sexta-feira, 29 de julho de 2016

Exercício na Vila fez com que sistema não fosse ligado em prédio australiano

Rio 2016 coloca um bombeiro por andar de plantão até novo teste no sábado e explica à delegação motivo de falha na resposta ao incidente em reunião nesta sexta

Por Rio de Janeiro
Bombeiros na Vila (Foto: Reprodução/Twitter)Bombeiros foram acionados na Vila (Foto: Reprodução/Twitter)
Dois fatos "sincronizados" acabaram causando o incidente que provocou a evacuação do prédio da Austrália na Vila dos Atletas na tarde desta sexta-feira. O chefe de comunicação da delegação, Mike Tancred, informou que, após o incêndio no prédio que abriga o grupo, o Rio 2016 destacou um bombeiro para cada andar do edifício. Eles permanecerão de plantão até um novo teste no sistema de alarme neste sábado. Sem deixar claro se isso foi uma exigência do Comitê Olímpico da Austrália, Tancred garantiu que a delegação permanece na Vila.

- A Austrália fica na Vila Olímpica, nunca dissemos isso. Definitivamente não estamos deixando a Vila - disse Tancred, negando as alegações de que a delegação teria ameaçado deixar novamente o condomínio se não fosse atendida sua exigência em relação aos bombeiros.

O Rio 2016, por sua vez, explicou aos australianos em reunião nesta sexta o motivo de o incêndio ter continuado sem a ação imediata de bombeiros. Segundo uma fonte no comitê, havia uma simulação em andamento em sete dos 31 edifícios da Vila dos Atletas, entre eles o imóvel ocupado pelos australianos. Quando um dos alarmes disparou, o técnico acreditou que se tratava do exercício e desligou o sistema. Assim, o incêndio continuou, a fumaça se espalhou, e o local foi evacuado. Nos prédios da Vila, o sistema de exaustão é único e, por isso, a fumaça subiu. Pessoas ficaram assustadas e deixaram o local rapidamente. Não foi acionado o sistema que jorra água nos apartamentos.
O GloboEsporte.com apurou que uma guimba de cigarro numa caixa de papelão causou o princípio de incêndio, que acionou os exaustores do prédio. Depois do fogo ter sido contido, atletas e integrantes da delegação australiana - quase cem pessoas - voltaram aos quartos. O problema começou por volta das 16h50 e durou menos de dez minutos. 

- Houve um incêndio no prédio, ainda não sabemos o que aconteceu. Apenas nos mandaram descer correndo e fizemos isso. Mas depois não demorou muito e todos puderam voltar - contou um atleta australiano, que preferiu não revelar o nome.
Incêndio Austrália Vila Olímpica (Foto: GloboEsporte.com)Incêndio fez com que prédio da Austrália na Vila Olímpica fosse evacuado (Foto: GloboEsporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário