quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Nasr evita polêmica sobre o acidente: "






Acredito em falha na comunicação"

Brasileiro diz que Susie Wolff talvez não tenha sido avisada de sua aproximação, elogia o avanço do carro da Sauber e o trabalho de reparação de sua equipe

Por Barcelona, Espanha
Livio Oricchio - Especialista GloboEsporte.com (Foto: GloboEsporte.com)
Para Felipe Nasr, da Sauber, a posição dos comissários da FIA esclarece o acidente entre ele e a escocesa Susie Wolff, piloto de testes da Williams, nesta quinta-feira, no Circuito da Catalunha, em Barcelona, no primeiro dia de testes da segunda série: 
- Eles viram nas imagens (das câmaras do circuito, não disponíveis na sala de imprensa) ela mudar a posição na última hora e acertar o meu carro, ficou claro para eles - disse o brasileiro.
Às 14h38 (11h38 de Brasília), logo depois da reabertura da pista, às 14 horas – ficou fechada para o almoço dos profissionais da Fórmula 1 por uma hora -, Nasr vinha na sua volta lançada e Susie estava na volta de aquecimento de pneus. Ambos tinham o pneu médio da Pirelli, não os duros como a maioria, e visavam a melhorar seus tempos.
Felipe Nasr e Susie Wolff batem em teste da Fórmula 1 em Barcelona (Foto: Reprodução/Twitter)Felipe Nasr e Susie Wolff batem no início da tarde de testes em Barcelona (Foto: Reprodução/Twitter)
- Eu me aproximei da curva 4, vi o carro da Williams, ela se manteve do lado direito, por estar mais lenta, e eu entendi que por isso me havia visto. Passei por ela, tendo-a do meu lado direito, já me aproximando da freada da curva 5. Foi quando senti uma pancada por trás - explicou.
O brasiliense tocou num ponto que atenua a responsabilidade do piloto da Williams. 
- Eu fui conversar e ela me disse não me haver visto. Acredito que houve alguma falha na comunicação da sua equipe. Na Fórmula 1, em especial, as equipes costumam informar seus pilotos ao máximo, pelo rádio, com coisas do tipo esse aqui está logo na sua frente, aquele lá atrás, talvez não disseram nada para ela que eu me aproximava bem rápido.
A fim de evitar mais polêmica sobre o ocorrido, já que a imprensa inglesa saiu em defesa do piloto da Williams, Nasr elogiou o trabalho dos mecânicos da Sauber. O carro chegou nos boxes por volta das 15h05 e às 17h36 Nasr já estava de volta à pista. Gianpaolo Dall'Ara, chefe dos engenheiros, contou o que havia sido atingido na batida por trás. A Sauber tinha todos eles de reserva.
- A suspensão traseira direita, todo o assoalho, o aerofólio traseiro, o câmbio, entre outros componentes - afirmou o engenheiro.
Ficar parado três horas impediu Nasr e a Sauber de realizar o programa estabelecido na sede da organização, em Hinwil.
- Nós iríamos começar a mudar o acerto do carro e ver como reagiria.
felipe nasr Barcelona formula 1 (Foto: AP)Felipe Nasr terminou o dia com o quinto melhor tempo (Foto: AP)
Nasr explicou a razão de tentar aproveitar os 24 minutos que restavam do treino. Faltando 2 minutos para o fim, o brasileiro saiu da curva 8 e o motor desligou:
- Verificar se tudo estava funcionando corretamente para amanhã o time retomar o teste. Eles me avisaram para estacionar o carro, pois estavam fazendo um teste - disse.
Pode ser que foi o de testar até quantos litros de gasolina o pescador dentro do tanque consegue, ainda, manter o motor em funcionamento.
Apesar de não ter completado as 100 voltas programadas, Nasr ficou bastante satisfeito com o resultado do dia. No total, deu 79 voltas, mesmo tendo permanecido parado das 14h38, hora do acidente, às 17h36.
- O C34 está melhor em tudo, nas curvas de baixa, média, alta, nas frenagens, tração, e esse circuito é muito mais exigente que o de Jerez (local do primeiro treino da pré-temporada) - avaliou.
No total, Nasr deu 79 voltas na pista catalã, 367,7 quilômetros, mais dos 305 quilômetros de uma corrida de F1. Na sua melhor passagem registrou 1min27s307, à média de 191,9 km/h. Marca obtida com pneus médios. O mais rápido do dia foi Pastor Maldonado, da Lotus-Mercedes, com 1min25s011 (69 voltas), média de 197,1 km/h, com pneus macios, seguido por Kimi Raikkonen, da Ferrari, 1min25s167 (74).
Tabela de tempos Barcelona testes da pré-temporada Dia 1 (Foto: Divulgação)Confira os melhores tempos de cada piloto nos treinos desta quinta-feira em Barcelona (Foto: Divulgação)
O piloto de Brasília comentou não saber o estágio da escuderia em comparação com as demais. Nasr vai percorrer os 4.655 metros do Circuito da Catalunha, por trás dos guardrails, a fim de ver de perto como estão os seus adversários. 
- Acredito que amanhã (sexta-feira) terei uma ideia melhor. Nós lutamos com Lotus, Force India, Toro Rosso - concluiu. 
O carro da Sauber será pilotado pelo sueco Marcus Ericsson. Nasr voltará para a pista, agora, apenas domingo, último dia dos treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário