sábado, 24 de janeiro de 2015

Inspirado no passado, Botafogo-SP ressurge com investimento na base

Conhecido por revelar os irmãos Sócrates e Raí, clube de Ribeirão Preto volta a aparecer no cenário nacional após investir em estrutura para as categorias menores

Por Ribeirão Preto, SP

Nos anos 1970, Sócrates ajudou a colocar o Botafogo-SP no patamar dos clubes reveladores de craques do futebol brasileiro. O atleta foi negociado com o Corinthians, se tornou um dos maiores ídolos do clube e disputou as Copas do Mundo de 1982 e 1986. O “Doutor” puxou a fila de atletas “criados” no Pantera de Ribeirão Preto, que tem em sua lista Raí (veja vídeo acima, de 2001, em que os irmãos Raí e Sócrates falam sobre o início no Botafogo-SP), Alexandre Gallo, Paulo Egídio, Marco Antônio Boiadeiro, Bordon, Lucas, Cicinho, Leandro, Doni, entre outros.
Sócrates posando com o Botafogo de Ribeirão Preto (Foto: Reprodução TV Globo)Ídolo do Corinthians e da Seleção, Sócrates iniciou sua carreira no Botafogo (Foto: Reprodução TV Globo)
O celeiro de craques que volta a chamar a atenção do Brasil com a chegada de seu time sub-19 à decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior após derrubar gigantes como Botafogo, Fluminense, Grêmio e Palmeiras, viveu anos de ostracismo, com resultados pífios em sua base a partir de meados da década passada, quando o clube amargou uma grave crise financeira que refletiu em campo, com o time profissional fora do calendário nacional e na terceira divisão do futebol de São Paulo.
- O Botafogo sempre fez sua vida com jogadores da base. Acreditamos que podemos repetir essa característica do passado. Hoje estamos colhendo os frutos - comentou Rogério Barizza, presidente do clube desde 2014 e vice na gestão de Gustavo Assed, mandatário entre 2012 e o ano passado.
Raí (Foto: Rubens Chiri / site oficial do São Paulo FC)Raí fez história no São Paulo, mas também iniciou sua trajetória em Ribeirão (Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC)
A virada começou em 2009, com a volta do time profissional à elite do futebol paulista. Estabelecido na Série A1, as categorias de base ganharam força a partir de 2012, quando o clube firmou parceria com o extinto clube de Ribeirão Preto, Olé Brasil, e passou a utilizar sua estrutura, como o CT Santa Iria, renomeado para Manoel Leão, que conta com cinco campos, incluindo um com grama sintética e arquibancandas, academia e alojamentos para 140 atletas.
CT do Olé Brasil, em Ribeirão Preto (Foto: Divulgação)CT do Olé Brasil virou base do Botafogo a partir de julho de 2012 (Foto: Divulgação)
- Não existe sorte. Tudo aquilo que estamos conquistando é fruto de um trabalho da diretoria, dos funcionários, dos jogadores e da comissão técnica. Temos uma boa estrutura, bons técnicos, um bom treinamento, e isso dá resultado. Isso não é sorte. É muito trabalho de todos que aqui estão - explicou Barizza.
A base estruturada rendeu títulos, como dos Jogos Regionais e Abertos de 2013 e 2014, além de boas participações no Paulista sub-17, onde foi semifinalista, e Paulista sub-20, quando terminou com o vice-campeonato em 2014. Além disso, pratas da casa passaram a frequentar o time profissional, como o lateral-direito Daniel Borges, hoje no Atlético-PR, e o zagueiro Henrique Mattos, atualmente no Sport.
- Tudo isso é fruto do nosso investimento nas categorias de base, na estrutura do clube. Conseguimos nosso Centro de Treinamento Manoel Leão e acreditamos que o futuro do Botafogo está na formação de jogadores, como sempre foi na história do clube.
Botafogo-SP X Palmeiras - gol Botafogo (Foto: Agencia Estado)Garotos do Bota já passaram pelo Botafogo, Flu, Grêmio e Palmeiras na Copinha (Foto: Agencia Estado)
Finalista da Copa São Paulo após 32 anos – a última vez aconteceu em 1983, com Raí, Boiadeiro e Cia. que ficaram com o vice-campeonato –, a nova geração botafoguense conta com o goleiro Talles, o meia Alex e os atacantes Wesley e Isaac Prado, artilheiro do time no torneio com oito gols. Sem acreditar em sorte e com fé no trabalho, o presidente Rogério Barizza crê na capacidade dos garotos em superar mais um obstáculo e alcançar o título da Copinha, neste domingo, contra o Corinthians, no Pacaembu.
- Somos campeões dos Jogos Abertos, vice-campeões do Paulista Sub-20 e vice-campeões da Copa Paulista 2014 com essa molecada. Estamos vendo esses meninos, hoje homens, mostrando que têm capacidade - concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário