quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Werdum vê mancha na carreira de Spider: "Abalou a imagem do esporte"

Lutador recorda frase do ex-campeão, que havia pedido o banimento de atletas flagrados por doping no MMA e dispara: "Todo mundo quer escutar a realidade"

Por Direto de Porto Alegre
Fabricio Werdum peso-pesado do UFC (Foto: Marcelo Barone)Fabricio Werdum diz que imagem de Anderson Silva saiu arranhada após o doping (Foto: Marcelo Barone)
A frase em que Anderson Silvapedia o banimento de lutadores flagrados em exames antidopingnão foi esquecida por Fabricio Werdum. O peso-pesado do UFC recordou, em entrevista exclusiva ao Combate.com, a declaração de Spider, ao comentar os testes positivos do ex-campeão peso-médio do Ultimate, flagrado pela primeira vez com substâncias proibidas no MMA.

Fabrício Werdum espera o pronunciamento de Anderson que, desde que a notícia veio à tona, se manifestou vagamente pelas redes sociais. O campeão interino dos pesados, porém, acredita que o discurso do compatriota vai ditar o sentido da frase proferida ano passado.
- Muita gente ficou decepcionada com o Anderson, justamente porque ele falou que o cara que usa deveria ser banido do esporte. Vamos ver se ele manterá a palavra. Se falou da boca para fora, não vai parar. Se falou com o coração, realmente, vai dizer: "O negócio é o seguinte, falei naquela época que quem tomasse substâncias que não fossem permitidas deveria ser banido, então estou saindo do esporte por isso". Pode ter sido da boca pra fora, depende do que ele irá falar. Todo mundo está esperando a resposta dele, querendo escutar a realidade - afirmou o atleta, que está em Porto Alegre para promover o UFC do próximo domingo, que será na capital do Rio Grande do Sul.

Os prejuízos ao esporte, por conta dos recentes casos de doping, em especial, de um dos maiores lutadores da história, serão sentidos, segundo Werdum. O gaúcho também sabe que o próprio Anderson Silva arranhou a própria imagem - até então ilibada.

- Que manchou, manchou. Todo mudo conhecia o Anderson de uma maneira e, de repente, aconteceu isso. Havia uma expectativa grande, volta após um ano... Deu uma abalada, porque o Anderson é conhecido no mundo todo. Abalou a imagem do esporte também, que demorou muito para ser construída. Atrapalhou um pouco. As pessoas que não entendem muito, que são contra o esporte, falam que o MMA é uma mentira, que os caras se drogam, mas não é todo mundo que toma. Falo por mim, nunca tomei, mas não posso falar pelos outros. Dá para ver pelo meu corpo. Sou um cara grande, mas não sou muito forte, rasgado.

O peso-pesado não sabe os motivos que levaram Anderson a se envolver com substâncias proibidas, como apontaram os exames divulgados pela Comissão Atlética de Nevada, mas acredita que haja relação com a fratura na perna esquerda, sofrida em 2013, durante a luta contra Chris Weidman.

- De repente, tomou algo para recuperar a perna, não deu tempo de "limpar", mas não acho que o pensamento tenha sido de ter um rendimento maior na luta. Acho que foi pela perna, não sei se a substância recuperaria a perna mais rápido, se fortaleceria, é difícil dizer. Acho que o pensamento foi esse. As pessoas estão culpando muito o UFC nesse caso, o que não tem nada a ver. Estão confundindo, botando a culpa no UFC e defendendo o Anderson. Pode-se defender o Anderson, mas sem culpar o UFC. O UFC está fazendo de tudo para evitar isso (casos de doping).

Werdum rompeu os laços de amizade com Anderson Silva desde que finalizou Minotauro, na final do TUF Brasil 2, em 2013. Após o duelo, o gaúcho conta que, Spider se recusou abraçá-lo, ao contrário do que fizera o próprio Minotauro, e, desde então, nunca mais se falaram. Apesar das diferenças, o gaúcho frisa que nem o doping é capaz de afetar o legado deixado pelo ex-campeão dos médios.

- Tudo que o Anderson fez pelo esporte não pode ser apagado por conta do doping. Ele lutou bastante, foi um guerreiro... Ele foi um dos melhores do mundo, não dá para discutir esse ponto.
UFC: Pezão x Mir
22 de fevereiro, em Porto Alegre (RS)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Antônio Pezão x Frank Mir
Peso-leve: Edson Barboza x Michael Johnson
Peso-médio: Cezar Mutante x Sam Alvey
Peso-leve: Adriano Martins x Rustam Khabilov
Peso-galo: Iuri Marajó x Frankie Saenz
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Sean Strickland
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Jéssica Andrade x Marion Reneau
Peso-meio-médio: William Patolino x Matt Dwyer
Peso-pena: Tiago Trator x Mike de la Torre
Peso-meio-médio: Wendel Negão x TJ Waldburger
Peso-galo: Douglas D'Silva x Cody Gibson
Peso-leve: Ivan Batman x Josh Shockley

Nenhum comentário:

Postar um comentário