segunda-feira, 6 de abril de 2015

Faber desconversa sobre futuro nos penas e relembra derrota para Aldo

Líder da Team Alpha Male brinca sobre duelo contra o brasileiro, em 2010: "Minha perna ainda dói". Ele subiu para a divisão até 65,8 kg para enfrentar Frankie Edgar

Por Las Vegas
Urijah Faber (Foto: Evelyn Rodrigues)Urijah Faber estreia na divisão dos penas no dia 16 de maio (Foto: Evelyn Rodrigues)
Um dos atletas mais conhecidos das divisões mais leves do UFC, o americano Urijah Faber já teve três disputas de cinturão na divisão peso-galo, mas todas elas bateram na trave. A fim de evitar o confronto com o companheiro de Team Alpha Male, TJ Dillashaw, atual campeão da divisão até 61 kg, o "California Kid" decidiu partir atrás de novos desafios e subiu para a divisão dos penas (até 65,8 kg) para enfrentar o ex-campeão dos leves, Frankie Edgar,  na luta principal do evento que acontece no dia 16 de maio, nas Filipinas.
A mudança de categoria, no entanto, ainda não é definitiva e o americano evita pensar em seu futuro na nova divisão. Como Frankie atualmente ocupa o segundo lugar no ranking peso-pena do UFC, não é absurdo se cogitar que, passando por "The Answer", Faber possa ser o próximo a disputar o cinturão de José Aldo. Mas o líder da Alpha Male prefere não pensar em novo confronto contra o brasileiro. Ele e Aldo já se enfrentaram em abril de 2010, pelo cinturão peso-pena do extinto WEC, e o atleta da Nova União levou a melhor na decisão unânime.

- Eu não penso tão longe assim (risos). A minha perna ainda dói desde a primeira vez que nos enfrentamos. Aldo e Chad tiveram uma luta sensacional. Agora eu quero enfrentar o Frankie e ver quais outras lutas poderia ter em diferentes categorias de peso. Há muitas coisas que podem acontecer nesse esporte. Você sabe o quão rápido as coisas podem mudar. Lembre-se do Chael Sonnen que, em um dia estava enfrentando o Anderson Silva e, no outro, disputando o cinturão do Jon Jones ou vencendo desafiantes como o Maurício Shogun…Esse esporte é tão imprevisível... Sou um cara que já me testei bastante, estou pronto mentalmente e fisicamente  para qualquer oportunidade  - declarou em entrevista ao Combate.com.
O "Califórnia Kid" também voltou a dizer que não quer pensar em voltar à divisão dos galos para enfrentar Dillashaw e deixou claro que prefere focar em superlutas:
- Não é a coisa mais vantajosa do mundo enfrentar o TJ Dillashaw. Para mim, o fato de ele ter o título me ajuda a ir atrás de grandes lutas como essa contra o Frankie, em vez de ficar focando em tentar vencer o cinturão da divisão dos galos nesse momento. Eu sinto que posso ser o desafiante nas duas divisões (galos e penas), tenho capacidade e habilidades que melhoram mais e mais a cada dia. Me sinto muito bem. Estou pronto para disputar o cinturão e posso tomá-lo a qualquer momento em qualquer divisão. Também não sou o tipo de cara que pensa “de agora em diante vou fazer isso”. Há tantas oportunidades lá fora. Quero as grandes lutas, tenho 35 anos, estou nesse esporte há tanto tempo e, agora, estamos num momento da história do nosso esporte em que há muitos atletas bons nas divisões mais leves. Então, eu sei que tudo é possível e que não vou lutar para sempre. Ainda estou no melhor tempo da minha carreira, então acho que agora é o momento de conseguir algumas dessas superlutas.
Urijah Faber x Frankie Edgar (Foto: Evelyn Rodrigues)Líder da Team Alpha Male acha que a diferença de tamanho não será empecilho para derrotar rival (Foto: Evelyn Rodrigues)

Quanto ao desafio de enfrentar Edgar na categoria dos penas, Faber garantiu que já iniciou uma nova dieta e modificou algumas coisas em seu treino para que não fique em desvantagem de tamanho, massa muscular e força ao lutar em uma divisão mais pesada da que vinha competindo desde 2010:
- Nós não somos tão diferentes em se tratando de tamanho. Talvez ele seja um pouco mais alto do que eu, tenha um pouco mais de alcance e peso, mas estamos bem perto em questão de tamanho. Estou trabalhando o meu corpo, comendo bastante, malhando e o meu peso já começou a subir, então estou empolgado para ver como os nossos estilos vão se casar. Você nunca sabe, em uma luta, o quão rápido e forte seu adversário vai ser até você estar ali cara a cara com ele. Estou ansioso para testá-lo e sinto que tenho algumas vantagens em algumas áreas. Eu treino muito, então o meu peso pode flutuar entre 69 kg e 71 kg, especialmente quando estou acompanhando mais de perto. Nesse momento, estou entre 70kg e 73 kg. Esse é o preço de se ficar mais  velho e mais proativo, treinando mais condicionamento fisico, agora que eu sei que vou lutar entre os lutadores de 65,8 kg.
Urijah Faber x Frankie Edgar (Foto: Evelyn Rodrigues)Faber considera Edgar um dos melhores atletas peso-por-peso da história do MMA ( Foto: Evelyn Rodrigues)
Com 32 vitórias na carreira e sete derrotas, o ex-campeão peso-pena do WEC também demonstrou bastante respeito pelo rival e aproveitou para analisar seu estilo e a forma como o duelo deve acontecer:

- O Frankie é o cara que, na minha opinião, é um dos melhores atletas peso-por-peso da história  do esporte. O que ele já fez em termos de vencer títulos e os caras que derrotou, da forma como ele fez, foi sensacional….eu sou um cara que estou no mesmo barco. Lutava em uma divisão diferente, já fui campeão e essa é uma luta que me empolga.  Acho que o Frankie é faixa-preta em jiu-jítsu, eu me considero um praticante de jiu-jítsu de alto nível. Nós dois estamos entre os 12 melhores dos EUA na nossa divisão de wrestling. Essa é uma posição difícil para se conseguir, mas nós dois somos muito bons em wrestling e em finalizações. Eu tive mais finalizações na minha carreira de MMA e acho que ele leva vantagem nas quedas, mas com relação à estratégia, somos bons de trocação. Ele tem um estilo mais tradicional do boxe, eu sou mais convencional, então eu não sei exatamente o que vai acontecer nessa luta até eu pisar naquele octógono. É por isso que estou empolgado para essa luta - finalizou.

UFC Filipinas

16 de maio, em Manila (FIL)

CARD DO EVENTO (até agora):

Peso-pena: Frankie Edgar x Urijah Faber
Peso-médio: Gegard Mousasi x Costas Philippou
Peso-médio: Mark Muñoz x Luke Barnatt
Peso-meio-médio: Neil Magny x Hyun Gyu Lim
Peso-pena: Phillipe Nover x Yui Chul Nam
Peso-leve: Tae Hyun Bang x Jon Tuck
Peso-pena: Mark Eddiva x Alex White
Peso-leve: Kajan Johnson x Lipeng Zhang
Peso-galo: Guangyou Ning x Royston Wee
Peso-mosca: Nolan Ticman x Zhuikui Yao
Peso-meio-médio: Li Jingliang x Roger Zapata
Peso-mosca: Jon Delos Reyes x Roldan Sangcha-an

Nenhum comentário:

Postar um comentário