quinta-feira, 9 de abril de 2015

Treinador de Conor McGregor: "Não me chocará se ele finalizar José Aldo"

John Kavanagh afirma que irlandês ficou "obcecado" pela luta agarrada após derrota em 2010 e pode se aproveitar conforme campeão dos pesos-penas do UFC se cansar

Por Rio de Janeiro
É o papel dos treinadores demonstrar confiança em seus lutadores antes das lutas, mas John Kavanagh, técnico de Conor McGregor, vai além. Após dizer antes da vitória sobre Dennis Siver que seu pupilo venceria em menos de um minuto, o mestre da Straight Blast Gym agora afirma que seu pupilo pode finalizar José Aldo, atual campeão dos pesos-penas e seu adversário no UFC 189, em 11 de julho. Aldo é faixa-preta de jiu-jítsu e não é finalizado - ou derrotado - desde 2005, quando foi estrangulado com um mata-leão por Luciano Azevedo. McGregor é faixa-marrom; apesar disso, Kavanagh garante que o irlandês tem alto nível no chão.
- Não me chocaria nem um pouco se Conor finalizasse Aldo, especialmente conforme Aldo começar a cansar. Conor tem uma guilhotina fantástica quando está de costas no chão, e um triângulo e chave de braço muito bons também, então haverá muitas oportunidades de finalizar Aldo quando a fadiga aparecer e ele começar a se expor. (...) Nunca vi Conor rolar com um faixa-preta e parecer fora de lugar. Conor é um faixa-marrom de nível muito alto, não está longe do nível de um faixa-preta, e nesse nível não há muita diferença entre eles. Conor por finalização, certamente pode acontecer - disse Kavanagh, em sua coluna no site irlandês "The 42".
José Aldo X Mcgregor, Coletiva UFC 189 (Foto: André Durão)José Aldo e Conor McGregor: fãs têm questionado capacidade do irlandês em luta agarrada (Foto: André Durão)
Segundo o técnico, McGregor se tornou "obcecado" pela luta agarrada após sua última derrota, quando foi finalizado com um kata-gatame por Joseph Duffy, em 2010. Seu outro revés no MMA, em 2008, também foi na luta de chão, devido a uma chave de joelho. Apesar disso, só tem uma vitória por finalização, em 2012, por mata-leão. Curiosamente, recebeu a faixa marrom de jiu-jítsu após vencer Dustin Poirier em setembro do ano passado por nocaute.
Aldo também tem apenas uma finalização no seu cartel de MMA, acontecida em 2005 por kata-gatame - ele tem outro triunfo por submissão do adversário no mesmo ano, mas por aplicar chutes na cabeça num torneio que permitia os "tiros de meta". Entretanto, sua equipe, Nova União, é original do jiu-jítsu, e o manauara era uma das promessas do esporte antes de fazer a transição para o MMA. O peso-pena tem duas vitórias na faixa marrom contra Rubens Cobrinha, tetracampeão mundial de jiu-jítsu na faixa preta.
Para John Kavanagh, José Aldo não será páreo para a trocação de Conor McGregor e vai apelar para a luta agarrada, onde será surpreendido.
- Há poucas dúvidas na minha mente que Aldo vai buscar a queda bem cedo. Ele tem entradas de queda bem decentes também. Entretanto, ele raramente usa isso em competição, então eu não acho que será natural para ele fazê-lo. Se Aldo buscar as quedas, acho que vai se cansar rapidamente. Eu espero que a luta siga um de dois caminhos: eles vão trocar golpes e Aldo vai cair em um round, ou então Aldo vai amarrar até o segundo round, talvez até o terceiro, mas isso vai cansá-lo, porque ele não está acostumado a fazer isso. Aí, Conor vai finalizá-lo - analisou o técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário