domingo, 1 de dezembro de 2013

Único a registrar acidente na Arena Corinthians em vídeo diz: 'Arrepiado'

Arquiteto Márcio Campos filmava o guindaste no momento em que tombou, causando a morte de dois operários: 'Tive a infelicidade de presenciar'

Por São Paulo
19 comentários
O arquiteto Márcio Campos se preparava para tirar uma última fotografia antes de deixar a Arena Corinthians, na última quarta-feira, quando resolveu colocar a câmera no modo vídeo, para registrar a ação do guindaste antes de encerrar a visita. Ele acabou gravando o momento exato do acidente que provocou a morte de dois operários. Márcio Campos considerou a cena chocante e lamentou ter testemunhado a tragédia (assista ao vídeo).
- Tem vidas que estão ali embaixo. Isso que choca. Toda vez que falo eu fico até arrepiado, pelo ser humano que estava trabalhando ali, então, isso que chocou mais - disse, ao rever as imagens registradas por ele, que acabaram rodando o mundo.
O vídeo tem apenas 10 segundos, tempo suficiente para mostrar o momento exato em que o guindaste que içava a última peça da cobertura tombou, provocando a queda do módulo sobre a fachada do estádio e duas mortes. Antes do acidente, Márcio Campos havia feito um outro vídeo, mas antes de ir embora resolveu fazer uma nova gravação. Ter flagrado o acidente, segundo ele, foi coincidência.
- Eu achei interessante que estava um procedimento muito técnico. Aparentemente não tinha nada que pudesse desabonar. Nada que eu observasse de anormalidade - contou.
Arena Corinthians (Foto: Leandro Canônico)Dois operários perderam a vida após acidente na obra de construção do estádio  (Foto: Leandro Canônico)
O arquiteto afirmou ainda que não desconfiou de algum problema antes de optar por fazer a filmagem.
- Não tinha nem tempo hábil se fosse pensar e esperar alguma coisa. Foi espontaneamente e eu tive a infelicidade de presenciar esse momento. Pra mim, na memória, não é legal. Foi uma coisa pavorosa, tensa. Ficamos chocados com a situação que vimos - afirmou.
Segundo o delegado Luiz Antonio da Cruz, titular do 65º Distrito Policial, Artur Alvim, o vídeo do arquiteto será usado na investigação sobre o acidente. Nesta sexta-feira, representantes da Defesa Civil e da empresa alemã que fabrica o guindaste estiveram no local do acidente (assista ao lado). O dispositivo eletrônico que grava todas as informações operacionais e os movimentos do guindaste será avaliado e pode ajudar a esclarecer as causas do acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário