segunda-feira, 6 de abril de 2015

Eurico chama Fred e dirigentes do Flu de irresponsáveis e defende punições

Presidente do Vasco vê atitudes da dupla Fla-Flu como intenção de "tumultuar" e ironiza desejo de criar liga: "Não quer jogar o Carioca? Não joga mais nenhum outro!"

Por Rio de Janeiro
Eurico Miranda convocou uma entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira para atacar a dupla Fla-Flu. O principal motivo de revolta do mandatário foram as suspeitas e ironias levantadas por jogadores e dirigentes do Fluminense com relação à quantidade de pênaltis marcados a favor do Vasco no Campeonato Carioca - são sete até o momento, contra dois de Flamengo e Botafogo e um do Fluminense. Na derrota por 5 a 4 para o Friburguense, no Eduardo Guinle, foram três: Gilberto converteu dois e perdeu o terceiro no último minuto. O dirigente cruz-maltino respondeu as insinuações de Fred, Mário Bittencourt e Peter Siemsen - respectivamente atacante, vice de futebol e presidente do Tricolor - chamando os três de irresponsáveis. E foi além: defendeu que o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) ofereça denúncia, e o trio seja punido pelas alegações.
Eurico Miranda, Coletiva Vasco (Foto: Sofia Miranda)Eurico Miranda reuniu a imprensa para atacar a dupla Fla-Flu em entrevista coletiva em São Januário (Foto: Sofia Miranda)
O seu Fred, depois respaldado pelo vice-presidente, esse moço ainda não saiu dos cueiros. Claro que para ele (Carioca) tinha que acabar. O dele está garantido. Talvez ganhe mais em um mês do que os três mil que ficariam desempregados se não tivesse o Carioca. Se eu fosse procurador do tribunal, é evidente que oferecia denúncia. E enquadrava nos artigos mais sérios"
Eurico Miranda, presidente do vasco
- O seu Fred, depois respaldado pelo vice-presidente, esse moço ainda não saiu dos cueiros. O Fred veio com uma afirmação de chegar ao ponto de que o campeonato tinha que acabar. Claro que para ele tinha que acabar. Não importa que três mil pessoas deixem de trabalhar. O dele está segurado. (...) Ele pode dar essa declaração porque para ele não vai ter problema nenhum. Talvez ganhe mais em um mês do que os três mil que ficariam desempregados se não tivesse o Carioca. (...) E não satisfeito, vem o senhor Mário Bittencourt. Diz que alguns clubes têm pênalti a cada jogo, curiosamente nos acréscimos. É muito triste ele falar isso. Esse rapaz é um irresponsável quando afirma isso. Absolutamente irresponsável. Se ele estivesse como dirigente para defender o seu clube ele teria que manifestar porque num jogo decisivo ele teve um jogador suspenso com 30 minutos. E não foi contra o Vasco! O Vasco é que foi beneficiado por ele ter tido um jogador expulso? Ou quem foi beneficiado foi o Flamengo? Por que não se voltaram contra isso? (Peter Siemsen) É outro irresponsável. A partir do momento que ele permite que seus subordinados se manifestem dessa maneira, já demonstra a sua irresponsabilidade. E o que é mais grave, a sua omissão. (...) Acho que se tem uma legislação, ela tem que ser cumprida. Se eu fosse procurador do tribunal, é evidente que oferecia denúncia. E enquadrava nos artigos mais sérios. Essa história de dizer que quem tem boca fala o que quer não é bem assim. Tem que responder pelo que fala - criticou.
Ainda sobre os pênaltis, Eurico considerou que os três contra o Friburguense foram assinalados corretamente - "fora os que não são marcados", disse - e classificou os protestos da dupla Fla-Flu como intenção de "tumultuar" a reta final do campeonato estadual. Além disso, ironizou a vontade dos dois rivais em criar uma liga independente da Ferj.
Todos sabem que isso aí só visa uma coisa: tumultuar. É impossível a criação de uma liga da forma que eles colocam, independente. A última liga independente que eu conheci foi na Colômbia, e eles foram afastados do futebol. Não quer jogar o Campeonato Carioca? Não joga mais nenhum outro!"
Eurico Miranda
- Não tem razão nenhuma as manifestações que estão tendo com relação ao que está acontecendo no campeonato. Eles continuam preocupados em influenciar na decisão das semifinais e das finais, colocando não só a opinião pública como aqueles que vão definir e participar, principalmente a arbitragem, estarem já previamente influenciados. (...) Todos sabem que isso aí só visa uma coisa: tumultuar. É impossível a criação de uma liga da forma que eles colocam, independente. A última liga independente que eu conheci foi na Colômbia, e eles foram afastados do futebol. Não conheço nenhuma liga no mundo. Todas as ligas que existem, existem filiadas às federações que são filiadas à Fifa. Isso tem ordem. Não quer jogar o Campeonato Carioca? Não joga mais nenhum outro! Tem uma legislação. Não posso optar pela competição que vou disputar. Os clubes do Rio de Janeiro são filiados à Ferj.
Desde o início da competição, Flamengo e Fluminense estão em conflito com o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes. Em contrapartida, Eurico Miranda estabelece uma relação próxima com o mandatário da entidade - o que vem gerando questionamentos dos outros clubes. Na última sexta-feira, o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, fez um protesto durante a entrevista coletiva: colocou um esparadrapo sobre a boca, em retaliação à própria suspensão em duas partidas do Campeonato Carioca, incluindo o clássico de domingo. Os jogadores de ambas as equipes também fizeram um gesto simbólico, escondendo a boca com a mão.
Confira a entrevista de Eurico Miranda na íntegra:
ASSEMBLEIA GERAL E NÚMERO DE INSCRIÇÕESPedi para dar essa coletiva para dar um posicionamento do Vasco e principalmente para esclarecimento. Acho que a mídia de uma maneira geral está conduzindo fora do que efetivamente aconteceu. Vou tentar ser didático. Eu não tomei conhecimento, participei já como presidente do Vasco de uma assembleia geral da Ferj. E uma das figuras que me lembro foi o Michel Assef, pai, representando o Flamengo. A federação recebeu um comunicado da Globo, que patrocina o campeonato, que ela de repente teria que fazer valer as cláusulas contratuais. No caso, dos clubes se apresentarem com times mistos, times reservas. Isso foi colocado em discussão e por unanimidade foi decidido o seguinte. Primeiro: limitar o número de inscrições dos atletas, 28. Seriam 25, mais três goleiros. Discutiu-se a seguir quantos jogadores amadores nesses 28 poderiam ser inscritos. Foi também colocado em discussão e aprovado por unanimidade que seriam cinco. Claro que isso é opcional. E com a possibilidade de substituição no decorrer da substituição de três jogadores. Não foi arbitrário. Foi a assembleia geral.

POLÊMICA COM LUXEMBURGO
Muito bem. Não sei por que que cargas d'água veio alguma coisa no sentido de que o treinador do Flamengo inadvertidamente, ou talvez, que é o que eu mais acredito, propositalmente, diante da omissão ou conivência dos dirigentes do Flamengo se manifestou em relação a algo que tinha sido aprovado pelo próprio clube. Terminando que deveria ser dado porrada na federação pelo fato de isso ter sido feito. Evidentemente é que a mídia, de uma maneira geral, em especial da Globo, que deu origem a isso, e os comentaristas começaram a dizer que é um absurdo limitar o número de jogadores, limitar o número de inscrição. A mídia deu a entender que isso era coisa para perseguir A, B ou C. Ao se manifestar dessa forma, o Luxemburgo foi punido como deveria ser pelo tribunal da federação. Em primeiro lugar, o que eles precisam entender é que nós temos os órgãos legitimamente constituídos. Veio o treinador inventar, querer dar uma de conhecedor de lei, da constituição brasileira, vem falar em lei da mordaça, em liberdade de expressão e direito de ir e vir. A primeira coisa é que ele desconhece que em nenhum lugar no mundo civilizado profissionais não se manifestam sobre a competição que disputam. Se ele foi devidamente punido pelo tribunal, nada mais lhe restava senão cumprir essa determinação. Se ele não sabe, o direito de ir e vir não quer dizer que ele possa ir para qualquer lugar. Liberdade de expressão é não ferir o outro. 

RELAÇÃO FLA-FLU COM O CARIOCA
Todos sabem que eu defendo o Campeonato Carioca. Sempre defendi e vou continuar defendendo, pelo o que representa o Campeonato Carioca. Medidas foram tomadas no campeonato que levaram esse ano a ter o dobro de público que aconteceu nos últimos cinco anos. Em relação ao ano passado então... A comparação está aí. Campeonato era desacreditado etc. Eles (Flamengo e Fluminense) tentam desacreditar o campeonato para intencionalmente se beneficiar. Esse negócio de falar antes que o presidente da federação estava sentado no meu gabinete. E daí? Qual é a insinuação que pode ter nisso? Esse tipo de pressão eu conheço há muitos anos, lá de trás, para querer influenciar a arbitragem, tribunais, isso é uma coisa antiga. 

REPÚDIO DO VASCO
Quero deixar clara a posição do Vasco de repúdio a essa situação. E de mostrar que a opinião pública precisa ser efetivamente esclarecida. Não tem que entrar no mérito se é certo ou errado, isso é outra coisa. Mas a opinião pública tem que ser esclarecida. Isso foi um assunto discutido em assembleia geral e debatido lá, diante das punições que poderíamos ter até pelo contrato com a TV. Não foram decisões tomadas para beneficiar A, B ou C. Foi unânime. Não tem razão nenhuma as manifestações que estão tendo com relação ao que está acontecendo no campeonato. Eles continuam preocupados em influenciar na decisão das semifinais e das finais, colocando não só a opinião pública como aqueles que vão definir e participar, principalmente a arbitragem, estarem já previamente influenciados.

DECLARAÇÕES DE FRED E SIEMSEN E PROTESTO DE LUXEMBURGO
Não queria me manifestar sobre isso do Luxemburgo. Pela proporção que tomou, tive que manifestar. Eu por acaso ouvi pela televisão as declarações do Fred. E vi por escrito aquilo que foi dito pelo Mário Bittencourt. O seu Fred, depois respaldado pelo vice-presidente, esse moço ainda não saiu dos cueiros. O Fred veio com uma afirmação de chegar ao ponto de que o campeonato tinha que acabar. Claro que para ele tinha que acabar. Não importa que três mil pessoas deixem de trabalhar. O dele está segurado. Ele vem dar uma declaração dessa. E não satisfeito, vem o senhor Mário Bittencourt... Eu não quero responder essas pessoas, mas é o que eu vi e que atinge diretamente o Vasco. Diz esse Mario que alguns clubes têm pênalti a cada jogo, curiosamente nos acréscimos. É muito triste ele falar isso. Esse rapaz é um irresponsável quando afirma isso. Absolutamente irresponsável. Se ele estivesse como dirigente para defender o seu clube ele teria que manifestar porque num jogo decisivo ele teve um jogador suspenso com 30 minutos. E não foi contra o Vasco! O Vasco é que foi beneficiado por ele ter tido um jogador expulso? Ou quem foi beneficiado foi o Flamengo? Por que não se voltaram contra isso? Por que a mídia coloca que o Vasco teve negócio de pênaltis, etc, e nem cita o que aconteceu aqui no jogo contra o Barra Mansa (gol mal anulado), ninguém cita que o Flamengo no jogo com o Madureira teve aquele gol (que a bola não entrou), ninguém cita que o Vasco perdeu um jogo para o Flamengo através de um pênalti. Não quero entrar num mérito se foi, se não foi. Porque tentar jogar com um negócio antigo desses... Como se o Vasco estivesse se beneficiando. De uma forma absolutamente irresponsável, que me obrigou a me manifestar dessa maneira. O que acontece é que a coisa toma uma proporção, e a mídia dando cobertura a isso.

AVALIAÇÃO DOS PÊNALTIS A FAVOR DO VASCO
Eu não tenho manifestação nenhuma a falar sobre pênalti. Nem contra nem a favor do Vasco. Para mim, em Friburgo, todos os pênaltis foram pênaltis e o gol que o Vasco sofreu, o quarto, foi impedimento. Tem interpretação... Isso é avaliação de cada um. Agora, todos os pênaltis que eu vi em relação ao Vasco, todos existiram. Fora os que não são marcados. Mas isso é do jogo, isso não quer dizer que seja benefício. Qual é o problema que tem o Vasco nesses problemas que aconteceram no jogo dele (no clássico entre Flamengo e Fluminense)?

RESPOSTA A FRED
Não sou de responder jogador, mas como ele fez uma afirmação grave, deveria sofrer as consequências. Ouvi ele falar que a competição tinha que acabar, se esquecendo de tudo em volta. Ele pode dar essa declaração porque para ele não vai ter problema nenhum. Talvez ganhe mais em um mês do que os três mil que ficariam desempregados se não tivesse o Carioca.

INTENÇÃO DA DUPLA FLA-FLU EM CRIAR LIGA INDEPENDENTE
Tem um ditado português que determinadas coisas são mais velhas que a Sé de Braga, uma igreja das mais antigas em Portugal. Esse negócio de criação de liga, isso não é coisa de hoje, é coisa de muito atrás. Todos sabem que isso aí só visa uma coisa: tumultuar. É impossível a criação de uma liga da forma que eles colocam, independente. A última liga independente que eu conheci foi na Colômbia, e eles foram afastados do futebol. Não conheço nenhuma liga no mundo. Todas as ligas que existem, existem filiadas às federações que são filiadas à Fifa. Isso tem ordem. Se amanhã a federação concordar com isso e fazer uma liga nacional, tudo bem. Se amanhã a Federação de Futebol do Rio de Janeiro entender que pode ter uma liga, se faz a liga... Se não entender isso, não há como acontecer. Isso é jogar para a galera. Colocar as coisas em um sentido de que eles são prejudicados. A maioria deles é para justificar a incompetência em termos de gestão.

RESPOSTA A PETER SIEMSEN
Isso é outro irresponsável. A partir do momento que ele permite que seus subordinados se manifestem dessa maneira, já demonstra a sua irresponsabilidade. E o que é mais grave, a sua omissão. O que vem dele é irresponsável da mesma forma. 

INTENÇÃO É PREJUDICAR O VASCO?
É evidente que a intenção única e exclusivamente é só essa. Durante um período negro na história do Vasco eles achavam que não tinham que se preocupar, que o Vasco não podia chegar em lugar algum. Quando eles viram o que estava acontecendo, acharam que deviam vir contra o Vasco. Não quero falar em causa própria. Quando eu assumi o Vasco, ou reassumi, disse que o respeito ia voltar. Interno e externo. Eu não tenho dúvidas que o respeito voltou, o respeito e o temor.

SOBRE RUBENS LOPES EM SEU "CAMAROTE"
Ao falar de uma forma genérica... O presidente de qualquer federação no mundo assiste ao lado dos outros presidentes. Aquilo ali não é meu camarote, é meu gabinete. Agora, o Luxemburgo? Esse não entra no meu gabinete. 

FRED, SIEMSEN E BITTENCOURT MERECEM PUNIÇÃO?
Acho que se tem uma legislação, ela tem que ser cumprida. O que existe hoje na parte esportiva: o procurador do tribunal, se entender que houve uma violação ao código disciplinar de futebol, oferece denúncia, e o tribunal julga. Para não fugir da pergunta: se eu fosse procurador do tribunal, é evidente que oferecia denúncia. E enquadrava nos artigos mais sérios. Essa história de dizer que quem tem boca fala o que quer não é bem assim. Tem que responder pelo que fala. Ele oferece denúncia ao tribunal, ele vai lá e se justifica no tribunal, fala lá o que ele acha, prova que alguém tem benefício... Cada um quer dizer o que quer, que bem entende e acha que pode passear impune.
PROTESTO DOS JOGADORES NO FLA-FLU
Eu não vejo culpa nos jogadores nisso. Se fosse para fazer alguma manifestação, fazia eu! Ia lá para o meio do campo do Maracanã, tapava a boca. Isso é omissão dos dirigentes, omissão total. Isso não é manifestação, isso é orquestrado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Eu não vim aqui para defender A, B ou C. O Vasco na minha presidência defende o Campeonato Carioca como uma competição, se não a mais importante, vou continuar defendendo. Como já foi decidido que vai voltar ao formato antigo, que ao meu entender também é o melhor, eu continuo defendendo. Não posso achar que as coisas estão tranquilas quando você vê fulano e beltrano falando essas coisas. E a mídia coloca isso... Pensam em não disputar o campeonato e fazer uma liga independente, como se isso fosse possível! Não quer jogar o Campeonato Carioca? Não joga mais nenhum outro! Tem uma legislação. Não posso optar pela competição que vou disputar. Os clubes do Rio de Janeiro são filiados à Ferj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário