita e fez algumas boas manobras para ganhar nota 6.17. O surfista brasileiro mais famoso de todos os tempos respondeu logo a seguir e não conseguiu mostrar todo seu potencial, pois a onda foi pequena e sem grande parede. A nota 4.33 não lhe ajudou muito, porém Medina logo encontrou outra direita e obteve 5.60 para atingir 9.93 pontos e assumir a dianteira.
Cathels demonstrou frieza e boa leitura da ondas para não deixar barato e retomar a ponta. Ele surfou com velocidade uma onda um pouco mais sólida do que a de Gabriel e fez bem o seu trabalho nas batidas para receber 6.83 e chegar aos 13.00, obrigando Medina a buscar 7.40 em uma onda ou até trocar as duas para ter um somatório maior. 
Quando o cronômetro marcava 15 minutos para o fim do duelo, justamente a metade, Gabriel aplicou um aéreo, mas acabou não conseguindo aterrissar e recebeu só 2.33. Estranhamente, a fera brasileira demonstrou nervosismo e escolheu duas ondas ruins em sequência para tentar tirar o aussie da ponta.
Não estava nada fácil para Medina. E as coisas ainda ficaram piores quando Cathels conseguiu a melhor onda da bateria. Ele espancou a parede de uma direita de qualidade e tirou nota 8.57, para obrigar Gabriel a buscar um 8.93. O tempo foi passando e Gabriel obteve um 6.47, mas era muito pouco para quem precisava derrubar um inspirado rival. Vitória de Davey, a maior da carreira dele até aqui em duas etapas no Circuito Mundial.
Caio Ibelli despacha o favorito John John Florence
Campeão do QS, a divisão de acesso, em 2015, Caio Ibelli demonstrou tranquilidade mais uma vez para competir na elite do surfe mundial. Ele iniciou a bateria tomando a iniciativa e dropou uma onda que parecia ter potencial, mas acabou ficando cheia e pequena. O paulistano executou boas batidas e tirou nota 5.17. Na onda seguinte, porém, John John foi mais eficiente e deu sorte na onda. Ela abriu mais e proporcionou uma boa parede para encaixar manobras mais fortes, como um layback, e receber 7.67.
Caio Ibelli comemora com torcida brasileira em Bells Beach (Foto: WSL / Ed Sloane)Caio Ibelli comemora com torcida brasileira em Bells Beach (Foto: WSL / Ed Sloane)
Apesar da pressão exercida pelo havaiano, Caio não se intimidou e se jogou em outra direita. Assim como a primeira, a onda acabou não armando muito, e o calouro da elite fez o que pôde: duas batidas e uma boa finalização para descolar 5.57, passar a somar 10.74e reassumir a ponta. No entanto, isso durou pouco tempo. Florence veio em uma direita sem grande qualidade, mas fez o necessário para obter 5.33 e chegar a 13.00, obrigando Ibelli a correr atrás de 7.44.
Obstinado, Caio foi atrás do que precisava. Ele pegou uma onda da série e mandou ver no ponto crítico das ondas e nos arcos para conseguir 7,67 e pular para a liderança do confronto. A disputa ficou bastante acirrada, com Caio somando 13.24, e John John com 13.00, buscando 5.57 para retomar a dianteira.
Faltando cinco minutos, o jovem havaiano mostrou a sua grande qualidade e ganhou 7.83 dos juízes, após uma onda com três manobras apenas, mas todas com bastante força e precisão, principalmente a de finalização. Nos minutos finais, Caio precisava de 7.83 para levar a melhor. Quando restavam três minutos, ele pegou uma onda que lhe deu boas chances de atingir o objetivo, e vibrou muito. Estava na mão dos juízes. E eles gostaram do que viram e deram 7.87 para Ibelli sair vitorioso por 15.54 a 15.50. Grande triunfo do calouro.
- Eu encontrei duas boas ondas no fim e pude vencer. Estou muito feliz por ter vencido essa bateria importante e por ter avançado de fase - disse Caio.

Fanning segue rumo ao penta em Bells, e Kelly Slater dá adeus 
Quatro vezes vencedor da etapa de Bells Beach, Mick Fanning demonstrou que está forte para tocar o sino mais uma vez antes de dar uma pausa no Circuito Mundial. Ele apresentou um grande surfe e somou 16.60 para despachar o havaiano Dusty Payne (11.57) e passar para a terceira fase. Após esta segunda etapa do Circuito Mundial de 2016, o australiano tricampeão mundial só pretende retornar às disputas em Jeffreys Bay, na África do Sul, em julho, no palco do seu incidente com um tubarão que foi um dos principais fatos esportivos do ano passado.
Mick Fanning terceira fase Bells Beach surfe (Foto: Divulgação/WSL)Mick Fanning pega boa onda na terceira fase, em Bells Beach (Foto: Divulgação/WSL)
Se Fanning segue vivo, outro grande nome do surfe, o maior deles, deu mais um adeus precoce desta temporada. Após cair na segunda fase (25º lugar) na abertura do Tour deste ano, na Gold Coast, o mito americano Kelly Slater, dono de 11 títulos mundiais, não passou da terceira fase em Bells. Ele foi eliminado pelo taitiano Michel Bourez por 14.83 a 13.70, despedindo-se na 13ª colocação. Slater também buscava o penta em Bells.
O Brazilian Storm entrou com oito surfistas em Bells Beach: Mineirinho, Medina, Italo Ferreira, Caio Ibelli, Alex Ribeiro, Miguel Pupo, Wiggolly Dantas e Jadson André. Lesionados, Filipe Toledo, que vai ficar das próximas duas etapas, e Alejo Muniz, ainda em recuperação de uma lesão no joelho, foram os desfalques. A terceira e última etapa da perna australiana será em Margaret River, de 8 a 19 de abril. 
BATERIAS DA TERCEIRA FASE
1: Italo Ferreira (BRA) 17.00 x Sebastian Zietz (HAV) 15.83
2: Nat Young (EUA) 13.50 x Stuart Kennedy (AUS) 7.67
3: Julian Wilson (AUS) 12.44 x Miguel Pupo (BRA) 9.67
4: Matt Wilkinson (AUS) 15.47 x Kanoa Igarashi (EUA) 8.37
5: Wiggolly Dantas (BRA)13.37 x Adrian Buchan (AUS) 12.60
6: Mason Ho (HAV) 15.10 x Adriano de Souza (BRA) 14.33
7: Mick Fanning (AUS) 16.60 x Dusty Payne (HAV) 11.57
8: Jordy Smith (AFS) 15.33 x Kai Otton (AUS) 13.26
9: Joel Parkinson (AUS) 14.56 x Conner Coffin (EUA) 16.27
10: Kelly Slater (EUA) 13.70 x Michel Bourez (TAH) 14.83
11: John John Florence (HAV) 15.50 x Caio Ibelli (BRA) 15.54
12: Gabriel Medina (BRA) 12.07 x Davey Cathels (AUS) 15.40
BATERIAS DA QUARTA FASE
1. Italo Ferreira (BRA) x Nat Young (EUA) x Julian Wilson (AUS)
2. Matt Wilkinson (AUS) x Wiggolly Dantas (BRA) x Mason Ho (HAV)
3. Mick Fanning (AUS) x Jordy Smith (AFS) x Conner Coffin (EUA)
4. Michel Bourez (TAH) x Caio Ibelli (BRA) x Davey Cathels (AUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário