sábado, 16 de novembro de 2013

Dono do terceiro melhor nocaute do
UFC, Edson Barboza diz: 'Gratificante'

Chute rodado sobre Terry Etim foi lembrado na lista montada em homenagem aos 20 anos do esporte. À frente, estão Weidman e Anderson Silva: 'Têm muita história'

Por Nova Friburgo, RJ
26 comentários
 
Um chute rodado, um adversário caído, inerte, e uma imagem que ficaria para a história. A luta do dia 14 de janeiro do ano passado colocou Edson Barboza Júnior em evidência no universo do UFC. O golpe aplicado de maneira certeira no queixo de Terry Etim, no terceiro round, deu a vitória ao lutador, o prêmio de melhor nocaute da noite e, meses depois, o de melhor do ano. Agora, o reconhecimento vem de outra forma. Em comemoração aos 20 anos do UFC, a organização elegeu os 20 maiores nocautes. O de Edson ficou na terceira posição.

A lista tem nomes como Vitor Belfort, Chuck Lidell, Rich Franklin e Maurício Shogun. O golpe do lutador nascido em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, ficou à frente de todos. Somente as lendas Chris Weidman - sobre Anderson Silva - e o próprio Anderson Silva - na luta contra Vitor Belfort - o superaram.

 - É gratificante. Eles (Weidman e Spider) estão entre maiores nomes da história do esporte. E os dois nocautes que ficaram na minha frente têm muita história. É realmente muito legal fazer parte da história do maior evento de MMA do mundo - comemora Edson.

O golpe foi com pouco mais de três minutos do terceiro round. O combate estava equilibrado até o chute decisivo. Ao se lembrar da luta, Edson diz que sentiu o momento certo, girou, acertou Terry em cheio e foi colher os louros da vitória. Segundo ele, algo que estava na cabeça desde a infância.

- Esse giro não era uma coisa que fazia parte do meu camp de treinamento, mas eu sei fazê-lo desde que eu comecei a treinar muay thai e que tinha oito anos de idade. Então eu acho que já está nas minhas veias, no meu sangue esse movimento. Conforme o andar da luta, eu percebi que ele estava abaixando as mãos para proteger meus chutes na barriga, então eu sabia que ele poderia abaixar as mãos. Foi quando eu tentei o giro na cabeça, que Graças a Deus deu certo - recordou.
terry etim e Edson Barboza ufc rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Edson Barboza entrou para a história ao nacautear Terry Etim (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

 A próxima luta de Edson Barboza é daqui a um mês, em Sacramento, nos EUA, contra o americano Danny Castillo. Em busca de novos nocautes, Juninho não quer ser lembrado apenas pelo chute rodado.

- Espero conseguir mais nocautes diferentes.
Confira a lista dos 20 maiores nocautes do UFC
1º - Anderson Silva (sobre Vitor Belfort)
2º - Crhis Weidman (sobre Anderson Silva)
3º - Edson Barboza (sobre Terry Etim)
4º - Gabriel Gonzaga (sobre Mirko Cro Cop)
5º - Dan Henderson (sobre Michael Bisping)
6º - Chuck Lidell (sobre Randy Couture)
7º - Matt Hughes (sobre Carlos Newton)
8º - Mauricio Shogun (sobre Lyoto Machida)
9º - Rich Franklin (sobre Nate Quarry)
10º - Chuck Lidell (sobre Tito Ortiz)
11º - Rashad Evans (sobre Chuck Lidell)
12º - Lyoto Machida (sobre Randy Couture)
13º - Pete Williams (sobre Mark Coleman)
14º - Rampage Jackson (Wanderlei Silva)
15º - Travis Browne (sobre Alistair Overeem)
16º - BJ Penn (sobre Caol Uno)
17º - Rashad Evans (sobre Sean Salmon
18º - Yves Edwards (sobre Josh Thomson)
19º - Renan Barão (sobre Eddie Wineland)
20º - Vitor Belfort (sobre Wanderlei Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário