Prestes a virar uma 'cidade', Interlagos recebe ajustes finais para GP do Brasil
Da pintura das zebras à limpeza da pista, circuito ganha últimos retoques antes dos carros acelerarem para a corrida brasileira. Risco de chuva merece atenção especial
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Trabalhadores cuidam dos ajustes finais de Interlagos para o GP do Brasil (Alexander Grünwald/GLOBOESPORTE.COM)Atuando desde 2000 na organização da prova, o engenheiro conta que o trabalho dura mais de um mês, mas algumas coisas precisam ser feitas justamente na semana do GP. São os ajustes finais, que dão a Interlagos a “cara” a Fórmula 1. Entre as muitas tarefas, uma é fundamental: entregar a pista aos pilotos sem qualquer tipo de detrito. Para isso, é usado um caminhão especial, que limpa o asfalto com pequenas vassouras giratórias acopladas a eletroímas.
Área das arquibancadas passa por ajustes às vésperas da corrida (Alexander Grünwald / GLOBOESPORTE.COM)- O principal é a limpeza da pista, que eu sempre alerto: retirada de detritos e peças metálicas que possam causar algum tipo de acidente. E também as pinturas em seu aspecto final, a tinta antiderrapante, verificação das barreiras e grades de proteção, aberturas para as câmeras de TV, retaguarda de box, tudo isso – conta.
Enquanto supervisiona sua equipe, Morales afirma que tudo deve ser feito sem margem de erro, já que a dinâmica do evento não permite que eles esperem um problema acontecer, para então verificar o que deve ser feito. É tudo preventivo, para deixar o circuito em condições para que os pilotos acelerem seus carros e o os espectadores assistam à corrida sem maiores preocupações. Prevenção, esta, que inclui a possibilidade de chuva, que muitas vezes cai para valer nos fins de semana de corrida.
Pista do circuito passou por obras complementares para evitar problemas (Alexander Grünwald / GLOBOESPORTE.COM)
Antes da vistoria da FIA, organização faz retoques na montagem das cadeiras (Alexander Grünwald)- São três respiros. Um na hora da largada, duas horas da tarde de domingo, outro no final da corrida, e outro na terça-feira, quando a carga vai embora. Aí a gente pode dormir umas 24 horas seguidas com tranquilidade – brinca.
Equipe ainda trabalha na pintura do grid, da linha de chegada e das zebras (Alexander Grünwald / GLOBOESPORTE.COM)
Equipe de Interlagos começa a trabalhar um mês antes da corrida (Foto: Alexander Grünwald / GLOBOESPORTE.COM)

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