quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Murer leva bronze em noite de recorde 



mundial de Dibaba na Suécia



Líder do ranking mundial, saltadora brasileira faz sua segunda melhor marca do ano no XL Galan. Etíope quebra recorde mundial indoor dos 5.000m rasos

Por Estocolmo, Suécia
Fabiana Murer abre temporada indoor neste sábado (Foto: Agência Luz/BM&F Bovespa)Fabiana Murer começa bem, mas é ultrapassada no XL Galan (Foto: Agência Luz/BM&F Bovespa)
Depois de estabelecer novo recorde sul-americano indoor e fazer a melhor marca da temporada do salto com vara, Fabiana Murer voltou ao pódio em uma competição na Europa. Campeã mundial em 2011, ela levou o bronze no XL Galan, em Estocolmo. O destaque da noite na Suécia, porém, foi a disputa feminina dos 5.000m. A etíope Genzebe Dibaba percorreu a distância em 14min18s86, quebrando o recorde mundial indoor da prova - a antiga marca era de 14min24s37.
Fabiana, que saltou 4,83m no último dia 7 de fevereiro, só entrou na disputa com o sarrafo a 4,50m de altura. Ela passou pelo obstáculo na primeira tentativa e sem sustos para assumir a liderança. A saltadora repetiu o desempenho na barreira de 4,60m - segunda melhor marca da brasileira na temporada. Confiante, ela optou por não saltar no sarrafo a 4,65m para descansar e tentar alçar voos mais altos na sequência. A grega Nikoleta Kiriakopoulou e a sueca Angelica Bengtsson conseguiram superar a marca, jogando Fabiana para a terceira colocação.
Na liderança, Kiriakopoulou usou a mesma estratégia de Murer e se deu bem. Ela viu a brasileira e a sueca falharem nas tentativas com o sarrafo a 4,70m. Com o ouro já garantido, a grega voou para superar a barreira dos 4,76m, segunda melhor marca do mundo no ano e novo recorde grego. Foi o quarto pódio em quatro competições de Murer na temporada indoor da Europa.
- A Fabiana estava bem na prova, saltou bem, mas não acertamos um bom salto no 4,70 m. É difícil saltar aqui - disse Elson Miranda, técnico e marido de Fabiana.
Genzebe Dibaba Atletismo (Foto: Getty Images)Recordista mundial dos 1.500m e dos 3.000m, Genzebe Dibaba quebrou o recorde mundial indoor dos 5.000m (Foto: Getty Images)
A essa altura, os holofotes do XL Galan já estavam voltados para Genzebe Dibaba. Recordista mundial dos 1.500m e dos 3.000m, a etíope prometeu quebrar o recorde mundial indoor também da prova dos 5.000m e cumpriu. Correndo sem adversárias n encalço, ela completou o percurso em 14min18s86. A antiga dona da marca era a compatriota Meseret Defar, que completo a prova em 14min24s37 em 2009.
Além de Fabiana, outro brasileiro subiu ao pódio no XL Galan, mas defendendo os anfitriões. Naturalizado sueco há anos, o carioca Nil de Oliveira correu os 200m em 21s30 e levou o ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário