quinta-feira, 14 de maio de 2015

Ronda: "Minha questão com Bethe é pessoal. Vou envergonhá-la em casa"

Flávio Canto conversou com a americana Ronda Rousey e também com o
brasileiro Rafael dos Anjos sobre o momento atual da carreira dos dois campeões

Por Rio de Janeiro




Ronda Rousey e Rafael dos Anjos são dois campeões do UFC com trajetórias bem diferentes, mas com duas coisas em comum: um cinturão e o quimono. Em entrevista especial para o Corujão do Esporte  Flávio Canto conversou com os dois lutadores sobre o momento da carreira. Enquanto Ronda promete humilhar Beth Correia dentro da casa da adversária; Rafael dos Anjos destaca como a força da família o ajuda. (clique no vídeo e confira o papo com os lutadores)
01
RONDA ROUSEY
Você continua invicta no MMA. Você está preparada para, eventualmente, perder?   
Não. Eu aprendi essas lições no judô e todas essas coisas. Minha mãe sempre disse: "É muito melhor aprender quando você vence do quando você perde". É inevitável que você perca se não aprende na hora que vence. E toda vez que eu venço eu assisto a luta segundo a segundo para ver onde errei, onde poderia ter feito melhor, sempre tentando melhorar. Eu já sofri as maiores derrotas. Queria ser campeã do mundo no judô como minha mãe. Cheguei até a final e perdi. Meu pai falou que tinha nascido pra ser campeã olímpica e fui a duas olimpíadas mas não venci. Eu sinto que parte da minha alma morria e por isso que é impossível eu perder novamente. Eu prefiro morrer do que ter aquela sensação de novo.   
Você tem uma relação muito forte com a sua família, mas como se vê no futuro, imagina construindo uma família e tendo filhos? É romântica?   
Para ser honesta, não estou com pressa. Tenho muita coisa pra fazer. Sei também que minha genética é tão boa que eu a devo à raça humana, (risos) para fazer filhos. Sabe, tento não pensar em ter filhos. Nem encontrei um cara legal pra ser meu namorado ainda. Não vou pular etapas. Ainda estou focando na primeira fase.   
Ronda Rousey (Foto: Reprodução TV Globo)Ronda Rousey (Foto: Reprodução TV Globo)
Você entra sempre com muita raiva e adrenalina no octógono?   
Eu não estou com nenhuma raiva. Eu estou vazia de emoções. Então eu não diria que tenho raiva, mas definitivamente perdi toda a empatia (risos)   
Você venceu Cat Zingano em 14 segundos. Esperava vencer tão rapidamente?   
- Sei que tudo pode acontecer numa luta. Eu imagino inúmeras maneiras de como vencer uma luta, várias vezes por dia. Até chegar no dia da luta pensei em provavelmente duas mil maneiras de vencer aquela luta, mas aquela não foi uma delas. (risos). Eu nunca tinha feito aquela chave-de-braço na vida. Eu fiz no instinto, me levantei e pensei, o que aconteceu? Eu sei como terminou, mas não sei como cheguei até ali. Tive que olhar quadro a quadro depois no vídeo pra entender.   
Bethe Correia é sua próxima adversária. Porque disse que queria lutar contra ela no Brasil? 
- Minha questão com a Bethe é pessoal. Ela fez isso acontecer. Eu pensava assim: se eu quisesse punir alguém... qual seria a pior forma? Pensei então: vou bater nela no quintal da casa dela. Então parte é pelo meu carinho com os fãs, e parte pra mandar a Bethe de volta pra casa envergonhada.   
02
RAFAEL DOS ANJOS
Um dos momentos mais incríveis da sua última luta foi quando sua família entrou no octógono e comemorou contigo o cinturão. Qual a importância da sua família nessa trajetória?   
- Sem eles nada teria acontecido. Muita gente não sabe, mas meus filhos nunca tinham assistido. Quando a gente se mudou, há mais ou menos três anos, eu tinha prometido que os levaria em uma disputa de cinturão e eles cobraram. Achei que fosse ter mais pressão, mas antes da luta fui até eles e falei agora vou voltar lá pra dentro pra aquecer e me preparar pra luta. Ter eles ali e depois ver a família lá foi especial.   
O russo Khabib Nurmagomedov pode ser seu próximo adversário e já te derrotou. Tem um plano diferente caso o enfrente novamente?   
Sem dúvida. Foi um cara que me amarrou naquela estratégia dele. Em uma disputa de cinturão vai ser difícil ele fazer aquilo de novo durante 25 minutos. Com certeza vou estar preparado pra evitar o jogo de wrestling dele.   
Rafael dos Anjos (Foto: Reprodução TV Globo)Rafael dos Anjos (Foto: Reprodução TV Globo)
Você estreou no UFC com duas derrotas e hoje chegou ao mesmo lugar que a Ronda, com o cinturão. Para sua família será que foi mais difícil te acompanhar do que a família dela?   
Na minha carreira toda eu tenho sete derrotas. Não sei se foi mais difícil do que a dela. Tive muitas lesões. Sempre que entro pra lutar peço em minhas orações para ninguém se machucar. Aprendi muito com as minhas derrotas. Logo na minha estreia no MMA perdi,  e também na estreia no UFC eu fui nocauteado. Nunca tinha sido nocauteado e isso me deu um estalo. Lutador de jiu-jitsu no MMA, eu tinha que treinar boxe e muay-thai. O jiu-jitsu é muito importante, mas no nível que o esporte está hoje não tem condições de ser só essa opção. Isso me deu incentivo pra treinar mais e tomei gosto. Estou preparado para o que der e vier.   
Na hora da luta você entra sereno e calmo. É por aí?   
Eu estou ali, mas fico bem calmo. Entro ali “adrenalizado”, mas tento usar isso pra entrar bem na luta e não fazer nada mal pensado e pagar por isso. Nas últimas lutas estava tranquilo. Contra o Nate Diaz não, eu estava com raiva dele, mas no Pettis e no Ben Henderson eu até pensei: “poxa tenho que ficar mais adrenalizado”.Quando começa eu me transformo, mas quando começa a luta eu fico bem tranquilo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário