domingo, 1 de dezembro de 2013

Na final feminina do TUF 18, Julianna Peña 'atropela' Jessica Rakoczy

Atleta treinada por Miesha Tate no programa tem amplo domínio e consegue nocaute técnico a menos de um segundo para o fim do round

Por Las Vegas, EUA
26 comentários
Após Ronda Rousey fazer história ao se tornar a primeira campeã do UFC, quando derrotou Liz Carmouche em fevereiro desse ano com uma finalização no primeiro round, chegou a vez de Julianna Peña marcar seu nome defininitivamente no MMA feminino. A peso-galo americana de origem venezuelana tornou-se a primeira lutadora a vencer uma edição do reality show ao derrotar a canadense Jessica Rakoczy neste sábado, em Las Vegas, na final feminina da 18ª temporada do TUF, com um nocaute técnico aos 4m59s do primeiro round. Com isso, a lutadora ganhou a chance de assinar um contrato de seis digítos com o Ultimate e ainda aumentou a vantagem do time de Miesha Tate sobre Rousey, já que Chris Holdsworth finalizou o inglês Davey Grant na final masculina. No total, foram oito vitórias de atletas de Miesha contra seis da equipe de Ronda.
Uma das favoritas desde o início do programa, Julianna Peña chegou a despertar ciúmes de suas companheiras de confinamento, em função de já conhecer Miesha Tate antes do reality show. Colecionando inimizades ao longo dos três meses, a americana venceu Shayna Baszler nas quartas de final e passou por Sarah Moras para chegar à esperada final. Agora, seu cartel como profissional de MMA ficou com cinco vitórias e duas derrotas.
Emocionada ao ser anunciada vencedora da luta, Julianna Peña ainda recebeu os cumprimentos de Dana White no octógono, que a entregou o troféu do TUF 18 e anunciou o contrato de seis dígitos com o Ultimate. Para terminar, a peso-galo agradeceu e comentou a emoção final do programa:
Julianna Peña vence Jessica Rakoczy TUF 18 (Foto: Getty Images)Julianna Peña consegue nocaute técnico no primeiro round sobre Jessica Rakoczy e torna-se campeã do TUF 18 (Foto: Getty Images)
- Eu achei que ela iria usar seus pontos fortes, mas eu estava implacável hoje. Eu nunca pensei em ser uma lutadora do UFC, então ser a primeira  a vencer uma edição do TUF é realmente maravilhoso. Estou feliz por fazer parte dessa história. Eu tinha o objetivo único de bater Jessica, então me concentrei apenas nisso e em mais nada. Eu não ouvi a multidão ou qualquer coisa, eu era como um cavalo de corrida na pista e corria para frente. Me senti bem, lutei bem em rede nacional, e não poderia parecer um maltrapilho. Eu me senti capacitada desde que me escolheram. A Jessica é uma adversária muito dura, eu achei que não conseguiria o nocaute, mas veio no último segundo. Obrigado a todos - agradeceu a primeira campeã de uma edição do The Ultimate Fighter.
A Luta
Desde os primeiros segundos do primeiro round, Julianna Peña se mostrou mais agressiva e disposta a encerrar o combate o mais rápido possível. Encurtando a distância com jabs e conseguindo derrubar Jessica Rakoczy, a americana ficou pouco tempo no chão, já que sua adversária conseguiu empurrar seu quadril, levando a luta de novo para ficar de pé. Com muita troca de esquiva enquanto permaneciam no clinch na grade, Julianna conseguiu nova queda ao colocar a perna esquerda por fora da perna direita de Rakoczy. Já caindo com a guarda passada, a lutadora começou a trabalhar o ground and pound com muitos socos e cotoveladas no rosto de Rakoczy. Sem muita técnica, a canadense procurava se defender, mas deixava o braço solto, dando a possibilidade de ser pega em uma finalização. Entretanto, Julianna Peña preferiu continuar castigando a adversária, que a essa altura apenas protegia o rosto para tentar aguentar um pouco os golpes. Porém, faltando 1 segundo para o fim do assalto, o árbitro brasileiro Mario Yamasaki decidiu interromper a luta para preservar a integridade física de Jessica Rakoczy.
Veja os demais resultados das outras lutas femininas no TUF 18 Finale:
Superior, Jessamyn Duke derrota Peggy Morgan por decisão unânime
Atletas da equipe de Ronda Rousey na 18ª temporada do TUF, Jessamyn Duke foi superior nos três rounds do combate e venceu Peggy Morgan por decisão unânime dos juízes (30 a 27, 30 a 27 e 30 a 27). Eliminadas nas quartas de final do reality show, as lutadoras fizeram uma luta morna, com a maioria dos golpes sem potência suficiente para levar algum perigo à adversária. Logo no início, Jessamyn já dava indícios de sua superioridade técnica quando encaixou uma guilhotina em Morgan, e quase encerrou precocemente o duelo. Apesar de perder a posição, a peso-galo fez a transição para o triângulo, deixando a oponente inerte no confronto. Com isso, Duke desferiu muitos socos e cotoveladas no rosto da adversária, que não reagia, até o fim do round. No segundo, Peggy voltou mais ativa, porém Jessamyn continuava sendo mais precisa nos golpes, com algumas joelhadas e bons ganhcos e cruzados de direita. Para consolidar sua superioridade, Jessamyn Duke conseguiu derrubar Morgan no último segundo. No último assalto, para despero da técnica das duas atletas no programa, Ronda Rousey, ambas as lutadoras voltaram mais agressivas. Duke acertou um potente cruzado de esquerda. O momento de maior emoção no round veio quando Jessamyn tentou uma gravata lateral, levando para o chão, mas deixou Morgan se soltar e ir para suas costas, na busca de um mata-leão que não aconteceu.    
Raquel Pennington vence Roxanne Modafferi por pontos
No duelo entre companheiras da equipe de Miesha Tate no TUF 18, Raquel Pennington foi melhor na maior parte do combate e derrotou Roxanne Modafferi por decisão unânime dos jurados (30 a 27, 30 a 27 e 29 a 28). Queridinha do público no TUF 18, a carismática Roxanne entrou com a música tema dos Power Rangers e começou a luta sorrindo. As duas trocaram golpes em pé no começo. Roxanne acertou dois diretos no rosto de Pennington, tomou mais a iniciativa e encurralou a rival na grade com boas sequências. Pennington deu o troco com joelhadas no corpo. Raquel melhorou na esquiva e contra-atacou muito bem no fim do primeiro round, chegando a balançar a oponente. No segundo, a luta ficou um pouco travada na grade até ir para o chão. Pennington tentou, em vão, a guilhotina. Roxanne, por sua vez, também não teve sucesso no triângulo. Pennington atacou no ground and pound e saiu fácil da tentativa de chave de braço. No terceiro e último assalto, Pennington voltou a acertar bons golpes com mais força do que a adversária, além de se defender bem das tentativas de queda. No minuto final, Raquel encaixou a guilhotina, mas Roxanne foi guerreira e resistiu.
Veja todos os resultados do TUF 18 Finale:
CARD PRINCIPAL
Nate Diaz venceu Gray Maynard por nocaute técnico aos 2m38s do primeiro round
Julianna Peña venceu Jessica Rakoczy por nocaute técnico aos 4m59s do primeiro round
Chris Holdsworth venceu Davey Grant por finalização aos 2m10s do segundo round
Jessamyn Duke venceu Peggy Morgan por decisão unânime dos juizes
Raquel Pennington venceu Roxanne Modafferi por decisão unânime dos juizes
CARD PRELIMINAR
Akira Corassani venceu Maximo Blanco por desclassificação (joelhada ilegal)
Tom Niinimaki venceu Rani Yahya por decisão dividida dos juizes
Jared Rosholt venceu Walter Harris por decisão unânime dos juizes
Sean Spencer venceu Drew Dober por decisão unânime dos juizes
Josh Sampo venceu Ryan Benoit por finalização aos 4m31s do segundo round

Nenhum comentário:

Postar um comentário