domingo, 25 de janeiro de 2015

Primeiro sueco a lutar no UFC busca retorno e lembra passagem no Brasil

David Bielkheden fez primeira luta transmitida ao vivo em TV aberta na Suécia e ficou conhecido como "Brasileiro Sueco" por treinar na BTT

Por Direto de Estocolmo
Se o UFC está na Suécia pela quarta vez em quatro anos e tem condições de lotar um estádio de futebol neste sábado, deve parte deste sucesso a David Bielkheden. O lutador de Estocolmo foi o primeiro sueco a ser contratado pela organização, em 2008, e abriu as portas não só para uma nova geração de atletas que está em destaque atualmente, mas também para o MMA em geral no país.
- Quando eu fiz minha segunda luta no UFC, foi ao ar ao vivo na Suécia. Todo mundo assistiu e aprendeu o esporte. Quando eu saí, o Alex Gustafsson entrou, e ele abriu para todo mundo. Agora, o UFC faz um ou dois shows aqui por ano, e todo mundo está ligado. Acho que foi isso, ter aparecido na televisão de graça - conta Bielkheden ao Combate.com.
David Bielkheden UFC MMA (Foto: Adriano Albuquerque)David Bielkheden, o "Brasileiro Sueco", atualmente dá aulas de crossfit  (Foto: Adriano Albuquerque)
O atual peso-meio-médio fez três lutas no Ultimate entre 2008 e 2009, quando ainda lutava como peso-leve. Perdeu para Diego Sanchez na estreia, venceu Jess Liaudin no seu segundo combate e perdeu para Mark Bocek no terceiro. Foi dispensado em seguida, mas continua sendo muito reconhecido pelos fãs de MMA no país, que o chamam de "Brazilian Swede", ou "Brasileiro Sueco". O apelido, dado pelo jornalista Dênis Martins, se deve à sua longa associação à Brazilian Top Team, equipe liderada por Murilo Bustamante, e à sua fluência na língua portuguesa, obtida durante o período em que passou treinando no Rio de Janeiro.
- Fui para o Rio pela primeira vez em 1999. Encontrei com o Murilo Bustamante, e eu e meu treinador aqui da Suécia começamos a treinar com ele em 2001, quando ele saiu da Carlson Gracie Team. Para mim, era o melhor treino, porque tinha os melhores lutadores lá: Ricardo Arona, Paulão Filho, os Nogueiras, Murilo, Zé Mário (Sperry), Buscapé, Milton Vieira, Jucão, Feijão, até o Anderson (Silva) estava lá treinando. O treino estava muito bom, e o MMA não era muito grande como é hoje na Europa e aqui na Suécia, então eu ia para lá para me preparar para minhas lutas - explica.
David Bielkheden UFC (Foto: Josh Hedges / Getty Images)Bielkheden venceu Jess Liaudin em luta exibida na
TV aberta na Suécia (Foto: Getty Images)
Apesar de lembrar com carinho do período no país e de sentir falta da música, da comida e da cultura brasileira, Bielkheden não pensa mais em voltar para morar, só para visitar. Casado e com dois filhos, o lutador hoje tem outras prioridades - além dos treinos, dá aulas de crossfit na capital sueca. A melhora do nível do MMA sueco também diminuiu a necessidade de deixar o país para se aprimorar.
- Estou treinando com os melhores caras na Suécia hoje em dia, como o Alex, Reza (Madadi), Ilir (Latifi). Tem muitos caras da Suécia no UFC hoje, então o treino está muito melhor agora do que antes. Agora, vou lá de manhã, tem 20 ou 30 lutadores com que posso treinar; antes tinha três ou quatro - analisa.
Antigamente, também era mais fácil entrar no UFC ou Pride através do Brasil, que sempre teve equipes e agentes bem conectados com as organizações. Agora, com o Ultimate se esforçando para se expandir pela Europa, há mais oportunidades para lutadores locais, e Bielkheden está na "fila" para retornar ao octógono. Com um cartel de 20 vitórias e 12 derrotas, o sueco vem de três triunfos seguidos e acredita que voltará à companhia num dos eventos deste ano no continente.
- Estou sem contrato, mas meu manager está falando com eles todos os dias. Eles disseram que vão ter shows aqui neste ano e na Polônia na primavera, na Alemanha e na Escócia no verão. Acho que vou entrar no verão. Agora sou muito mais experiente e também estou mais velho, seguro. Quando cheguei, era muito para mim. Agora, já sei como é. Já fui lá com meus amigos, como treinador, não vai ser uma surpresa. Também acho que sou mais calmo, sou um lutador diferente hoje - finaliza Bielkheden.
O Combate transmite o "UFC: Gustafsson x Johnson" ao vivo e com exclusividade a partir de 18h45 (horário de Brasília) neste sábado. O Combate.com acompanha em Tempo Real, com vídeo ao vivo da primeira luta, entre Neil Seery e Chris Beal. Confira o card completo:
UFC: Gustafsson x Johnson
24 de janeiro de 2015, em Estocolmo (SUE)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Alexander Gustafsson x Anthony Johnson
Peso-médio: Dan Henderson x Gegard Mousasi
Peso-meio-pesado: Phil Davis x Ryan Bader
Peso-pena: Akira Corassani x Sam Sicilia
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: Nico Musoke x Albert Tumenov
Peso-meio-médio: Sultan Aliev x Kenny Robertson
Peso-pena:  Andy Ogle x Makwan Amirkhani
Peso-meio-pesado: Nikita Krylov x Stanislav Nedkov
Peso-leve: Mairbek Taisumov x Anthony Christodoulou
Peso-pesado: Viktor Pesta x Konstantin Erokhin
Peso-pena: Paul Redmond x Mirsad Bektic
Peso-mosca:Neil Seery x Chris Beal

Nenhum comentário:

Postar um comentário