domingo, 27 de setembro de 2015

De olho em retorno ao top 5, Nelson e Barnett se enfrentam no UFC Japão

Astro no país, Barnett volta ao octógono após mais de um ano parado, e Nelson tenta recuperação após duas derrotas seguidas. Apenas um atleta brasileiro luta no card

Por Saitama, Japão
A primeira e única visita do UFC ao Japão em 2015 acontece neste sábado, com um duelo peso-pesado como destaque principal. Os gigantes Josh Barnett e Roy Nelson se enfrentam, de olho numa entrada no top 5 de sua categoria. Apenas um brasileiro entra em ação no octógono montado na Saitama Super Arena, em Saitama: o peso-pena Diego Brandão, que encara o japonês Katsunori Kikuno.
Combate transmite o "UFC: Barnett x Nelson" ao vivo a partir de 20h35 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha em Tempo Real e exibe as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo ao vivo.
Roy Nelson Josh Barnett UFC Japão (Foto: Getty Images)Barnett (esq.) e Roy Nelson (dir.) vêm de derrotas e têm oportunidade de recuperação em Saitama (Foto: Getty Images)
Um dos berços das artes marciais e outrora sede do maior evento de MMA do mundo, o Japão vem recebendo visitas anuais do UFC desde 2012; todavia, seus atletas não emplacaram ainda grande sucesso no octógono. O peso-mosca Kyoji Horiguchi, que está no card e enfrenta Chico Camus, disputou o cinturão este ano, mas foi finalizado pelo campeão Demetrious Johnson; antes dele, o último japonês a disputar um título foi o peso-médio Yushin Okami, em 2011. Por isso, o Ultimate geralmente aposta em ex-astros do Pride nas lutas principais, para atrair os fãs mais saudosos. Em 2014, foi Mark Hunt quem enfrentou Roy Nelson - e venceu, por nocaute. Desta vez, é Josh Barnett, que não só foi finalista do Grand Prix de pesos-pesados do Pride de 2006, com vitórias sobre nomes como Rodrigo Minotauro e Alexander Emelianenko, como também foi campeão no Pancrase e ganhou fama no wrestling profissional no país.
Barnett, porém, não luta MMA desde dezembro de 2013, quando foi nocauteado por Travis Browne no primeiro round do UFC 168. O longo tempo ausente, contudo, não afetou sua estatura na divisão peso-pesado: ainda ocupa a oitava posição no ranking, e uma vitória sobre Nelson o colocaria de volta no top 5 e entre os desafiantes viáveis ao cinturão de Fabricio Werdum. A missão não é fácil: Roy Nelson é conhecido pelo poder de nocaute.
- Não seja atingido por seu grande golpe. Não seja atingido pela sua mão direita, e mantenha a pressão em cima dele. A melhor forma de vencer Roy é lutar melhor, pressionar mais, imprimir o ritmo - detalhou Barnett ao explicar sua estratégia.
Roy Nelson se manteve ativo nos últimos dois anos, mas não vive bom momento: foi derrotado por Mark Hunt e Alistair Overeem em suas duas lutas mais recentes, e caiu à 11ª posição no ranking. Contudo, o "gordinho do UFC" se mantém confiante que uma vitória sobre um adversário renomado como Barnett o recolocará na lista de potenciais desafiantes, e cita o histórico de seus oponentes como um fator a seu favor.
- O objetivo é chegar no cinturão. A duas lutas, (Mark Hunt) me venceu e conseguiu uma luta pelo cinturão. Sempre sou relevante. Se eu vencer Josh, provavelmente estarei falando sobre lutar pelo cinturão em breve, só porque a divisão peso-pesado muda muito rápido - argumentou Nelson.
O coevento principal do torneio tem outro velho conhecido dos japoneses: o "cidadão do mundo" Gegard Mousasi, armênio nascido no Irã e naturalizado holandês, que lutou no Pride e foi campeão no Dream. Seu adversário é Uriah Hall, o "Homem-Ambulância", que aceitou substituir o brasileiro Roan "Jucão" Carneiro com seis semanas de antecedência, após este sofrer uma lesão durante os treinos. Confira o card completo:
UFC: Barnett x Nelson
26 de setembro, em Saitama (JAP)
CARD PRINCIPAL - a partir de 23h (horário de Brasília)
Peso-pesado: Josh Barnett x Roy Nelson
Peso-médio: Gegard Mousasi x Uriah Hall
Peso-mosca: Kyoji Horiguchi x Chico Camus
Peso-galo: Takeya Mizugaki x George Roop
Peso-pena: Katsunori Kikuno x Diego Brandão
Peso-pena: Mizuto Hirota x Teruhito Ishihara
CARD PRELIMINAR - a partir de 21h (horário de Brasília)
Peso-meio-médio: Keita Nakamura x Li Jingliang
Peso-leve: Nick Hein x Yusuke Kasuya
Peso-leve: Naoyuki Kotani x Kajan Johnson
Peso-meio-médio: Shinsho Anzai x Roger Zapata

Nenhum comentário:

Postar um comentário