quinta-feira, 14 de maio de 2015

Jogador argentino morre após choque com muro, e federação adia rodada

Emanuel Ortega, de 21 anos, era jogador do San Martín de Burzaco, da quinta divisão, e bateu com a cabeça à beira do gramado, sofrendo traumatismo craniano

Por Buenos Aires, Argentina
O jovem Emanuel Ortega, jogador do San Martín de Burzaco, da quinta divisão argentina, teve sua morte confirmada nesta quinta-feira, 11 dias depois de sofrer um trágico acidente em campo durante a partida contra o Juventud Unida. O atleta de 21 anos bateu sua cabeça contra um muro à beira do gramado do estádio Francisco Boga, casa de seu time, sofrendo traumatismo craniano (veja o vídeo). Em luto, a federação argentina anunciou o adiamento de todos os jogos que seriam realizados no país no próximo fim de semana.
O lance ocorreu aos 44 minutos do primeiro tempo da partida do último dia 3, que terminou com vitória visitante por 2 a 1. Ortega correu em direção à bola para uma disputa corpo a corpo com um adversário, mas levou a pior e acabou se desequilibrando. Quando caiu, sua cabeça chocou-se com um muro localizado a cerca de um metro da linha lateral. Desacordado, o jogador foi levado em uma ambulância e internado no hospital Trinidad Mitre, em Buenos Aires, onde passou por uma cirurgia emergencial devido a uma fratura dupla no crânio. Desde então, estava em estado grave e teve morte confirmada na madrugada desta quinta-feira. 
Emanuel Ortega San Martin Burzaco (Foto: Divulgação)Ortega foi retirado de ambulância e internado logo em seguida (Foto: Divulgação)

Após a divulgação da notícia, clubes do futebol argentino imediatamente postaram mensagens em suas redes sociais, dando apoio à família do atleta. Na manhã desta quinta, após conversar com dirigentes da primeira e da segunda divisão, o presidente da federação argentina, Luis Segura, anunciou que não haverá prática de futebol profissional no país no próximo fim de semana. A decisão contou com o apoio também do sindicato de jogadores profissionais.
- Decidimos suspender a rodada em sua totalidade, inclusive na primeira divisão. É momento para que o futebol argentino esteja com a família de Emanuel. Temos que apoiá-la e dar toda a força possível - disse Segura, citado pelo jornal "La Nación".
Desta forma, os 15 jogos da 13ª rodada do Campeonato Argentino serão remarcados - o que dará descanso a Boca Juniors ou River Plate antes de um possível duelo contra o Cruzeiro, pela Taça Libertadores, na próxima semana. Com a Raposa de olho, os dois rivais de Buenos Aires decidem a vaga nas quartas de final em partida nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), na Bombonera. O SporTV transmite a partida ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário