quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Assassino, Mercenário, Martelo... veja os apelidos mais comuns do MMA

Sensei SporTV revela o motivo dos codinomes utilizados pelos lutadores

Por Rio de Janeiro
42 comentários
Os apelidos fazem parte da cultura do MMA. Que fã consegue imaginar Bruce Buffer anunciando o Anderson Silva no UFC sem chamá-lo de Spider? Porém, alguns apelidos se tornaram comuns pela repetição. O "Sensei SporTV" fez uma pesquisa em um site especializado em cartéis de lutadores e conferiu quais são os mais comuns no esporte. Os líderes são os "assassinos" e os "mercenários", com mais de 50 registros.
Além deles, existem mais de 40 matadores. Entre os que são conhecidos como "martelo" ou "marreta" foram encontrados mais de 30. "Dragões", como Lyoto Machida", "caçadores" e "psicóticos" têm mais de 20. Os "aranhas", como Anderson Silva, são 19, além de 14 atletas com apelidos referentes à velocidade.
No UFC ainda não houve registro de duelo entre lutadores com o mesmo apelido, mas Bruce Buffer se recorda de ter anunciado o mesmo apelido duas vezes durante um evento.
- Já apresentei o mesmo apelido duas vezes na mesma noite. Dois caras diferentes, um no card preliminar e outro no evento principal. Então, fazer o quê? É fazer o que o lutador quer, tem que fazer o que ele pediu. Mas eu tento dar um estilo único para cada um - recordou.
Bruce Buffer UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Bruce Buffer lembrou da noite em que anunciou dois apelidos iguais no UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)
Normalmente os apelidos são impostos. Como disse Wallid Ismail, "apelido você não escolhe, colocam em você". No caso de Ronaldo Jacaré, surgiu contra a vontade dele, mas acabou se tornando sua marca registrada após cada vitória.
- Eu vivia no tatame. O símbolo da academia era um jacaré e o pessoal falava que eu aparecia mais que o símbolo na academia. Comecei a treinar muito, fiquei com a pegada muito forte e dizem que o Jacaré quando segura não solta mais. Aí o apelido pegou - contou.
No caso de Rodrigo Minotauro, o apelido veio na adolescência, de forma espontânea.
- O apelido Minotauro veio de uma brincadeira de um amigo meu quando tinha 14, 15 anos. Ele ligou para mulher dele dizendo para cancelar o restaurante japonês que eles iam comer porque ele ia treinar com um garoto que parecia um minotauro. Aí nas competições começaram a falar de "Minotauro da Bahia" e ficou - disse.
ufc 163 rodrigo minotauro (Foto: Adriano Albuquerque)Apelido de Minotauro surgiu na adolescência (Foto: Adriano Albuquerque)
As características marcantes também acabaram virando motivo para apelido. No caso de Chuck Lidell, sua frieza foi a responsável por receber a alcunha de "Iceman" (Homem de Gelo).
- Meu treinador apelidava todo mundo, mas me chamava de "Iceman" porque eu não ficava nervoso antes das lutas - declarou.
Entretanto, Wallid Ismail, que garantiu que já tentaram emplacar muitos apelidos nele mas não conseguiram, afirmou que existe algo mais importante que isso.
- Na realidade o que importa na vida é a atitude. Você pode ter o pior apelido do mundo, mas se não tiver uma boa atitude, você já era - finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário