quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Sem recorde de público, Brasil de Falcão supera Portugal no Castelão

Com gols de Xuxa e do goleiro Tiago, seleção vence por 2 a 1 diante de 11.444 torcedores no aguardado duelo entre o camisa 12 e o craque lusitano Ricardinho

Por Direto de Fortaleza, CE

A torcida de Fortaleza esteve longe de superar os 56.483 presentes no Mané Garrincha no Brasil x Argentina do dia 7 de setembro do ano passado, maior público da história do futsal. Mesmo longe do recorde, objetivo dos organizadores do evento, os cearenses tiveram muitos motivos para comemorar a noite desta terça-feira. Jogando na Arena Castelão diante de 11.444 espectadores, o Brasil venceu a seleção de Portugal por 2 a 1 em amistoso internacional. O jogo marcou a volta do craque Falcão ao selecionado canarinho após 10 meses de afastamento e o primeiro duelo entre o camisa 12 e o craque português Ricardinho, eleito pelo próprio Falcão o novo rei do futsal, em partida envolvendo seleções.  
Brasil x Portugal futsal Arena Castelão amistoso (Foto: Thaís Jorge)Mais de 11 mil torcedores viram a vitória do Brasil na Arena Castelão (Foto: Thaís Jorge)
Os gols brasileiros foram marcados por Xuxa e pelo goleiro Tiago. Cardinal descontou para os portugueses. Esta foi a 16ª vitória brasileira contra os lusitanos em 20 confrontos. A equipe do craque Ricardinho segue sem vencer o selecionado canarinho - houve ainda quatro empates. O próximo compromisso dos comandados de Serginho Schiochet será o Grand Prix de Futsal, em novembro. O local da competição e os adversários ainda não foram divulgados.
- Não deu (o gol). Mas eu já agradeço por ter voltado a jogar. Estou longe da forma ideal, porque a lesão foi grave, mas queria estar participando dessa partida, da forma que fosse. Já fico feliz de estar voltando, terminando esse ano bem e entrar em 2016 sem lesão para que eu chegue no Mundial em grandes condições. Tivemos 70% do jogo em nossas mãos, mas foi um bom jogo - afirmou Falcão.
Brasil x Portugal - amistoso desafio futsal castelão (Foto: Flávio Dilascio)Seleção brasileira comemora vitória sobre Portugal (Foto: Flávio Dilascio)
Brasil x Portugal - amistoso desafio futsal castelão - xuxa (Foto: Zerosa Filho/CBFS)Xuxa abre o placar para o Brasil e comemora com a torcida no castelão (Foto: Zerosa Filho/CBFS)
O JOGO
O jogo começou movimentado. Aos dois minutos, Neto lançou na frente, João Matos desviou de cabeça e quase marcou contra. Portugal respondeu na sequência, quando Pedro Cary puxou contra-ataque e finalizou duas vezes. Tiago salvou o Brasil em ambas as conclusões. Aos quatro, a seleção brasileira teve nova chance, dessa vez com Gadeia, que chutou para a defesa de Bebé. Na cobrança de escanteio, porém, não teve jeito, Xuxa pegou de primeira para fazer 1 a 0.
Brasil x Portugal - amistoso desafio futsal castelão - thiago (Foto: Zerosa Filho/CBFS)Goleiro Tiago faz o segundo gol do Brasil (Foto: Zerosa Filho/CBFS)
Em desvantagem, Portugal passou a sair mais para o jogo, cedendo espaços preciosos aos brasileiros. Aos sete, Simi serviu Valdin, que tocou para fora na cara do gol. Os portugueses continuaram pressionando, mas esbarrando na boa marcação brasileira. Aos nove, Djô chutou no canto, e Tiago foi buscar. Um minuto depois, o goleiro brasileiro avançou ao ataque, a defesa de Portugal não marcou, e ele soltou uma bomba sem chances de defesa para Bebé. Era o segundo gol brasileiro.
Aos 11, Falcão protagonizou o seu primeiro bom momento na partida, levantando a torcida na Arena Castelão. Após lançamento de Tiago, ele dominou a bola no peito e chutou de virada para uma bela intervenção de Bebé (assista ao lance no vídeo abaixo). Abatida pelo segundo gol do rival, a seleção portuguesa passou a ser facilmente dominada. Aos 13, Dieguinho finalizou rente ao travessão. Os portugueses só foram acordar a dois minutos do intervalo, quando Djô arriscou da intermediária, e Tiago fez linda defesa, no último momento de perigo da etapa.

O segundo tempo mal começou, e Falcão teve duas chances seguidas para marcar. No entanto, o camisa 12 brasileiro errou ambas as finalizações, cara a cara com o goleiro Vítor Hugo, que entrou no lugar de Bebé após o intervalo. Insistente, Falcão colocou Vítor Hugo para trabalhar novamente aos três minutos. Dessa vez, o goleiro pegou firme a bola chutada pelo craque brasileiro da ala esquerda. Aos quatro, Valdin foi lançado e tocou na saída de Vítor Hugo. A bola foi caprichosamente para fora.
Apesar de estar aparentemente dominada, a seleção de Portugal conseguiu diminuir aos sete. Após cobrança de escanteio da direita, Cardinal desviou e mandou para o fundo do gol. O Brasil seguiu desperdiçando oportunidades. Aos oito, Gadeia avançou sozinho e tocou para fora. Ricardinho respondeu segundos depois, ao rabiscar a marcação brasileira e soltar uma bomba. Bem colocado, Tiago espalmou pela linha de fundo. Aos 13, Cardinal limpou Neto e bateu da entrada da área. Tiago voou no canto para salvar o Brasil. 
Refeito do susto, o Brasil passou a tocar mais a bola neutralizando a pressão portuguesa nos minutos finais. No minuto derradeiro, o técnico Jorge Braz ainda arriscou lançando Ricardinho como goleiro-linha. No entanto, a seleção brasileira se fechou ainda mais na defesa garantindo o resultado.
Brasil x Portugal futsal Arena Castelão amistoso (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Valdin disputa a bola com jogador português (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)
ESCALAÇÕES
Brasil: Tiago, Neto, Valdin, Xuxa e Simi. Entraram: Rodrigo, Ciço, Gadeia, Jackson, Falcão, Cabreúva, Betão e Dieguinho. Técnico: Serginho Schiochet.
Portugal: Bebé, João Matos, Pedro Cary, Ricardinho e Cardinal. Entraram: Vítor Hugo, Arnaldo, Fábio Cecílio, Anilton Silva, Bruno Coelho, Djô, Mário Freitas, Miguel Ângelo e Tiago Brito. Técnico: Jorge Braz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário