sábado, 24 de janeiro de 2015

Suecas adotam MMA para manter a forma e se proteger em Estocolmo

Esporte ainda é um mistério para boa parte das mulheres no país, mas UFC e Alexander Gustafsson já são termos conhecidos pelo público feminino

Por Direto de Estocolmo
O MMA hoje é febre no Brasil tanto entre homens quanto entre mulheres, que não só assistem às lutas, mas praticam o esporte em academias e também têm representantes no UFC. Na Suécia, não é diferente: a modalidade vive ascensão de popularidade entre os homens, e as mulheres estão começando a apreciar e praticar artes marciais mistas para manter a forma. Na véspera do "UFC: Gustafsson x Johnson", evento de MMA em estádio de futebol em Estocolmo, o Combate.com foi às ruas testar o conhecimento das moças sobre o esporte.
Nas ruas, entre pessoas comuns, o esporte ainda é um tanto misterioso, mas os nomes UFC e Alexander Gustafsson, principal lutador sueco na atualidade, já são conhecidos. O evento vem recebendo grande cobertura da mídia e "Mauler" já foi capa de jornais e revistas de variedade pelo país.
- Não sabia (que tinha um UFC aqui). Mas eu sei o que é MMA, fazia caratê há alguns anos - disse Amanda, parada pela reportagem ao lado da Hovit Arena, onde acontece a pesagem desta sexta-feira.
Amanda musas suecas falam de MMA (Foto: Adriano Albuquerque)Amanda conhece e MMA e praticou caratê na capital sueca (Foto: Adriano Albuquerque)
- Sei o que é UFC, sei quem é Alex. Eu assisto na TV, mas não tenho um lutador favorito - disse Nora, estudante que passava com sua amiga Sandra pela arena.
Nas academias pela cidade, porém, a presença de mulheres em aulas de crossfit/MMA rivaliza com a dos homens. O MMA Bootcamp, programa desenhado por David Bielkheden, primeiro sueco a lutar no UFC, tem muitas mulheres em suas classes - algumas, como a modelo Tinette, gostam tanto que fazem a aula duas vezes seguidas.
- Joguei futebol minha vida inteira e tive de parar por causa de uma lesão no meu joelho. David me chamou para treinar aqui e adorei. Eu espero poder ver no sábado. Vou trabalhar, mas vou tentar arrumar tempo para assistir. Gosto das cotoveladas, é divertido, porque gosto de treinar meu abdômen - afirmou Tinette.
Tinett musas suecas falam de MMA (Foto: Adriano Albuquerque)Tinett treina MMA por gostar e por ser amiga de alguns lutadores suecos do UFC (Foto: Adriano Albuquerque)
A personal trainer Caroline passou a seguir o UFC por causa do marido, mas logo se interessou nos movimentos e especialmente nos treinos.
- Eu adoro treinar. Vi o anúncio e decidi tentar. Fiquei viciada. Hoje sigo o UFC, gosto de ver as lutas e a forma como eles se movimentam em combate - explicou.
Caroline musas suecas falam de MMA (Foto: Adriano Albuquerque)Caroline é personal trainer e passou a seguir o UFC por
causa do marido, que é fã (Foto: Adriano Albuquerque)
Para a dançarina e coreógrafa Jennifer, o esporte é uma boa maneira de manter a forma e também de se defender de assaltantes e agressores nas ruas.
- Eu sempre soube que podia chutar e socar bem, e por isso se encaixou perfeitamente comigo. Muitas mulheres praticam MMA porque você fica muito forte e é bom para você se proteger na rua. E tem também muitos caras que praticam MMA, isso é legal também (risos) - contou Jennifer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário