quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Guga elogia Bellucci e acredita que 



Feijão pode ajudá-lo a ser top 10


Ex-número 1 do mundo lembra boa fase do paulista do Tietê, entre 2010 e 2012, e diz que apesar de ser um ótimo tenista, ele precisa aprender a ser um "bom jogador"

Por Rio de Janeiro
Guga (Foto: José Geraldo Azevedo)Guga fez crítica positiva a Bellucci, botando fé em seu potencial (Foto: José Geraldo Azevedo)
Desde que Gustavo Kuerten alcançou o topo do mundo, há 15 anos, o Brasil não teve outro jogador entre os top 10 dentro do ranking da ATP. Quem chegou mais perto disso foi Thomaz Bellucci. Sempre tratado como uma joia do tênis nacional, o paulista do Tietê viveu seu melhor momento em 2010, quando chegou a ser 21º, mas viveu períodos de alta e de baixa, sem conseguir manter uma grande sequência. Na opinião do próprio Guga, Bellucci tem potencial para estar entre os 10 melhores do mundo. No entanto, apesar de ter as qualidades de um grande tenista, precisa ter malandragens para ser um ótimo "jogador". 
 - Tem muita diferença entre ser um bom tenista e ser um bom jogador. Às vezes não precisa ser um excelente tenista, mas tem que jogar bem. O Bellucci tem que melhorar muito o jogo dele, a forma como ele joga. O tenista sabe bater, sacar, mas a hora, o jeito... às vezes tem que inibir o adversário e criar fatos que o faça jogar melhor com a situação do jogo. Nisso, por exemplo, o Nadal dá um banho. Ele vai jogar melhor que você, mesmo que esteja perdendo a partida. Se entra pro embate do jogo, que às vezes é pouco perceptível para quem não conhece tanto o profissional, (o Bellucci) tem muito espaço para evoluir. Aprender alternativas, sair de enrascadas, ganhar confiança... é prática. Em 2010, 2011 e 2012, ele terminou os anos perto do top 30, ele foi 21º já... é um cara que é muito bom, tem resultados consistentes. Mas é um garoto, que pode amadurecer, tem potencial. O jogo vai muito além disso - analisou Guga.
Thomaz Bellucci - Brasil Open (Foto: Divulgalção/Brasil Open)Para Guga, Bellucci é um ótimo tenista e deveria aproveitar o bom momento de Feijão (Foto: Divulgalção/Brasil Open)
Às vezes, não precisa ser um excelente tenista, mas tem que jogar bem. O Bellucci tem que melhorar muito o jogo dele. 
Gustavo Kuerten
O tricampeão de Roland Garros ainda aproveitou para comparar o momento de Bellucci consigo mesmo. Para ele, a chegada de João Souza, o Feijão, a um ranking próximo ao seu, deve servir de motivação e uma alavanca para aprimorar ainda mais suas qualidades. Guga lembrou que, em sua época, Fernando Meligeni fazia esse papel, de sempre puxá-lo para cima quando ia bem em competições. 
- O Feijão pode ajudar muito, essa "provocação" é positiva. Eu e Fininho (Meligeni) levávamos um ao outro, fazia a gente acreditar... É difícil estar lá dentro. O Bellucci, se continuar melhorando, pode ser um top 10 em totais condições. Mas tem que melhorar os paradigmas de um torneio para um outro - afirmou Kuerten.
Thomaz Bellucci foi eliminado do Aberto do Rio ainda na primeira fase do torneio para o número 3 do mundo, Rafael Nadal. Enquanto isso, João Feijão segue na competição, em que jogará as quartas de final contra o austríaco Andreas Haider-Maurer (74º) na sexta-feira. O SporTV transmite ao vivo o Aberto do Rio a partir das 11h, pelo SporTV2. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o torneio carioca pelo SporTV Play na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário