segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Zé Ricardo prega transição gradual: 
"O Fla já aprendeu com isso lá atrás"

Tricampeões da Copinha, capitão Léo Duarte e centroavante Felipe Vizeu dão coletiva após título; primeiro se diz tímido, enquanto o outro revela gosto por Guerrero

Por São Paulo

Eufórica com o título, a torcida do Flamengo já pede em redes sociais a promoção de meio time que conquistou o tricampeonato da Copa São Paulo nesta segunda-feira, no Pacaembu, após empate por 2 a 2 no tempo normal e vitória nos pênaltis (4 a 3). Mas, para o técnico da equipe sub-20, Zé Ricardo, a saída dos jovens da base para o profissional deve ser feita gradualmente.
- A gente está apenas começando uma temporada. Logicamente que um título desse pode credenciar garotos ao time profissional, mas acredito que eles ainda têm etapas a cumprir. Essa transição é a mais complicada. Acho que o Flamengo já sofreu com isso (com uma transição feita equivocadamente), já aprendeu bastante com isso lá atrás e vai ter oportunidade para fazer isso no momento certo - afirmou o treinador.
Léo Duarte, Zé Ricardo, Felipe Vizeu, Flamengo (Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com)Léo Duarte, Zé Ricardo e Felipe Vizeu concederam entrevista juntos (Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com)

Questionado se já conversou com Muricy Ramalho, que pretende integrar todas as categorias de base do Flamengo ao profissional, o comandante tricampeão disse que a incompatibilidade de datas ainda não permitiu o encontro.
- Na verdade, não tive a oportunidade de conversar com o Muricy, houve um desencontro no nosso calendário. A gente estava no Sul, disputando a Copa RS, quando ele foi apresentado. Depois viemos para a Copa São Paulo, e o time profissional estava de férias. Agora vamos ter oportunidades - prosseguiu.

Zé destacou o entendimento entre os jovens dentro de uma competição em que disputaram nove jogos em um intervalo de 23 dias.

- Esses meninos adoram estar juntos, trabalhar e treinar, e o investimento foi nesse ponto. A coletividade numa competição curta é importante, e é fundamental que o grupo viva de forma harmônica. Eles foram maravilhosos, não tiveram reclamações nem problemas. É uma equipe que realmente gostar de estar junta - insistiu.

Vizeu feliz com o prêmio de melhor da competição
Felipe Vizeu, Flamengo (Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com)Felipe Vizeu foi eleito o melhor da competição pelo voto popular (Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com)
Eleito pelo voto popular como melhor jogador da Copinha, Felipe Vizeu dividiu os louros com os demais, porém destacou a relevância de um prêmio individual na base.
- Para nós, jogadores da base, o título individual é muito importante, mas sem meu grupo maravilhoso eu não teria conseguido. Dos três anos que estou no clube, acho que foi a competição em que mais me destaquei e quero dedicar aos companheiros e à comissão.

Embora Guerrero não viva fase tão positiva no Flamengo - não marca desde 23 de agosto -, Vizeu nem piscou quando perguntando em qual centroavante se espelha.

- No nosso profissional temos o Paolo Guerrero. Me espelho muito nele, sempre o admiro nos treinos e jogos. Sei da muita qualidade que ele tem. Para mim é uma oportunidade muito grande vê-lo treinar. Ele é fantástico.
Capitão caladão
Léo Duarte, o mais calado dos três na mesa, curiosamente é o capitão. Mas, apesar do acanhamento, garante que em campo se transforma.
- Sou tímido, envergonhado, mas dentro de campo me solto demais, às vezes exagero da forma de falar. Mas fora sou acanhado (risos).
Questionado sobre o papo no intervalo, em que o Fla foi para o vestiário com 2 a 0 de desvantagem, garante ter buscado passar tranquilidade para os companheiros.
- O grupo em geral, junto com a comissão, conseguiu recuperar. Também fiquei um pouco assustado com 2 a 0 no placar, mas nosso time veio crescendo muito na competição. Nas primeiras partes tivemos altos e baixos, mas conseguimos nos recuperar.
Muricy procura uma zagueiro rápido, característica que Léo tem. Seria a hora de subir? Ele torce para isso. 
- Espero que sim, estou trabalhando forte para que isso aconteça, sei que tenho de trabalhar mais para alcançar o nível dos profissionais. O título ajuda, a Copinha dá visibilidade grande, e tenho certeza que o Muricy viu todos os jogos. Mas tenho de continuar focando no sub-20 - encerrou o capitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário