domingo, 25 de janeiro de 2015

"Vítimas" de arremessos de 130km/h, goleiros da seleção usam "armadura"

Bombom usa coquilha, protetor bucal, esparadrapos e outras proteções para evitar lesões e defender a meta do Brasil, que pega a Cróacia neste domingo, pelas oitavas

Por Direto de Doha, Catar


Arremessos que podem chegar a quase 130km/h, muitos deles disparados a uma distância menor que seis metros. Se vida de goleiro não é fácil, no handebol a moleza é menor ainda. Não à toa, os donos da meta da seleção brasileira no Mundial do Catar, Rick e Bombom, não poupam quando o assunto é proteção. Por baixo do uniforme os dois escondem quase uma armadura, com preocupação desde os dentes até os dedos, passando também pela região genital.
Confira a classificação do Mundial.
Os equipamentos de segurança são parceiros diários também nos treinos, evitando lesões e ajudando na dose extra de coragem necessária para defender o gol do Brasil, principalmente agora que a seleção encara a Croácia nas oitavas de final, neste domingo, em jogo decisivo para as pretensões do Brasil de melhorar o posto obtido no último Mundial. Em 2013, na Espanha, a seleção ficou com a 13ª colocação depois da derrota para a Rússia por 27 a 26, justamente nas oitavas.
handebol rick bombom brasil chile mundial (Foto: Wander Roberto/Photo&Grafia)Rick e Bombom, os goleiros do Brasil, terão que conter os ataques da Croácia (Foto: Wander Roberto/Photo&Grafia)

A proteção começa na boca. Bombom não inicia o treino sem o protetor bucal, como qualquer boxeador ou alguns pivôs da NBA. Amigos dele já tiveram dentes quebrados com boladas. Nas mãos, os esparadrapos servem para evitar pequenas lesões ou até a quebra do dedo. Entram ainda a coquilha, protetor essencial para a região genital, como no UFC, tornozeleiras e joelheiras. Outros goleiros usam até bandagens no abdômen, alvo de muitos dos arremessos defendidos.
- Nós temos que buscar o máximo de proteção. As lesões vêm com a força do arremesso. São articulações, dentes. Quando era criança, quebrei o dente, então, desde então tive que me proteger. Tem dois anos que uso em todos os treinos. As proteções também nos ajudam no psicológico. Ninguém quer quebrar um dente, por exemplo. E no jogo a gente tenta colocar a cara mesmo para defender, então temos que nos proteger ao máximo mesmo - explica Bombom.
Mosaico Proteção Goleiros Handebol (Foto: Editoria de Arte)(Foto: Editoria de Arte)
Rick, por sua vez, prefere se preocupar mesmo com as cotoveleiras. Não entra em quadra sem. E apesar das boladas e do entendimento do público de que o goleiro de handebol sofre, ele acredita que os jogadores de linha levam uma vida mais dura.
- Para falar a verdade não acho que sofremos muito, em relação a bolada essas coisas é tranquilo. Tranquilo porque ninguém quer arremessar na cara do goleiro por querer, senão é uma defesa (risos). Acho que o pessoal da linha sofre mais com isso, porque tem socos, empurrão entre outras coisas. As proteções são importantes, como a coquilha, joelheiras, cotoveleiras e protetor bucal - frisa o goleiro do Brasil, de 2m de altura.
bombom Handebol mundial Brasil e Espanha (Foto: EFE)Bombom fechou a meta brasileira contra Espanha e Belarus (Foto: EFE)
Bombom, inclusive, já viveu uma situação inusitada durante um jogo. Ao defender um arremesso, sofreu um corte profundo em um dos dedos da mão direita apenas pelo contato da bola. Levou três pontos.

- Uso proteção no dedo por que no primeiro jogo da Liga, na Espanha, esse ano, tive um corte profundo no dedo com uma bolada. Levei três pontos. Até hoje não sei se tinha algo na bola. Foi muito rápido. Uso a proteção para passar a bola direto por conta da cola. Goleiro de handebol não usa luva, se não perde a aderência com a bola. No frio, treino com luva, mas em jogo, nem em colégio eu já vi goleiro de handebol usar - frisa Bombom.

A Croácia é uma das potências do handebol mundial. Foi campeã mundial em 2003 e conquistou o ouro olímpico em duas oportunidades: Atlanta 1996 e Atenas 2004. No Mundial da Espanha, a equipe ficou em terceiro lugar. Agora no Catar, a seleção europeia avançou ao mata-mata como a líder do Grupo B e conta com Ivan Cupic como uma arma para superar o Brasil. Ele é o goleador do time e teve parte de um dedo da mão esquerda cortada em um acidente bizarro. Contra um artilheiro desse calibre, Bombom e Rick terão vigília redobrada.

O jogo terá transmissão ao vivo do SporTV transmite, e Tempo Real no GloboEsporte.com. O assinante do Canal Campeão pode acompanhar pelo SporTV Play.

Nenhum comentário:

Postar um comentário