sábado, 21 de março de 2015

Jornalista, Demian usa leitura como arma pré-luta e sonha com manchete

Lutador, que enfrenta LaFlare neste sábado, na sexta edição do UFC no Rio, utiliza os livros como distração na semana que antecede o evento e revela ter biblioteca em casa

Por Rio de Janeiro
Demian Maia MMA (Foto: Raphael Marinho)Demian Maia MMA (Foto: Raphael Marinho)
Demian Maia abre a porta da sala onde estava com os demais brasileiros do UFC Rio 6, no hotel em que os atletas estão hospedados, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Passa das 20h. Depois de ouvir uma reunião sobre regras, em um dia que havia sido repleto de compromissos oficiais da organização, ele tem mais uma entrevista antes de, enfim, descansar. 

O lutador, que protagoniza a edição de sábado do UFC, contra o americano Ryan LaFlare, senta-se em uma cadeira roxa e, paciente e educadamente, fica aberto às perguntas da reportagem doCombate.com. Demian Maia é jornalista por formação e conhece como poucos a via de mão dupla entre imprensa e lutadores.

- Ser formado é uma coisa que chama a atenção no Brasil, pois muitos atletas não estudaram. Lá fora muitos são formados. Nos Estados Unidos, boa parte vem do wrestling, então, eles ganham bolsas de estudos nas universidades, há incentivo. É uma situação atípica para o nosso país, globalmente, muitos lutadores têm instrução superior - conta Demian, ressaltando que jamais se sentiu um estranho no ninho por conta disso.

- Tem gente que me vê como um cara mais intelectualizado, mas não sinto preconceito nem nada.

Oriundo do jiu-jítsu, Demian percebeu que poderia fazer da arte suave sua profissão. E seguiu em frente, deixando o jornalismo em segundo plano.
- Quando eu entrei na faculdade, eu pensava em continuar no jornalismo porque o MMA era muito incipiente. Quando comecei a trabalhar com o jiu-jítsu e vi que teria esse caminho, que era o que mais gostava, decidir segui-lo. Gosto do jornalismo, mas gosto muito mais de lutar, dessa parte. O que não quer dizer que eu não possa voltar a trabalhar com isso daqui a alguns anos.
Demian Maia (Foto: reprodução/Facebook)Demian Maia assina o pôster oficial do evento deste fim de semana (Foto: reprodução/Facebook)
Embora não exerça a profissão, o jornalismo é parte integrante de sua rotina. Demian acompanha o noticiário pelo celular e escuta rádios de notícias para se manter atualizado.

- Eu continuo me instruindo, lendo, ouço coisas, busco informação de coisas que gosto, porque é um processo constante, que ajuda em qualquer coisa na sua vida. Tive contato com bons professores tanto no colégio quanto na faculdade. Você entende o que a mídia fala, os porquês. Você sabe como lidar com a imprensa, entende qual é o papel dela, entende que a comunicação é importante para a imagem e a lidar com isso mais claramente.

Ler continua sendo um dos hobbies preferidos de Demian Maia. A leitura o ajuda, por exemplo, em semanas que antecedem suas lutas. O atleta, inclusive, tem um biblioteca em casa.
 A TV tem muitos canais, você fica zapeando e não relaxa, gera muita informação. Às vezes deixo um canal com algo que não vou prestar atenção e fico lendo. Eu leio bastante coisas de História, principalmente a do Brasil. Eu gosto. Leio romance também.
Demian Maia
- Gosto de ler na semana da luta. É uma distração. A TV tem muitos canais, você fica zapeando e não relaxa, gera muita informação. Às vezes deixo um canal com algo que não vou prestar atenção e fico lendo. Eu leio bastante coisas de História, principalmente a do Brasil. Eu gosto. Leio romance também. Jornal de papel eu não leio. Baixei aplicativos de jornais de São Paulo e me informo muito por isso. E ouço programas de notícia no rádio. Acabei de ler um livro do João Ubaldo Ribeiro, chama-se O Sorriso do Lagarto, até teve uma série na Globo, e agora, comecei um livro do Lira Neto esta semana sobre a trajetória do Getúlio Vargas. Eu comprei tem um tempo. Tenho uma biblioteca em casa. Às vezes, compro e deixo lá para ler quando tiver tempo. Está me interessando. Comecei pelo terceiro, então tenho que comprar os outros dois e voltar. Como já sei um pouco da história, não será surpresa (risos). Mas é interessante. Notícias de MMA eu não busco, mas no meu Twitter, metade das pessoas que sigo está envolvida no meio. Vou rolando a barra, clico em alguma notícia e leio. Eu me informo desta maneira e pelo que a minha equipe me diz.
DUELO NO RIO

Demian Maia coletou todas as informações possíveis sobre Ryan LaFlare, seu oponente no duelo principal do card, na sexta edição do Ultimate na Cidade Maravilhosa. O faixa-preta de jiu-jítsu sabe fazer a leitura do jogo do americano, que está no Brasil para frustrar os planos do paulista. 

A oportunidade de vencer em uma luta principal do UFC, no Brasil, já escapou uma vez das mãos de Demian - derrotado por Jake Shields em 2013, em Barueri. E ele não está disposto a perder desta vez.

- É uma oportunidade excelente fazer um combate principal depois do tempo que fiquei parado. Aquela luta contra o Jake Shields ainda acho que ganhei, então ficou um gosto muito amargo até hoje. Farei minha 20ª luta pelo Ultimate, então estou preparado para qualquer situação. O LaFlare pode oferecer vários perigos. Tem um muay thai bem completo, chuta bem, soca bem, tem boa envergadura. Ele, principalmente, é bom de wrestling. O jiu-jítsu, ele joga para a frente, busca o tempo todo. Não vejo nele posição que eu caia e fale: "Aqui vai ser fácil". Ele está completo. Vai depender de quem quiser mais vencer.
Demian Maia x Ryan La Flare UFC  RJ Maracanã (Foto: André Durão)Demian Maia x Ryan La Flare ficarão frente a frente no octógono do Ultimate (Foto: André Durão)

Feliz por lutar no Maracanãzinho, Demian espera casa cheia no ginásio, cuja história está intimamente relacionada com as artes marciais.

- É um lugar histórico, que tem o DNA da luta desde a época do Vale-Tudo. Os ingressos estão à venda e será um prazer contar com o público do Rio e de outros lugares do Brasil. Da outra vez que lutei no Rio foi muito caloroso, foi o lugar que me senti mais acolhido. E espero que essas pessoas estejam lá de novo porque será muito importante.

Especialista em jiu-jítsu, Demian não vence por submissão desde a luta contra Rick Story, em outubro de 2012. Sendo assim, a manchete que sonha ver no domingo não poderia ser outra.

- A minha manchete seria "Demian Maia finaliza no primeiro round".
O UFC Rio 6 acontece neste sábado no Maracanãzinho e tem transmissão ao vivo e exclusiva doCombate a partir de 19h45 (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real e exibe em vídeo a primeira luta, entre Fredy Serrano e Bentley Siler. Na sexta-feira, site e canal exibem a pesagem ao vivo a partir de 15h50. Confira o card completo:

UFC: Maia x LaFlare
21 de março, no Rio de Janeiro (RJ)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio: Demian Maia x Ryan LaFlare
Peso-meio-médio: Erick Silva x Josh Koscheck
Peso-leve: Gilbert Durinho x Alex Cowboy
Peso-leve: Léo Santos x Tony Martin
Peso-galo: Amanda Nunes x Shayna Baszler
Peso-pena: Godofredo Pepey x Andre Fili
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Akbarh Arreola
Peso-pena: Kevin Souza x Katsumi Kikuno
Peso-leve: Leandro Buscapé x Drew Dober
Peso-leve: Leonardo Macarrão x Cain Carrizosa
Peso-leve: Jorge Blade x Christos Giagos
Peso-mosca: Fredy Serrano x Bentley Syler

Nenhum comentário:

Postar um comentário