segunda-feira, 6 de abril de 2015

Boca no trombone! Lembre jogadores que já desabafaram contra os árbitros

Além do atacante Fred, atuações polêmicas de juízes irritaram atletas e treinadores como Edmundo, Ganso, Richarlyson, Emerson Sheik, Ney Franco e Abel; veja a lista

Por Rio de Janeiro
O atacante Fred, do Fluminense, criticou duramente a arbitragem do Campeonato Carioca após ser expulso na derrota para o Flamengo por 3 a 0, no Maracanã. Ele não foi o primeiro, e muito provavelmente não será o último a contestar a atuação dos árbitros. Outros jogadores e técnicos como Edmundo, Ganso, Richarlyson, Emerson Sheik, Ney Franco e Abel Braga também já ficaram na bronca diante das polêmicas marcações assinaladas pelos homens de preto. Confira alguns exemplos.
01
PAULO MATTA
O técnico Paulo Matta, do Itaperuna, encontrou uma maneira inusitada para protestar contra o árbitro José Carlos Santiago, na vitória do Vasco por 3 a 2 sobre o time do interior, pelo Campeonato Carioca de 1997. Indignado com a expulsão de três jogadores da sua equipe, ele invadiu o campo, abaixou as calças e mais tarde anunciou que largaria o futebol. 



02
EDMUNDO
Inconformado com a atuação do árbitro cearense Dacildo Mourão, que o expulsou na partida contra o América-RN, no estádio Machadão, válida pelo Campeonato Brasileiro de 1997, o atacante Edmundo deu a seguinte declaração ao deixar o gramado: "A gente vem na Paraíba, um paraíba apita, só pode prejudicar a gente. Como nós vamos ganhar?". A partida terminou empatada por 0 a 0. 



03
ZINHO
Em 1999, o meia Zinho saiu do gramado reclamando bastante da arbitragem após a derrota do Palmeiras para o Coritiba por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. Segundo ele, o árbitro Wilson Souza Mendonça teria perseguido o atacante Evair durante toda a partida, afirmando inclusive que não marcaria nenhuma falta sobre o jogador. 



04
NEY FRANCO
O técnico Ney Franco, do Botafogo, ficou bastante irritado com o árbitro Péricles Bassols após o clássico contra o Flamengo, válido pelo Brasileiro de 2009. Segundo ele, o juiz deveria ter marcado falta do atacante Emerson no meia Lúcio Flávio na jogada que resultou no segundo gol rubro-negro. A partida terminou empatada por 2 a 2. 


05
NEYMAR
Em 2010, o atacante Neymar não ficou muito satisfeito com a atuação do árbitro Carlos Eugênio Simon no empate por 1 a 1 do Santos com o Vitória, pelo Brasileiro. Após o jogo, ele afirmou que "o árbitro erra bastante, e sempre contra o Santos". 


06
ABEL BRAGA
O técnico Abel Braga ficou muito exaltado com o árbitro Felipe Gomes da Silva durante um Fla-Flu em 2011, válido pelo Campeonato Brasileiro. Segundo ele, o meia Lanzini não cometeu nenhuma infração na jogada que resultou no gol de falta de Bottinelli, que deixou a partida empatada em 2 a 2. Abelão foi expulso e o Flamengo acabou vencendo de virada por 3 a 2.  


07
RENÉ SIMÕES
Nem mesmo o gol de Jobson para o Bahia no fim da partida, que garantiu o empate por 2 a 2 com o Flamengo, na Fonte Nova, pelo Brasileiro de 2011, foi capaz de aliviar a insatisfação do técnico do Tricolor de Aço, René Simões, com o árbitro Cleber Wellington Abade. Segundo ele, o juiz expulsou o volante Hélder por impedir contra-ataque do Flamengo, mas não teve a mesma postura em lance similar a favor da equipe baiana. 



08
ENDERSON MOREIRA
Em 2013, o técnico do Goiás, Enderson Moreira, ficou indignado com o árbitro Márcio Chagas da Silva com a não marcação de um pênalti do zagueiro Leandro Euzébio em cima do atacante Walter, na derrota por 2 a 1 para o Fluminense, no Serra Dourada, pelo Campeonato Brasileiro. Ele também reclamou da demora do juiz para autorizar a entrada do lateral William Matheus. 


09
EMERSON SHEIK
No Brasileiro do ano passado, o atacante Emerson Sheik disparou a sua revolta contra a arbitragem brasileira após ser expulso pelo árbitro Igor Junio Benevenuto, na derrota do Botafogo por 3 a 2 para o Bahia, no Maracanã. Ao sair de campo, ele procurou uma câmera de televisão e afirmou várias vezes: "CBF, você é uma vergonha".


10
MARCELO MORENO
O atacante Marcelo Moreno criticou bastante a arbitragem por ter sido expulso pelo árbitro Héber Roberto Lopes após o fim do clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, no Independência, válido pelo Brasileiro de 2014. Segundo o jogador, o juiz foi injusto ao expulsar o atacante Luan e ainda prejudicou a Raposa ao marcar pênalti de Leo em Leonardo Silva. O Galo venceu a partida por 2 a 1.


11
RICHARLYSON
O volante Richarlyson chegou a anunciar a sua aposentadoria do futebol por causa da atuação do árbitro Elmo Alves Resende na derrota do Vitória para o Flamengo por 4 a 0, na Arena da Amazônia, pelo Brasileiro de 2014. Segundo ele, o juiz prejudicou a equipe baiana ao não marcar pênalti do lateral Anderson Pico no atacante Dinei quando o placar ainda estava 1 a 0. Assim como o atacante Emerson Sheik, ele também usou a palavra vergonha para criticar a atuação do árbitro Wilton Pereira de Sampaio na derrota para o Palmeiras por 2 a 0, no Pacaembu. 


12
JORGE HENRIQUE
São Paulo e Internacional empataram por 1 a 1 pelo Brasileiro do ano passado, no Morumbi. Após o jogo, o atacante colorado Jorge Henrique criticou a atuação do árbitro Héber Roberto Lopes, afirmando que ele teve uma atuação vergonhosa ao apitar só para um lado e ainda expulsar o lateral-esquerdo Fabrício.  

13
PAULO HENRIQUE GANSO
Na derrota do São Paulo para o Corinthians por 2 a 0, na estreia das duas equipes na Libertadores deste ano, o meia tricolor Paulo Henrique Ganso reclamou muito do árbitro Ricardo Marques Ribeiro, que não marcou falta do atacante Emerson no lateral Bruno no início da jogada que resultou no segundo gol do Timão, marcado por Jadson. Segundo ele, o que o juiz fez foi roubo e palhaçada. 


14
FRED
Após a derrota para o Vasco por 1 a 0, no Engenhão, pelo Campeonato Carioca deste ano, o atacante Fred, do Fluminense, criticou o árbitro Luiz Antônio Silva dos Santos, o Índio. Segundo ele, o juiz conseguiu irritar as duas equipes ao parar o clássico toda hora com faltas e não está preparado para apitar jogos importantes. 

No último domingo, Fred foi expulso pelo árbitro Wagner do Nascimento Magalhães, que lhe aplicou o segundo cartão amarelo por supostamente simular uma falta em lance com o lateral Anderson Pico, do Flamengo. Indignado, o atacante afirmou que o Campeonato Carioca tem que acabar. O Rubro-Negro venceu o clássico por 3 a 0. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário