sexta-feira, 17 de julho de 2015

José Aldo sobre Dana White: "Não 
é médico. Pode falar o que quiser"

Campeão peso-pena também falou sobre novos uniformes do UFC, após contrato 
com a Reebok: "Não posso fazer nada, temos que aceitar. Somos os Power Rangers"

Por Rio de Janeiro

José Aldo teve que se retirar do UFC 189 após sofrer contusão, e não pôde enfrentar o falastrão Conor McGregor no último sábado. O irlandês acabou vencendo Chad Mendes e ficando com o cinturão interino da categoria. Antes do confronto, no entanto, a lesão de havia gerado polêmica. Presidente da organização, Dana White chegou a comentar que a costela do brasileiro não estava fraturada, e que ele desistira da luta por medo de não conseguir bater o peso. Em entrevista coletiva na academia Upper, onde treinam atletas da Nova União, nesta quinta-feira, 16, José Aldo esclareceu a contusão que teve:
- Eu estava machucado, então tenho nada pra falar, quem quiser a chapa, pode pegar. E, com doping, não tenho problema nenhum. Mostramos tudo para eles, tanto a ressonância, raio-X, vídeo de como foi. A tradução às vezes não traduz o que ele (Dana White) falou. Ele sabia que eu estava machucado. Ele não é médico, é presidente do UFC, promove lutas, e quem tem que falar que estou machucado ou não é quem entende do assunto. Vários médicos viram o que aconteceu. Ele pode falar o que quiser.

Também presente na coletiva, seu treinador, Dedé Pederneiras, falou sobre o processo de recuperação do campeão peso-pena. Segundo ele, Aldo quer voltar em duas semanas, como havia dito em entrevista no último final de semana, mas exames ainda precisam ser analisados. Dedé também comentou a possibilidade de McGregor encarar Frankie Edgar, no lugar de Aldo, em sua próxima luta.
José Aldo André Pederneiras (Foto: Marcelo Barone/ Globoesporte.com)José Aldo e André Pederneiras em entrevista coletiva nesta quinta-feira (Foto: Marcelo Barone/ Globoesporte.com)
- Aldo quer voltar em duas semanas, mas temos novo exame pra ser feito para saber como está a fratura e ver a sensibilidade dele antes de voltar a fazer qualquer coisa. Não acredito que Frankie Edgar lute com Conor antes do Aldo, porque com certeza até o final do ano ele estará apto a lutar. Falei que ele conseguiria completar a oitava luta dele em quatro anos, colocando cinturão duas vezes por ano, e é o que acho. Não sou médico, não sei como vai curar a lesão. Tenho um atleta que quebrou o braço numa luta e, por ter voltado a treinar antes da liberação do médico, a fissura até hoje não curou. Tem nove meses. Não dá pra botar o carro na frente dos bois. Vai voltar quando os médicos falarem que tá apto pra voltar sem risco de fraturar de novo no mesmo lugar. Ele vai voltar sim, vai ao médico, fez os exames. Se estiver consolidado, sem risco de nova fratura, volta a treinar.
Aldo falou também sobre a luta entre McGregor e Mendes, sua lesão, aposentadoria e novos uniformes do Ultimate. Confira as respostas abaixo:
Novos uniformes do UFC e acordo com a Reebok
Foi uma m*****. Mas fazer o quê? Sabemos que é uma empresa privada, todos têm contrato. Não achei bonito, todos têm um estilo. Não posso fazer nada, só falar. Temos de aceitar. Somos os Power Rangers. Vamos ver. Quando eu colocar, te falo melhor.
McGregor x Mendes
É engraçado. Quando não tem ninguém da equipe, nem assisto, as pessoas que me falam. O Dedé me passou que foi tranquilo, luta boa pra nós. Enquanto o Chad estava inteiro, estava ganhando. Não era pra ter parado a luta. Quando não estou lutando, nem leio e nem vejo nada.
Nova turnê com McGregor
Primeiro isso é chato pra caramba, fazer essa po*** toda. É uma coisa chata, você dorme num lugar e acorda em outro. Vamos fazer diferente, ele vai vir mudado. No outro mantivemos mais a calma. Temos que ser mais agressivos também. Já sabemos qual é a dele. Vai ser difícil ele levar. Não estou nem aí pra ele.
Aposentadoria após luta com McGregor
Penso em me aposentar, mas não sei se depois dessa luta, não quebrei o recorde ainda. Quero quebrar os recordes. Sou um cara novo, tenho muito o que fazer pela frente.

Contusão na costela
Eu fiquei triste. Essa luta seria uma das maiores da história, fez toda a promoção, tudo o que foi preciso. Nunca passei por isso, principalmente uma luta que todos queriam assistir. Era uma luta que ia trazer muito dinheiro. 

O que a gente ia ganhar não era salário, e sim pay-per-view. O que pesa é o legado e a história que temos para chegar lá em cima e manter o cinturão. Não me preocupei com isso, dinheiro é igual sombra. Ando pra frente e ele vem atrás. Penso em ser o campeão e saber que quando eu parar só fiz coisas boas.

Prejuízo em caso de vitória de Chad
Seria um prejuízo grande para mim. Ter que lutar com Chad, um cara duríssimo, treinado e financeiramente não tão bom. Pensamos em lutar (contra Conor), seria histórico, gosto desses eventos. Estava treinando bem. Pedimos um prazo para recuperar para lutar mesmo machucado. Mas foi passando e a melhora não veio como o esperado. Ainda sinto um pouco ainda. Eu deitava só de lado, não me mexia. Isso atrapalhou bastante nossos planos. Se tivesse condição, ia, estava bem treinado. Mas vimos que não dava.


Repetidas lesões
Muita gente falou de treinar com cara pesado e tudo mais. Eu fico sozinho. O Weidman saiu umas três vezes do Vitor, Velásquez ficou fora. E falam da gente se proteger. Treinamos num esporte de contato e temos esse risco. Se for preciso vou treinar com Cigano, quem for pra manter o titulo. Foi uma fatalidade. Depois disso, não aguentei mais. Só vim treinando. Vi como eles treinam também e vou treinar da mesma maneira.
 
Tratamento do UFC
Como falei, primeiramente não penso nisso. Mas quando um atleta não traz tanto dinheiro, isso muda completamente o tratamento que vai ter. Como o Conor também. Ele fazendo isso tudo, até se fosse meu funcionário eu botava no colo.

Recado para McGregor
Se prepare que estou chegando. Pode falar o que for, as armas que ele tem não chegam aos pés do que vou mostrar a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário