segunda-feira, 6 de abril de 2015

Vice explica saída de Muricy, "efetiva" Milton Cruz e procura novo técnico

Ataíde Gil Guerreiro diz que interino comandará time em "três ou quatro jogos" e revela ter procurado treinador estrangeiro

Por São Paulo

Ataíde Gil Guerreiro seguiu para a reunião com Muricy Ramalho com a expectativa de repetir o que havia feito após a derrota contra o Palmeiras, quando o treinador colocou o cargo à disposição e, após uma conversa, mudou de ideia e permaneceu. Mas, após a derrota para o Botafogo, pelo Campeonato Paulista, o treinador deu novo sinal de que não tinha forças para reagir. No novo papo, nesta segunda-feira, Muricy expôs os problemas de saúde e deixou claro que não estava em condições de fazer o elenco reagir nesse momento. Sem alternativa, Ataíde aceitou a saída do comandante.
Ele (Muricy) tem dois ou três probleminhas e precisa de uma cirurgia para resolver isso. Inclusive já está marcando a operação para a semana que vem. Eu queria mantê-lo, mas a saúde do Muricy está acima de tudo
Ataíde Gil Guerreiro, vice do São Paulo
– Na conversa com o Muricy, ele achava que era o momento de dar um choque nos jogadores. E que ele não se sentia apto a fazer isso porque estava preocupado com a saúde. Ele tem dois ou três probleminhas e precisa de uma cirurgia para resolver isso. Inclusive já está marcando a operação para a semana que vem. Eu queria mantê-lo, mas a saúde do Muricy está acima de tudo – disse Ataíde Gil Guerreiro, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, no CT.
A diretoria agora corre contra o tempo para definir o substituto o mais rápido possível. No entanto, o projeto sonhado pelo vice-presidente do clube, Ataíde Gil Guerreiro, não será levado adiante. Ele era defensor de que, com a mudança na comissão técnica, seria o momento de trazer um técnico estrangeiro. 
O jornalista Alexandre Lozetti, do blog Bastidores FC, apurou que o português André Villas-Boas era o nome desejado pela diretoria tricolor. Clique aqui e veja os detalhes.
– O estrangeiro que eu queria... já conversei com ele e não poderá vir. Falei no telefone agora e não deu. Não vou falar nome. Nosso projeto era trazer em dezembro um técnico de ponta europeu. O projeto foi por água abaixo. Abandonamos o projeto. Agora não sabemos o caminho. Vamos atrás de alguém de ponta no mercado nacional – afirmou o dirigente são-paulino.
Enquanto o novo comandante não é definido, o auxiliar Milton Cruz dirigirá a equipe.
– Ele fica por três ou quatro jogos – ressaltou Ataíde.
Ataíde Gil Guerreiro, vice-presidente de futebol do São Paulo (Foto: Mister Shadow / Agência Estado)Ataíde Gil Guerreiro, vice-presidente de futebol do São Paulo, em coletiva (Foto: Mister Shadow / Agência Estado)
Veja abaixo os principais tópicos da coletiva de Ataíde:
Saída de Muricy– Ele (Muricy) saiu hoje do São Paulo com as portas abertas e nós efetivamos o Milton Cruz por três ou quatro jogos. A partir de agora vamos pensar no técnico, até ouvimos o Muricy sobre isso, que siga o trabalho que ele estava fazendo.
Ataíde reforça o apoio a Muricy nos últimos dias– O trabalho do Muricy nos deixava satisfeito. Quando ele colocou o cargo à disposição depois do jogo do Palmeiras, não permite que ele saísse. Eu queria mantê-lo, mas me deu argumentos fortes e está preocupado. Fui obrigado a refazer tudo. A saúde do Muricy está acima de tudo. Por isso abandonei o meu projeto.
Vai atrás de quem agora?
– Não gostaria de mexer com técnicos empregados.
O estrangeiro que eu queria já conversei com ele e não poderá vir. Falei no telefone agora e não deu. Não vou falar nome. Nosso projeto era trazer em dezembro um técnico de ponta europeu. O projeto foi por água abaixo
Ataíde Gil Guerreiro
Milton Cruz
– O Milton vai assumir nos próximos jogos. Ele (Muricy) achava que era o momento de dar um choque no grupo. Eu e ele queríamos dar essa motivação, mas isso não vinha. Ele sentia sem condições de fazer isso, porque a saúde está debilitada. Ele precisa fazer uma cirurgia".
 Novo técnico será estrangeiro?
– O estrangeiro que eu queria já conversei com ele e não poderá vir. Falei no telefone agora e não deu. Não vou falar nome. Nosso projeto era trazer em dezembro um técnico de ponta europeu. O projeto foi por água abaixo. Abandonamos o projeto. Agora não sabemos o caminho. Vamos atrás de alguém de ponta no mercado nacional".

Ainda sobre o novo técnico: 
– Tenho de trazer alguém no mesmo nível do Muricy. É obrigação".

Questionado sobre Abel e Cuca, Ataíde disse: – Não vou analisar nome nenhum".

Sobre a recepção do elenco com a notícia:
– É uma saída tranquila. Se não tivesse me convencido, com argumentos fortes baseado na saúde, não sairia. Sob comando dele, o elenco iria lutar pra ganhar o Paulista e classificar na Libertadores. Um assistente dele segue (Milton). É uma saída tranquila e uma continuidade sem o comandante, lamentavelmente".
Números de Muricy no SPFC

No geral
Jogos: 473
Vitórias: 255
Empates: 123
Derrotas: 95

Nesta terceira passagemJogos: 109
Vitórias: 58
Empates: 22
Derrotas: 29
 O São Paulo procura um perfil?
– Precisa ter consenso conosco. Já temos um perfil, mas depende. Temos duas ou três opções. Pode ser que tente um perfil específico e tem outros também. Mas não tenho algum específico para falar. Quem for contratado virá com os nossos pés no chão. Dentro do projeto que será combinado".
Muricy pode voltar após resolver os problemas de saúde?
– 
As portas estarão abertas para sempre. Mas nesse momento iremos atrás de um novo técnico definitivo.
O São Paulo estava mal por que o Muricy estava doente ou o Muricy ficou doente porque o São Paulo estava mal? 
– Não acho que o São Paulo o deixou doente. Tem doenças físicos, nada mental. É coisa do corpo dele. Claro que quem está doente, com o estresse do futebol, pode ter consequência. Mas uma coisa não tem relação com a outra.
Como a diretoria quer que o São Paulo jogue daqui pra frente? – Vamos escolher um técnico de acordo com o aquilo que pretendemos. Estamos discutindo nosso caminho internamente. Não vamos divulgar para não atrapalhar as negociações.
Milton Cruz permanece na comissão?
– Nós começamos a partir das 14h, 15h, procurar técnicos de acordo com coisas que alinhamos com Muricy. Ele nos ajudou sobre perfil. Milton Cruz será técnico por três ou quatro jogos. Depois, retomará as funções normais do clube". 

Há possibilidade de um técnico de outro país sul-americano? 
– 
Não, porque temos grandes técnicos brasileiros que podemos desenvolver. Eu queria dar um choque diferente com europeu. Queria o método europeu para ter uma reciclagem, como em 1957. Gostaria novamente de ter isso para reciclar os nossos métodos. Essa troca de informações acho boa.
Novo técnico vai agradar a torcida? 
– Não sou especialista em torcida. O que agrada torcida é resultado. Se chegar e ganhar, vai agradar. Se não ganhar, não vai agradar. Temos metas orçamentárias e elas deverão ser cumpridas. O técnico estará dentro dessa meta. Não posso contratar um de ponta até o fim do ano. Ele vai querer no mínimo de um ano. Eu queria ficar com Muricy até dezembro, quando ele queria descansar. E em setembro ia me preparar para trazer um europeu de ponta. infelizmente ocorreu isso no meio do caminho. Não dá para manter esse projeto. Morreu. Poderá existir em um futuro longínquo.
Mano Menezes poderia ser o técnico? 
– Não estou pensando em nomes ainda. Mas nunca pensei no nome do Mano

Leonardo é um bom nome?
– 
Não, o Leonardo é nosso amigo pessoal. Não tem vontade de voltar ao Brasil. Esquece, zero.

Milton Cruz pode ficar até o Majestoso do dia 22? 
– 
Se não definir até lá, fica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário